10/11/2011

Sistema endócrino (glândulas)

O sistema glandular é nosso último assunto deste ano.
Separei então um video (da mesma coleção!)para que possam aprofundar mais o estudo sobre as glândulas e seu funcionamento hormonal.

No final responda as questões propostas!






No caso de um piloto de avião, como o citado no vídeo, passar por uma situação de stress, como os hormônios adrenalina e noradrenalina atuam para preparar o corpo para esta situação?

Quais são as principais mudanças que nosso corpo enfrenta quando trocamos de fuso horário? Como os hormônios agem promovendo estas mudanças?

Qual é o papel do sistema nervoso no funcionamento dos hormônios?

13 comentários:

  1. 1- A Adrenalina e a Noradrenalina atuam para deixar o corpo e a mente prontos a ação que pode ocorrer a qual quer momento, tanto em momentos de perigo e medo, como em momentos de entusiasmo.
    2-AS principais mudanças que o nosso corpo enfrenta são o sono e o cansaço, os hormônios agem de forma para regular o nosso relógio biológico que sofrem com essas mudanças, e o principal hormônio a fazer isso é a hipófise, que regula o compasso do nosso dia-dia.
    3- A Tireoide produz um hormônio chamado tiroxina que controla o desenvolvimento do corpo das crianças e especialmente o sistema nervoso,tendo o sistema nervoso um papel muito importante para o desenvolvimento das atividades do nosso organismo, e a mandar os impulsos nervosos aos hormônios para mandarem fazer tal ação.

    ResponderExcluir
  2. 1. a noradrealina e a adrenalina servem para deixar a mente e o corpo prearados pra qualquer imprevisto ou ação que possa acontecer, sejam motivos de risco, como um assalto, ou que nos deixam entusiasmados, como falar com quem você gosta.

    2. cansaço e sono são as principais mudanças que o corpo passa, pois nosso relógio-biológico não está regulado. os hormônios servem para 'adaptar' o nosso relógio-biológico, e a principal glandula a atuar nessa situação é a hipófise, que controla o nosso metabolismo.

    3. é mandar 'sinais' (impulsos nervosos) para as glândulas, para que elas produzam os hormônios que o nosso corpo está necessitando.

    ResponderExcluir
  3. 1- A noradrenalina irá ajudar no aumento do influxo celular de cálcio e a manter a pressão sangüínea em níveis normais.E a adrenalina em um momento desse irá preparar o organismo para grandes esforços físicos, estimular o coração, eleva a tensão arterial, relaxar certos músculos e contrai outros.

    2- O indivíduo se sente mais sonolento e, em decorrência disso, aumenta o cansaço, diminuindo a atenção. Esses fatores determinam a diminuição do rendimento no trabalho, na escola e no cotidiano em geral. O hormonios irão ajudar o corpo a se acostumar com este horário, o principal é a hipófise que controla o metabolismo do corpo.

    3-Em conjunto os sistemas nervoso e endócrino coordenam o funcionamento de todos os sistemas
    corporais. São sistemas de sinalização, funcionam pelo processo estímulo resposta.Nas sinapses estes impulsos provocam a liberação de
    neurotransmissores. As glândulas liberam moléculas mediadoras, hormônios, na corrente
    sangüínea. O sangue circulante leva os hormônios a todas as células.

    ResponderExcluir
  4. 1' Adrenalina e noradrenalina ajudam para que o nosso corpo, suporte tudo que está por vir, como estar nervoso, com medo,estiver sofrendo um acidente,e como ele irá reagir.

    2' Os hormonios demoram mais ou menos uma semana, até se adaptarem com o novo horário, e com isso 'ficamos' com sono, o que leva a pessoa ficar meia estranha e 'perdida' no dia-a-dia.

    3' Os hormonios são produzidos na quantidade que precisamos, e no que precisamos, para que possamos sentir.. E são as glândulas que produzem.

    ResponderExcluir
  5. 1- A adrenalina e a noradrenalina aceleram o coração, dilatam os brônquios e as pupilas para ele poder respirar e enxergar melhor, e, liberam a glicose no sangue para repor as energias do estresse que ele está passando.
    2- Nós ficamos mais sonolentos e cansados. Os hormônios, com o passar do tempo vão se adequando as novos horários e o SNC manda mensagens a eles para se adequarem ao novo horário.
    3- Sem o sistema nervoso os hormônios não iam poder realizar nenhuma de suas extraordinárias atividades, pois é o sistema nervoso que manda mensagens por meio dos neurônios aos hormônios, os impulsionando a funcionarem normalmente.

