25/04/2013

8º ano 2013- ADOLESCÊNCIA


Turmas!

Vamos aprender mais sobre Adolescência utilizando o Portal Positivo.
Separei um link direto no Portal sobre este assunto, mas para você poder ACESSAR é necessário antes fazer o login com sua senha no Portal e então poderá visualizar, caso contrário não aparece nada. 
Atualize também o Java caso não consiga visualizar as animações.
Faça os exercícios também para fixar melhor o conteúdo!

No final desta postagem não esqueça de fazer seu comentário, onde deverá dizer resumidamente o que aprendeu sobre este assunto.
Bom trabalho!

No Portal Positivo:

ADOLESCÊNCIA

A REPRODUÇÃO HUMANA

CONCEPÇÃO E GESTAÇÃO







19 comentários:

  1. Gostei bastante da postagem e dos jogos que tinham no site. Aprendi mais sobre a adolescência, em especial: a puberdade, as mudanças no corpo, a pele na adolescência e as alterações emocionais.
    A PUBERDADE: Marca a mudança da infância para a vida adulta. A puberdade ocorre no final da adolescência e não é na mesma idade de meninos para meninas. Os órgãos sexuais amadurecem durante essa etapa, e os hormônios causam mudanças físicas.
    AS MUDANÇAS NO CORPO: Em Comum: os hormônios sexuais são produzidos e os órgãos sexuais aumentam. Nos Meninos: a voz fica mais grave e os pelos faciais crescem Começa a produção de esperma, os ossos crescem rapidamente e nas axilas um novo tipo de suor é produzido. Nas Meninas: os seios se desenvolvem, a menstruação começa e os quadris aumentam. Durante a adolescência o corpo das meninas produz novas camadas de gordura, as meninas crescem até os 18 anos.
    A PELE NA ADOLESCÊNCIA: Muitos adolescentes sofrem com manchas ou acne após a puberdade. Isso ocorre por causa da obstrução dos poros da pele pelo sebo.



    Nayara R. Pochmann.

    ResponderExcluir
  2. A puberdade é um momento da adolescência em que os hormônios sexuais começam a se desenvolver , o suor começa a se desenvolver também , e a atração pelo sexo oposto ou não .
    Nesse período acontece nas meninas a menstruação , produção de óvulos e hormônios sexuais , pelos nas regiões sexuais e ganham uma camada a mais de gordura na parte do abdômen.
    Os meninos engrossam a voz , começa-se a produzir testosterona , espermatozoides , e pelos crescem nas axilas e regiões sexuais .
    A TPM é uma causa comum de depressão leve e ela começa na puberdade.
    O comportamento também ira mudar de acordo com cada pessoa, a pela ira mudar e glândulas como a sebácea pode "entupir" os poros causando uma leve inchação na pela causando a acne ,
    junto com as bactérias ira se formar um pus.
    A reprodução humana , para a união acontecer é preciso de óvulos (gametas femininos) e espermatozoides (gametas masculinos)
    As principais partes do sistema genital masculino , 2 testículos localizados na bolsa escrotal e um pênis.
    As mulheres tem ovários, útero ,vagina ( na abertura externa esta a vulva )
    -Gabriella Tobaldini - 7C

    ResponderExcluir
  3. A puberdade e a passagem da infancia para a vida adulta. aprendi mais sobre o aparelho reprodutor feminino e masculino, ha varias mudancas no corpo na adolescencia.

    carolina e lais

    ResponderExcluir
  4. Nayara, Gabriela, Carolina e Lais!
    Estes assuntos são verdadeiramente fascinantes pois explicam sobre nossas vidas! Que bom que nossas aulas estão sendo produtivas, vamos continuar com Métodos anticoncepcionais e Gravidez nas próximas aulas. Um abraço. Profe Graci.

    ResponderExcluir
  5. Estou achando super-interessante esse conteúdo pois fala sobre coisas que ocorrem ou virão a ocorrer em nossa vida, como por exemplo:
    Nas meninas: menstruação, os seios se desenvolvem, os quadris aumentam...
    Nos meninos: a voz fica grave, os pelos começam a crescer , os ossos também crescem, começa a produção de esperma...
    A puberdade: que é a passagem da infância para a faze adulta...
    A gravidez, Os métodos anticoncepcionais, O sistema reprodutor feminino e o masculino e suas partes...
    Os exercícios foram legais de realizar pois testaram o nosso conhecimento sobre o assunto adolescência e foram uma oportunidade para percebermos se temos alguma duvida sobre o assunto...

