25/09/2012

Estudando os INVERTEBRADOS com 7º ano

7º Ano!
Estamos estudando os Invertebrados.Começamos por Poriferos e Cnidários.
Agora chegou a vez dos vermes.
Acessem o link do PlanetaBio e vamos discutir posteriormente sobre as informações contidas no site, ok?
Nele vocês encontrarão além de informações, várias animações muito legais e fáceis de entender. Vale a pena conferir! O material é muito bom!
Iniciem com Platelmintes e sigam as páginas indicadas em círculos no canto superior direito. Acessem uma a uma. Depois troquem de Filo e assim sucessivamente até chegarem em Equinodermos.

                                Link: Vermes



Abraço.
Profe Graciela.



24/09/2012

Jogos- Botânica- Flores

No Site SóBiologia encontrei alguns jogos interessantes e entre eles este de Botânica. 
Fácil e divertido para testar seus conhecimentos sobre as Flores. 
Vale a pena conferir.
Clique no link e bom trabalho.
Abraço ;)
Profe Graciela.

7º ano- Fotossíntese

Sempre que tenho tempo adoro "garimpar" novidades. Pois nesta "peregrinação" encontrei este link sobre fotossíntese através do BlogandoComCiência.com.br. É uma explicação sobre Fotossíntese com pequeno teste para verificar a sua aprendizagem sobre o assunto. Clique e divirta-se!Abraço. Profe Graciela.


12/09/2012

8º ano- Projeto Genoma Humano-



PROJETO GENOMA HUMANO
" Brincar de Deus", chamado por alguns...
"Maior façanha da humanidade",  dito por outros...
Independente da expressão, consideramos que a ciência sempre se supera quando não são medidos esforços para novas descobertas.
O Genoma Humano, projeto de envolvimento internacional,  em que se procura sequenciar os genes que codificam as proteínas de nosso corpo,   foi fundado em 1990 com o envolvimento de mais de 5000 cientistas, diversos laboratórios e centros de pesquisa.
Através deste Projeto audacioso os cientistas acreditavam  que a descoberta da posição de cada gene e sua composição trariam possibilidades de diagnóstico e cura para doenças como o diabetes, a hipertensão, obesidade além de doenças auto-imunes.
Em 2003, foi anunciada a conclusão do projeto com sucesso e uma sequenciação de 99% do genoma humano.
 Entre os resultados observou-se que de todos os genes que tiveram sua sequencia determinada, 50% deles codificam proteínas de função conhecida. 
Foram sequenciados em torno de 25.000 genes constituindo-se um pouco mais do que 20% do material genético humano.
O Projeto Genoma Humano, já completou a descoberta de mais de 1800 genes de doenças.

No link abaixo podemos conferir mais descobertas...



Genoma humano




05/09/2012

7º ANO - CRUZAMENTOS GENÉTICOS

Vamos realizar cruzamentos genéticos utilizando o Quadro de Punnet.

Reginald C. Punnet desenvolveu este método de análise para determinar a probabilidade de a descendência de um cruzamento ter um determinado genótipo. 
O quadro de Punnet apresenta todas as combinações possíveis entre os alelos maternais e paternais para cada gene em estudo.
O quadro de Punnet é utilizado para prever o genótipo e não o fenótipo.


1- Monta-se o quadro de Punnet.
2- Separa-se os alelos maternos  e paternos, distribuindo-os no quadro, sendo os maternos na parte superior e os paternos na lateral esquerda. Cada quadrante representa 25% ou 1/4).
3- Realiza-se a combinação da seguinte forma (ex.: Aa x Aa):


Resultado: Genótipo: (as letras!)
                25% AA
                25% aa
                50% Aa
                Fenótipo: (as características, ex. cor de cabelo) Obs. As letras maiúsculas indicam a dominância e as minúsculas a recessividade. Então:
                25% cabelo de cor clara (aa)
                75% cabelo de cor escura (AA e Aa)

Estudando genética - 8º ano

Iniciamos nossos estudos com Genética. Vamos então lembrar:

GENÉTICA= ramo da ciência, da biologia, que estuda a hereditariedade;  o que herdamos e transmitiremos através dos nossos genes entre gerações.

GENES= unidades fundamentais desta hereditariedade. Controlam não só a estrutura e as funções metabólicas das células, mas também todo o organismo. Quando localizados em células reprodutivas, eles passam sua informação para a próxima geração.Quimicamente, cada gene é constituído por uma seqüência de DNA que forma nucleotídeos,  compostos por bases nitrogenadas.

CROMOSSOMOS= Cromossomos  são filamentos espiralados de cromatina, existente no suco nuclear de todas as células,  composto por DNA e proteínas. 
 CROMOSSOMOS
Cromossomo. (1) Cromatídeo. Cada um dos dois braços idênticos dum cromossomo depois da fase S. (2) Centrómero. O ponto de ligação de dois cromatídeos, onde se ligam os microtúbulos. (3) Braço curto. (4) Braço longo



CARIÓTIPO= O cariótipo  representa o conjunto diploide (2N) de cromossomos das células somáticas de um organismo; na espécie humana, as células somáticas possuem 46 cromossomos , ou seja: 
44+xx = 46 (feminino )
 44+xy= 46 (masculino)

O SITE planetabio.com TEM MAIS EXPLICAÇÕES SOBRE OS CONCEITOS DE GENÉTICA,  CLIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA QUE LEGAL:



Fontes: todabiologia.com; portalsaofrancisco.com.br; brasilescola.com