03/12/2012

Finalizando nossos estudos de 8º ano

Turmas 7A e 7B!

foi um longo ano de aprendizado, não foi?
Aprendemos a conhecer nosso corpo e seu funcionamento. Foram descobertas incríveis, desde situações microscópicas até as imagens mais impressionantes das estruturas que formam nosso organismo.

Ao final de todo nosso estudo gostaria que lembrassem de nossas primeiras aulas (aquela do espermatozoide que escolheu o caminho certo...), que percebessem como somos perfeitos e como nosso organismo é formado por engrenagens delicadas e sincronizadas, que com o toque especial de Deus, nos transforma em pessoas especiais,e que, devemos cuidar desta vida com muito amor e cuidado!

Diante destes apontamentos vamos fazer uma análise  sobre o que aprenderam, interligando os conhecimentos adquiridos ao longo do ano. 

Sejam críticos e inteligentes e postem seus comentários ( nesta postagem). Fiquem à vontade para avaliar também nossas aulas, sugerindo atividades que mais gostaram e que poderiam ser diferentes.

Depois disso assistam com carinho o vídeo que separei como mensagem de final de ano. 

À todos vocês, meus queridos alunos, obrigada pelo convívio e oportunidade de aprender mais, com certeza crescemos juntos e ainda nos veremos muito pelos corredores da Escola no ano que vem...
Um grande abraço.

Profe Graciela.


41 comentários:

  1. Bom,apesar de começar na metade do ano,foi muito bom estar presente nessa aprendisagem.As aulas foram divertidas e alegres,gostei muito das nossas aulas.Gostei muito de ver sobre os nutrientes,a formação do homem,as células,os tecidos,o sistema circulatório,a sexualidade,os músculos,os ossos...enfim,todos os conteúdos.

    Vitor Montemezzo-7ªB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor, fico feliz em saber que trocar de escola fez bem à você e acredite, foi muito positiva sua adaptação, Darwin explicaria...
      Aproveite tudo o que aprendeu e use seus conhecimentos com responsabilidade. Bj.

      Excluir
  2. O melhor conteúdo que tivemos em ciências, foi a sexualidade, e os ossos. Aprendemos bastante a como nos prepararmos para o futuros. O trabalho sobre os problemas da adolescência também nos mostrou o quanto algumas pessoas podem sofrer.Achamos que as atividades foram muito boas, divertidas, rimos bastante, incomodamos, aprendemos muito, ouvimos historias, pedimos conselhos, ficamos frustrados com algumas notas, mas, sentiremos falta disso, muita falta. Ano que vem não teremos mais essa professora, não ouviremos historias engraçadas e diferentes, não teremos uma pessoa para desabafar,dar conselhos e rir das nossas historias idiotas.//Fernanda Fávero e Eduardo Rigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridos! Que bom ver que aprenderam coisas novas, e fico feliz em poder contribuir para seu crescimento como pessoas que terão condições de modificar o ambiente em que vivem. Sejam felizes em tudo que fizerem, são ótimos alunos e tem muito a aprender ainda...

      Excluir
  3. Nós achamos as aulas muito boas, aprendemos bastante, fizemos atividades legais, vimos sobre sexualidade, músculos, ossos, glândulas e hormônios, sistema digestório, circulatório, urinário, células, etc. Achamos que tinha muito conteúdo nas provas, mas pelo menos conseguimos aprender. Sempre vamos levar com nós, tudo oque aprendemos, as histórias que ouvimos, e também os conselhos que você deu para nós. Muito obrigada por ensinar tanta para nós!!
    Laura Sita e Gabriele Sarnoski.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindinhas!
      As provas eram difíceis? Porém levaram a pensar bastante... Precisamos disso, pessoas pensantes e não "decoradoras" de conteúdo, não é mesmo? Mas tenham certeza de que deram conta do recado. Continuem sendo aplicadas e estudiosas... Bj.