    ResponderExcluir
  6. 1- Primeiramente, o alimento deve ser quebrado em pequenas moléculas como a glicose e o glicogênio, para que as células consigam absorvê-las, e assim, levá-las até os músculos e ossos.
    2- Os minerais que constituem a parte frígida dos ossos, cálcio e fósforo, gradualmente se dissolvem e são levados pela corrente sanguínea, ao mesmo tempo, novos ossos são construídos com os minerais fornecidos pelos vasos sanguíneos que passam por minúsculos canais no osso.
    3- Quando compramos uma máquina, eletrodoméstico ou qualquer coisa material, sabemos que com o tempo e com o uso demasiado, o produto vai se desgastar. Já com a máquina chamada corpo, através de exercícios físicos e uma alimentação saudável, a tendência é melhorar a forma física e adquirir força com o tempo.

    Aline Pelicioli 7A

    ResponderExcluir
  7. 1- A adrenalina e a noradrenalina liberam glicose no sangue, dilatam as pupilas, os bronquios. Ele enxerga melhor e pode se preparar para o que seja.
    2- Nós ficamos cansados, queremos dormir na hora errada. Os hormônios demoram uma semana e então começam a se adaptar aos novos horários
    3- Mandar impulsos nervosos para as glândulas, indicando quando precisarmos de hormônios.

    Enzo Petry 7A

    ResponderExcluir
  8. A hipófise estilmula as glândulas suprarrenais a produzir adrenalina. Essa adrenalina é liberada em grande quantidade na corrente sangínea, acelerando o coração, dilatando as puplias, acelerando a respiração, e dexando-nos agitados, prontos para agir em uma situação de stress ou de perigo.

    ResponderExcluir
  9. 1- adrenalina e noradrenalina atuam para preparar o corpo para qualquer situação sendo no momento em que você fala ou vê a pessoa que gosta ou tambem em um momento de pavor
    2- sono e cansaço,pois nosso corpo está acostumado com um "horario" mas depois o corpo se acostuma com os novos horarios
    3-o papel do sistema nervoso é mandar impulsos para as glandulas, assim elas poderam produzir os hormonios que o nosso corpo precisa

    ResponderExcluir
  10. O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo, pelos neurônios, e pela medula espinhal. O cérebro faz parte do encéfalo, e é no cérebro que fica a hipófise, uma glândula muito importante no funcionamanto de todas as outras, ela produz vários hormônios, e também estimula outras glândulas a produzir seus respectivos hormônios.

    ResponderExcluir
  11. 1)adrenalina e a noradrenalina as pupilas dilatam a visao fica mais aberta e com mais atençao e a glicose repoem as ernergias que ele esta gastando.
    2)ficamos cansados e sonolentos porque os nossos hormonios estao acustumados com outro horario mas pouco a pouco se adaptamos.
    3)se nao tivesse o sistema nervoso nao poderiamos fazer nossas atividades.porque é o sistema nervoso que manda as mensagens atraves de neuronios.


    Gregori
    Turma 7A

    ResponderExcluir
  12. 1-a adrenalina ea noradrenalina atuam para deixar o corpo preparado pra qualquer situação seja exrtrema ou de risco
    2-ficamos com fadiga e sonolentos até nos adaptar aao horario certo, isso pode causar perda de atenção
    3-mandar impulsos nervosos para as glandulas e dizer do que nessecita

    Nikolas Turma 7A

    ResponderExcluir
  13. Sistema Hormonal

    1 A adrenalina e a noradrenalina são hormonios da glandula suprarrenal que atua durante uma situação de perigo. Os musculos se contraem, a respiração e os batimentos cardiacos ficam mais rapidos.


    3 A hipofese é a glandula mais importante de todas pois controla as outras glandulas como ex o hormônio do o crecimento do corpo, a somatotrofina.

    Gabriel Pires
    7A Barão do Rio Branco
    25/11/11

    ResponderExcluir