10/11/2011

Ossos e Músculos

Turma 7A e 7B!
Não tivemos tempo de assistir os video sobre sistema locomotor em aula.
Então, assista e logo em seguida comente, respondendo as questões que seguem abaixo de cada parte do video.
Bom trabalho!

Parte 1:


De que forma os músculos obtem energia para realizar os movimentos?

Parte 2:


Explique como é possivel o nosso esqueleto se refazer a cada 2 anos?

Parte 3:


Explique a citação: "A máquina humana pode melhorar com o uso, ao longo do tempo, enquanto a maioria das máquinas se desgasta".

Aproveitem e testem seus conhecimentos com este Quiz, clicando no link abaixo:

Anatomia de ossos e músculos

8 comentários:

  1. 1- Os músculos obtêm energia na forma de açúcar chamado glicogênio que é armazenado em seus tecidos, proporcionando os movimentos.
    2- Os minerais como cálcio e fósforo gradualmente se dissolvem, sendo levados pela corrente sanguínea. E ao mesmo tempo são formados novos ossos são formados com os minerais fornecidos pelos vasos sanguíneos, que passam por minúsculos canais do osso, tendo como resultado o nosso esqueleto ser quase todo substituído a mais ou menos 2 anos.
    3- Enquanto os outros tipos de máquinas se desgastam gradualmente a máquina humana se aperfeiçoa com o uso, os exercícios fazem os músculos aumentarem em força vigor e tamanho.

    ResponderExcluir
  2. 1- A energia é obtida dos nutrientes dos alimentos, como a glicose, as proteínas e os carboidratos. Mas o alimento tem que ser quebrado em pequenas moléculas para que as células as absorvam. A glicose é a principal delas.

    2- Os minerais que os constituem a parte rígida dos ossos, cálcio e fósforo se dissolvem progressivamente sendo carregados pelo sangue assim novos ossos são constituídos pelos minerais trazidos da corrente sanguinea.

    3- Pois a maioria de maquinas com um grande tempo de uso começa a se desgastar em peças sistemas, etc. Mas o corpo humano é ao contrario pois quanto mais o exercitarmos ele se aperfeiçoara em questão de força, pratica, abilidade, entre outros fatores que só aumentam.

    ResponderExcluir
  3. 1- Pela nossa alimentação, se for uma alimentação saudável conseguiremos manter sempre bem enérgicos e saudáveis os nossos músculos.
    2- Com o passar do tempo, o cálcio e outros minerais presentes nos ossos se dissolvem e assim o osso vai se decompondo, mas, quando ingerimos cálcio e outros minerais importantes para a formação de um osso, esses minerais vão junto com o sangue para pequenos canais dentro dos ossos e com o passar do tempo se solidificam e vão formando um novo osso.
    3- Quer dizer que com o passar do tempo nós vamos aprendendo mais sobre o nosso corpo e assim cuidamos melhor dele para nossa saúde, e uma máquina ao longo dos anos vai se desgastando e também não possui um mecanismo tão maravilhoso como o do corpo humano.

    ResponderExcluir
  4. 1- A energia é obtida dos nutrientes dos alimentos, como a glicose, as proteínas e os carboidratos. Para começo de conversa, energia não é nenhuma molécula: é a capacidade que nosso corpo tem de realizar trabalho, ou seja, fazer força ou provocar deslocamentos. Mas, para que um pedacinho do pão nosso de cada dia vire energia, não basta que seja engolido, mastigado e digerido. Ele tem que ser quebrado em moléculas pequenas, que possam ser absorvidas pelas células.

    2- O grande problema é que com o passar do tempo a velocidade de renovação das células ósseas diminuem e com isso os ossos ficam ainda mais porosos e mais suscetíveis às fraturas. Na busca de tentar encontrar soluções e novas alternativas de tratamentos, o assunto tem sido discutido por vários profissionais da área médica

    3- Está querendo dizer que as outras maquinas, ao longo do tempo, vão se desgastando, e as "maquinas" humanas não, pois com as habilidades e exercícios elas vão se refazendo, e ficando novas novamente.

    ResponderExcluir
  5. 1- É obtida através da absorção de nutrientes, providos dos alimentos. É preciso ter uma alimentação saudável para manter os músculos funcionando regularmente.
    2- Pois o cálcio fica retido, e quando necessário o cálcio entra em ação para fortificar os ossos. Nós precisamos de cálcio e outros minerais para manter os ossos fortes.
    3- Diz que as máquinas não são tão diferentes dos humanos, pois as máquinas com o tempo se desgastam, ficam ''velhas'' assim como o corpo humano, é preciso saber manter o corpo em bom estado.

    Enzo Petry 7A

    ResponderExcluir
  6. 1- A energia é obtida atravez dos nutrientes ingerido na alimentação.
    2- Para manter os ossos fortes é preciso de calcio e entre outro minerais, quando precisamos de calcio ele entre em ação pois ele fica retido
    3- é preciso ter uma alimentação saudavel, pois as maquinas se desgastam como o corpo humano

    ResponderExcluir
  7. 1-Os músculos obtem energia para realizar diversas atividades, por meio da alimentação. Ocorpo para obter energia antes de fazer qualquer atividade que exija esforço, precisa ingerir um nutiente chamado carboidrato. Esse nutiente vai através da corrente sanguínea para as células musculares, aonde a mitocondria, juntamente com o oxigênio, ira tranformar o carbiodrato em energia.

    ResponderExcluir
  8. Sistema Locomotor

    1 Os ossos e musculos fazem parte do sistema locomotor ajudando na proteção e na sustentação do corpo como a caixa toraxica que tem como componentes as c. verdadeiras, c. falsas e c. flutuantes que protegem o pulmão e o coração. Há há 3 tipos de ossos longos ex: femur , curtos ex: ossos das mãos e pés e chatos ex:ossos da cabeça.
    Há 3 tipos de musculos
    - liso ex: musculo do estomago,
    -estriado cardiaco ex: miocardio
    - estriado esqueletico ex: bíceps

    Gabriel Pires
    7A Barão do Rio Branco
    25/11/11

    ResponderExcluir