      Excluir
  4. Iuri M. e Bernardo:

    Gostamos das aulas ao decorrer do ano, pois foram interativas e bem explicadas.
    Nos ajudaram a entender o corpo humano, desde o início, quando aprendemos células, tecidos até chegar na circulação sanguínea, nos ossos e músculos.
    Sobre células: as células são formadas por 3 partes principais e básicas: a membrana, o citoplasma e o núcleo; também existem as organelas, como o complexo de Golgi, a mitocôndria, o ribossomo, entre várias outras, que formam as células, que formam os órgãos, que formam o nosso organismo.
    Sobre Sexualidade: aprendemos que a camisinha é muito importante durante uma relação sexual, tanto para evitar a gravidez quanto para evitar doenças como AIDS, gonorréia, Sífilis, Herpes e várias outras.
    Sobre Circulação: as células que formam o plasma são: Hemácias: Trasporte de Oxigênio; Leucócitos: fazem proteção e pelas plaquetas que tem função de circulação;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninos!
      Que bom saber que aprenderam vários assuntos e com certeza vão utilizar todos em suas vidas...
      Continuem sendo aplicados, curiosos e investigativos...Não desistam de seus sonhos, nunca! Abraço.

      Excluir
  5. Eu achei este ano muito legal,pois foi divertido. E também foi um dos anos que eu aprendi muitas coisas que eu não sabia. Eu vi que este ano foi um dos melhores pra mim. Tudo que eu aprendi foi algumas dessas coisas: Gravidez, Os Sentidos, Problemas da Adolescencia. Esse ano foi legal também por o motivo de que teve a feira de ciencias, e também porque nós assistivom fitas de VHS , e filmes em DVD também.

    OppA Gangnam Style/Leonardo e Mauricio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo e Maurício!
      Foi realmente divertido estudar ciências porque ciências é divertido... conteúdos interessantes que demonstram como as coisas funcionam e interagem. Que bom que conseguiram aprender muito neste ano. Continuem sonhando, mas não esqueçam de perseguir e realizar estes sonhos. Abraço.

      Excluir
  6. Bom,as nossas aulas foram divertidas e ao mesmo tempo divertidas. Aprendemos sobre vitaminas, tecidos, células,sexualidade, músculos, ossos,glândulas e hormônios, sistema digestivo, circulatório, nervoso, urinário, respiratório...Foi muito bom saber tudo que a dentro de nós. Nos divertimos muito com você prof, obrigada pelas histórias e pelo conhecimento que você nos transmitiu esclarecendo tudo. Vamos sentir saudades!
    Eduarda D e Júlia B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas...
      Foram assuntos interessantes e intrigantes, não é mesmo? Muitas horas de estudo, muitos resumos...
      Valeu a pena! Os resultados que vocês obteram foram muito positivos. Parabéns , com carinho. Abraço.

      Excluir
  7. Aprendemos sobre as células, suas organelas e suas funções, os tecidos, a nutrição, os sistemas que constituem nosso organismo, tal como o digestório, respiratório, circulatório, urinário, nervoso, sensorial, glandular e locomotor.
    As aulas deste ano foram realmente muito boas. O aprendizado foi significativamente facilitado com as aulas dinâmicas, tal como palestras, trabalhos, pesquisas, filmes, apresentações.
    Acredito que esses conhecimentos adquiridos ao longo do ano são essenciais para a vida, já que, estudando nosso corpo, compreendemos melhor como e o que realmente somos dentro desse universo, e entendemos como nossa espécie se tornou os "mestres" desse planeta, e de que forma o funcionamento de nosso organismo possibilitou fossemos "aprovados" pela seleção natural, já que, se algo no passado tivesse ocorrido de forma diferente, se nossas adaptações tivessem sido diferentes, se nosso cérebro não tivesse chegado ao tamanho que é hoje, se tivéssemos sido vencidos por outro predador, se não fossemos a maior máquina mortífera do planeta, não estaríamos onde hoje estamos. E entendermos como somos é entendermos com o chegamos até aqui. Entendemos nossa formação. Entendemos nossa história. Entendemos no que nos tornamos.
    Acho que essas aulas dinâmicas devem continuar acontecendo, e acredito que não há nada que precise ser melhorado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Guilherme! Você foi aplicado e alcançou resultados surpreendentes. Continue, você e ciências tem tudo a ver... Essa facilidade que tens em aprender deve ser bem aproveitada, o mundo está precisando de pessoas inteligentes e capazes de fazerem transformações. Você pode ser um deles!
      Abraço.

      Excluir
  8. Leonardo Pavan:

    Nossas aulas foram, exelentes e principalmente pelos conteúdos que foram explicados e dados aos alunos, porém o conteúdo que mais teve um "lucro" acho que foi os órgãos e sentidos. Ex: Audição, olfato, visão, entre outros.
    Ele foi um dos melhores porém tivemos a feira dele, e também com isto tivemos bastante pessoas que visitaram nossas feiras.
    As sugestões que estou dando praticamente atividades complementares, como as que fisemos agora no presente!