    Giulia Radin- 7ªB

    ResponderExcluir
  6. Os exercícios do site fazem a gente entender melhor sobre o assunto;por todas as mudanças que o corpo das meninas e dos meninos vai passar,sobre as partes dos órgãos reprodutores,os métodos anticoncepcionais,sobre como acontece a concepção,sobre a gestação.. - Estéfani

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito deste novo conteúdo de ciências, pois ele fala sobre coisas que estão acontecendo em nossas vidas.
    Nas meninas os seios ficam maiores, os pelos pubianos começam a crescer, começam a menstruar, os quadris aumentam de tamanho.
    Nos meninos os pelos faciais começam a crescer,o formato do rosto muda consideravelmente na adolescência, os testículos e o pênis crescem, os pelos pubianos começam a aparecer, os testículos começam a produzir espermatozoides e hormônios sexuais pela primeira vez, crescem pelos nas axilas e um novo tipo de suor é produzido na puberdade.
    Os exercícios do site são muito legais e aprimoram nossos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  8. Acho muito interessante nos aprendermos sobre as mudanças que ocorrem ou ocorreram em nos. Como a puberdade que é a passagem da infancia para a adolecencia, sobre os metodos anticoncepcionais, a concepçao, as mudanças hormonais, o desenvolvimento do nosso corpo...
    Os exercicios me ajudou a entender melhor o assunto.
    Emili-7b

    ResponderExcluir
  9. Eu achei muito legal as atividades, pois consegui aprender melhor oque a gente aprendeu em aula,sobre as mudanças do corpo humano durante a adolescência,tanto das meninas quanto dos meninos,achei bem interessante pois é algo que nós estamos vivenciando estes acontecimentos

    Vinicius Maleski

    ResponderExcluir
  10. Os exercícios falam sobre tudo que aprendemos e algumas coisas a mais, fala sobre a TPM, a menstruação, a puberdade e suas várias características físicas como o engrossamento na voz, fala sobre a gravidez e também se aprofunda bastante no suor, coisa que ainda não vimos no quadro interativo.

    Bernardo

    ResponderExcluir
  11. gostei muito das atividades porque nos ajudaram a tirar muitas duvidas sobre a adolescência, reprodução humana, concepção e gestação. o conteúdo me interessou muito, porque eu pude esclarecer as minhas duvidas. Também acho esse conteúdo muito importante para que a gente possa saber mais sobre muitas fazes da nossa vida.

    Sandro Alex da Luz

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito pois os exercícios do site ajudarão a tirar varias duvidas sobre o assunto;sobre as mudanças das partes do corpo dos meninos e das meninas também sobre os métodos anticoncepcionais, gravidez e puberdade

    -Rodrigo Silva

    ResponderExcluir
  13. Eu adorei,pois nos mostra as mudanças que ocorrem no nosso corpo,sobre a gestação,sobre os métodos anticoncepcionais,é importante pois nos mostra que temos que ter cuidado com tudo isto e para não fazermos nada de errado e as atividades nos ajuda há nos ver melhor o que acontece no nosso corpo
    -Rodrigo Ribeiro

    ResponderExcluir
  14. Profe muito obrigado por esclarecer mais o conteudo com videos, acabei percebendo que nao sabia tanto quanto achava a respeito da adolecencia e puberdade e de como ambas sao complexas e precisam ser estudadas com paciencia. Alem disso estudei sobre o amadurecimento do corpo masculino e feminino... Alem de estudar o crescimento do bebe durante a gestacao...

    ROBERTA K. SILVA

    ResponderExcluir
  15. Profe Graci,

    os conteúdos que aprendemos em aula e os exercícios passados aqui no blog, nos ajudou a esclarecer as dúvidas e, aprendermos melhor sobre a puberdade, como as mudanças que ocorrem tanto com as meninas quanto com os meninos, aprendemos melhor sobre os problemas que ocorrem na grávidez na adolêscencia, sobre métodos anticoncepcionais para evita-la... etc.

    Rafaela 7B

    ResponderExcluir
  16. Profe eu achei que eu entendi um pouco melhor as coisas com os exercicios do portal,sobre as partes do corpo que mudam,se desenvolvem,orgãos reprodutores,como acontece a gestação,como prevenir a gravidez,etc Eduarda Munari

    ResponderExcluir
  17. Foi legal realizar esses exercícios,pois fazem nos entendermos,como são nossas envoluções,sobre nosso desenvolvimento,achei super-interessante...-Júlia Moura 7B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Turma 7B e 7C!
      Parabéns a todos que acessaram e comentaram os links. Podem ter certeza que agregaram mais conhecimentos em suas vidas... Qualquer dúvida além destes assuntos podemos conversar!
      Um abraço.
      Profe Graci.

      Excluir
  18. Gostei muito dos exercícios, consegui entender um pouco mais. Mas tenho uma pergunta para fazer, se possível você fazer um comentário, ou falar a respeito na aula seria melhor.
    Como nascem e que riscos correm um bebê em que o pai e a mãe tem a mesma tipagem sanguínea? Isso só ocorre quando ambos são da mesma família?
    Giovana Gubert 7B

    ResponderExcluir