    O conteúdo do ano foi bem cosntrutivo para nos adaptar e saber sobre o conteúdo que nos ensina várias coisas sobre o funcionamento, como também outro exemplo os ossos, que foram úteis para nos mostrar como o corpo se mexe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pavan!
      Realmente a Feira dos sentidos, por mais simples que tenha sido foi produtiva e rendeu o "lucro" do conhecimento. O trabalho de audição de vocês ficou show. Não esquecerão mais disto, não é? Continue sendo aplicado, estudioso e com certeza um futuro primoroso lhe espera.
      Abraço.

      Excluir
  9. Afonso:

    Adorei a genética, também gostei das células e suas partes!
    Ciências é a minha matéria favorita, foi um pouco complicado decorar os músculos, e eu acabei esquecendo tudinho sobre os sentidos, mas não faz mal né?
    Entendi todas as suas explicações.
    ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Afonso!
      Genética é surpreendente mesmo... essa loteria de genes permite a vida em suas mais variadas formas e é a seu modo, perfeita! Parabéns pelo seu entusiasmo, aquele DEZ vai ficar marcado! Abraço.

      Excluir
    2. A parte do conteudo que eu mais gostei foi sexualidade, celulas, mas principalmente os ossos e musculos, e genética porque é algo que nunca imaginei ser de um conteudo que eu realmente me enteressasse. Sua aulas práticas são maravilhosa além de você dominar muito o conteudo além de trabalhar pouco com a apostila e sim com trabalhinhos, folhas tudo para ajudar a gente a absorver as informações e conteudos dados nas aulas.

      de: Júlia vial

      Excluir
    3. Júlia!
      Suas preocupações lhe renderam conhecimentos, que bom! Valeram os rascunhos, resumos, anotações, perguntas, tudo em prol de aprender mais, com dedicação e detalhismo. Continue sempre dedicada, este é um adjetivo que lhe cai muito bem. Bj.

      Excluir
  10. No ano aprendemos muito sobre tecidos, ossos,etc...Mas o assunto que mais gostei foi dos sentidos, tato, paladar, visão, olfato, audição, mas o que mais gostei foram as trilhas do sentidos que me ajudaram a entender muito mais os sentidos, como pegue a barraca da visão que me ajudou a entender muito mais o funcionamento dos olhos na nossa vida, também como nossos olhos funcionam na luz e no escuro.

    Fernando Zanin 7B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando!
      A barraca da visão estava realmente em foco, não é? Que bom que esta e outras atividades práticas te ajudaram a aprender mais. Lembre do que conversamos...Nunca desanime, corra atrás de seus sonhos e lute por eles com seu esforço e dedicação. Um abraço.

      Excluir
  11. Prof:Graci...
    Além das notas baixas pude conhecer e aprender muitas coisas novas que usarei no meu futuro.De cada aula pude sair com a mente trabalhando pois os conteúdos dado foram ótimos e cada aula era diferente,sempre com uma forma nova de ensinar sobre o conteúdo.
    Espero levar todos os aprendizados para sempre,conhecer + e + sobre o "núcleo" da ciência.

    De: Kathy
    7:A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catharine!Tenho certeza que mesmo não "decorando" os conteúdos, o que vale são os conhecimentos e entendimentos adquiridos. Eles valem para a vida e este significado se sobressai a qualquer nota. Aproveite tudo o que aprendemos juntos, esse aprendizado é valioso. Um abraço.

      Excluir
  12. Profe adorei muito nossas aulas, todas eles você fez questão de que todos intendessem o conteúdo, e alem do mais deixou todas as aulas divertidas e descontraidas, o que e muito legal, saiba que tu e uma professora completa e inteligente, adorei suas aulas, foi muito bom aprender ciências com você.

    Tiago Cieslak Jr - 7ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tiago! Mesmo "fervilhando" nas aulas eu sempre soube que vc estava atento e aprendendo. Nunca desista de vc mesmo Tiago! Seu futuro é promissor, nunca desperdice a chance das coisas boas e saudáveis... Lembre das nossas conversas e meus "conselhos"! Um abraço no coração!

      Excluir
  13. profe, eu acho que com certeza
    todas as nossas aulas são muito boas e sempre aprendemos augo de muito importante pra mim a aula mais legal que já aprendemos foi o estudo da genética que super legal ter aprendido isso pois gostei muito!.Mas acho que em pelo menos aparte que fiquei aqui na escola pois cheguei a pouco tempo ,foi muito boa mesmo tudo de bom que podia ter aprendido aprendi e acho que não tenho muitas reclamações só que deveria entregar as provas pois ficamos curiosos mas tirando isso ta ótimo e sentirei sua falta bjs ! Maria Eduarda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria...
      Pouco tempo, em duas turmas... Darwin explica sua adaptação! Bem-vinda ao Barão e pena ano que vem não estarmos juntas no conhecimento... Mas, boas férias e nos encontraremos com certeza! Abraço.

      Excluir
  14. Profª, primeiro de tudo, quero agradecer a você por todo o conhecimento que você me deu, desde as plantas ano passado, às partes do corpo, esse ano. Considero você uma pessoa muito, mas muito inteligente mesmo e, posso sinceramente dizer (não é mentira) que você foi a melhor professora que eu tive em minha vida, muito obrigado por tudo mesmo!

    Adorei aprender a magia da genética e do nosso corpo, que é uma "máquina" impressionante, adorei descobrir como tudo em nossa vida está interligado, desde um pequenino neurônio ao movimento do braço, perna, dedos, etc. Foi o conteudo que mais me interessei, principalmente a genetica e o sistema nervoso, prof, muito obrigado por tudo, Pedro B. Neto - 7ªA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro!
      Ensinar Ciências para quem gosta e se interessa e além disso é muito inteligente fica fácil! Obrigada a vocês todos, primeiro por me escolherem conselheira de turma e depois por me darem a oportunidade de crescer profissionalmente e aprofundar meus "conhecimentos" sobre os seres humanos chamados educandos! Um grande abraço, com carinho.

      Excluir
  15. Querida professora de ciencias,nesse ano todos nós aprendemos varios assuntos interessantes sobre o as partes do nosso corpo e que nos davam incentivos a querer saber mais e mais sobre esse assunto!
    Concerteza tudo oque nós aprendemos esse ano vai ir com nos para vida inteira!Conseguimos entender mais,entramos nos assuntos e fizemos pesquisas trabalhos feiras isso nos ajudou muito pois assim fica muito mais facil de entender o assunto e conseguir tirar as nossas duvidas perante o assunto apresentado.
    O conteudo foi muito bom,interessante,legal...resumindo pra nos foi os melhores conteudos e o melhor ano de estudos sobre ciencias.
    Nos achamos as aulas muito boas as atividades são as melhores,pois sempre quando vamos fazer um trabalho conseguimos entrar mais no assunto apresentado e assim temos vontade de fazer e aprendemos mais.Continue com as suas aulas assim,só faça um pouco mais facil as provas hehe.
    Prof. Obrigado por tudo,tudo mesmo!
    Desculpe pelos dias que nós encomodamos um pouquinho mais,mas saiba que isso faz parte de uma sala de aula feliz! =D
    Com carinho de suas alunas Thaylini Mayra Balbinoti e Maiara Maestro Calonego!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas!
      Tenho um "defeito genético": não consigo fazer provas fáceis, hehehehe!
      Foi muito bom conviver com todos nestes dois anos, estudando os seres vivos e o ser vivo HUMANO. Com certeza, cresci e aprendi juntamente com vcs.Um grande abraço, com carinho.

      Excluir
  16. Bruna:

    O conteúdo deste ano com certeza foi o melhor de todos os anos envolvendo praticamente todo o organismo humano, cada função, cada detalhe, tornando o conhecimento adquirido interessante e que me fez pensar nos próximos avanços(os próximos conteúdos).
    A parte da que mais gostei foi a genética, sabendo de como ela funciona percebi que é uma coisa inacreditável e impressionante da natureza humana.A reprodução marcou muito pois assim descobri que não somos algo qualquer e nem algo do acaso, somos especiais e vitoriosos.
    Todo mecanismo humano foi de muita importância para diversos assuntos que iremos tratar em um vestibular ou faculdade de nossa escolha.
    Mas tudo isso, todo esse avanço não seria possível sem essa professora maravilhosa, com muito conhecimento, conhecimento que vai além do material didático, é impressionante a sua preocupação com o aprendizado dos alunos, pois você sim é considerada uma professora digna de respeito pela sua inteligência e dedicação aos alunos, muito obrigado por todas as oportunidades de aprendizado, muito obrigado por todas explicações, pelas respostas de minhas dúvidas.
    Parabéns, você é um exemplo para mim.
    Muito obrigada por tudo Professora Graciela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna!
      Exemplo de estudante, não é mesmo? Sempre atenta aos detalhes, curiosa em saber, criteriosa e investigativa e acima de tudo estudiosa. Parabéns pelo seu exemplo, é muito bom ter alunos como vc! Continue e não esqueça do que comentamos em aula, sonhe e persiga seus sonhos, eles valem a pena! Bj no coração! Obrigada pelas lindas palavras!

      Excluir
  17. Profº GRACI: Neste ano,nós temos a agradecer suas ótimas aulas entre trabalhos,atividades educacionais e a maneira de nos passar seu conhecimento.No ano de 2012 suas aulas de ciências nos prepararam para novas experiências no futuro, qualificando-nos.Ao longo desse ano nos esforçamos não somente para ganhar boas notas,mas sim para construir nosso futuro mais tarde e tornar-mos ótimos profissionais.
    FERNANDO e FELIPE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Garotos...
      2012 foi muito especial, aprendemos muitos mesmo!
      E vcs dois demonstraram um grande amadurecimento neste ano, mudaram de postura e tornaram-se de puberes à adolescentes! Bem-vindos!Aproveitem as férias e não esqueçam o que aprenderam. Um abraço.

      Excluir
  18. Vinícius: eu aprendi muitas coisas sobre o corpo humano desde os sentidos ate os órgãos e suas funções. Eu gostei muito das palestras sobre doações principalmente da doação de órgãos pois você pode salvar uma vida com um simples gesto. A doação de sangue você salva bastante vidas também mais eu acho mais importante a doação de órgãos. Eu gostei de aprender sobre os músculos e os ossos.
    Vicente: eu aprendi muito sobre as células e os tecidos que elas formam, sobre os órgãos e suas respectivas funções, as glândulas e os hormônios que elas produzem. Também aprofundei meu conhecimento sobre os 5 sentidos, aprendi sobre os músculos e ossos, além das palestras sobre doação de sangue e órgãos que foram muito importantes. Tenho certeza que todo esse conhecimento terá grande importância no futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinícius!
      Fico feliz em ver que os assuntos importantes que tratamos como a doação de sangue e de órgãos foi significativa em sua vida, pense nisso como uma possibilidade em seu futuro, pois nada mais sublime do que se importar pela vida sua e do outro. Um grande abraço.

      Excluir
    2. Vicente!
      Também tenho certeza de que todo conhecimento aprimorado neste ano será de grande valia para sua vida, às vezes sem perceber, mas no momento certo vc vai utilizar o que aprendeu! Continue dedicado, persiga seus sonhos, acredite sempre em vc e nos outros. Um abraço.

      Excluir
  19. Carolina e Suélen :
    Esse ano foi especial,aprendemos assuntos do interesse de todos,mas o que realmente nos fez aprender,foram suas aulas,principalmente,as aulas em que precisávamos pensar,realizar conexões entre nossos neurônios e usar cada parte do nosso cérebro,ficar na postura correta, se alimentar direito para nossas pequenas células ficarem saudáveis,a origem dos seres e a genética que carregamos com nós,como ouvimos,sentimos,nos mexemos e falamos e tudo isso e muito mais com o nosso tão complexo coração batendo,nossos pulmões realizando a função de nos fazer respirar,tudo isso na sua aula,tudo que vamos levar para o resto da nossa vida,mesmo que agente não lembre o nome de todos os músculos que nós aprendemos =DDDD

    Apesar disso,cada minuto de sua aula foi aproveitado,nas palestras,na feira de ciências,nas aulas práticas,nos períodos em que ficávamos conversando,nas provas aparentemente difíceis,mas que se tornavam fáceis quando estabelecíamos conexões entre nosso neurônios e nos lembrávamos.

    Por tudo isso e muito mais,muito obrigada Profª Graci,sentiremos saudades da nossa conselheira,também pedimos desculpas pelas vezes que não ficávamos quietas.Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas! Fico emocionada com a verdade que sinto em ler seus depoimentos. Como conselheira foi um desafio trabalhar com a 7A, mas uma grande realização, pois, sei que conquistamos muitas coisas positivas e ver o crescimento de todos como turma e até mesmo individual me faz pensar que a profissão que escolhi é realmente
      fascinante! Adoro todos vocês! Que bom que aprenderam tantas "conexões" e tomara todas possam levar vocês aos sonhos e perspectivas criadas. Um grande abraço.

      Excluir