24/04/2013

Estudando os vírus- 2013

Olá pessoal!

Encontrei alguns complementos para nosso estudo sobre Vírus. No caso do portal positivo, para poder acessar os links antes é necessário estar logado, então, faça login no portal primeiro e depois através do blog acesse os links. Para os demais, somente clique sobre o link!  
Para complementar nosso trabalho sobre Vírus, faça um comentário abaixo da postagem onde deverá demonstrar o que aprendeu, de forma resumida, não apenas dizendo se achou legal esta tarefa! 


BOM TRABALHO!
Profe Graciela

Links do portal positivo:

VÍRUS:
http://www.educacional.com.br/recursos/explore/player/mostrarconteudo.asp?id=463229&lang=ptbr&t=atv&popup_int=1&w_int=860&h_int=710

DOENÇAS VIRAIS:
http://www.educacional.com.br/recursos/explore/player/mostrarconteudo.asp?id=455494&lang=ptbr&t=atv&popup_int=1&w_int=860&h_int=710

VACINAS:
http://www.educacional.com.br/recursos/explore/player/mostrarconteudo.asp?id=463242&lang=ptbr&t=atv&popup_int=1&w_int=860&h_int=710


Não deixe de assistir:

O  que é um vírus; tipos de infecção; evolução do vírus e epidemias clicando em:




Vale a pena conferir esta animação em 3D sobre Vírus que também demonstra como o vírus age em nosso organismo, clique em:




Uma maneira de entender como age um bacteriófago, veja em:

13 comentários:

  1. Prof Graci
    Achei muito terrivelmente interessante esse conteúdo principalmente porque nos mostra como nos defender de muitas doenças, gostei muito do seu jeito de ensinar (nos assustando)
    Gabriel Ferrari Sur

    ResponderExcluir
  2. Prof vou falar das vacinas também: Vacinação preventiva só pode ser considerada eficaz, quando todo for vacinado, um exemplo disso é a vacina da H1N1, que só são vacinados os grupos de risco. Eu acho que se somos iguais também temos que ser vacinados.
    Eu aprendi que a vacina é um preparo biológico, compostos por micro-organismos, vivos, mortos ou enfraquecidos

    ResponderExcluir
  3. Prof Gracie eu achei muito interessante as explicações, sobre os Vírus, pois aprendi que o vírus fora do corpo do hospedeiro, não age como um ser vivo porém ao entrar na célula ele começa a agir como um.
    Já que ele não tem capacidade de se reproduzir sozinho, o processo que ele faz é chamado de multiplicação onde pode originar mais de 100.000 cópias de vírus.
    Aprendi também que os genomas virais são bem pequenos, (em comparação a genomas de organismos menores), as vezes podem conter muito pouco genes.
    As partes que fazem parte de vírus são: O Capsídeo, As Espículas de Glicoproteínas, O Núcleo de Ácido Nucleico e O Envelope. Umas das partes mais importantes do vírus é o capsídeo, que é: o invólucro (revestimento) proteico do genoma viral.
    O que pode caracterizar cada vírus são é parte do capsídeo chamado de capsômeros.
    Prof uma coisa legal, foi os jogos onde vi as explicações e acertei quase tudo sobre a constituição de um vírus.
    Vi também, sobre as vacinas, e acho que não são só as pessoas de grande risco, que tem que tomar vacinas todas as pessoas tem que tomar.
    Diz, que a vacina só é considerada preventiva, quando toda população for vacinada. (A vacina é um preparo biológico, compostos por micro-organismos, vivos, mortos ou enfraquecidos.) O componente mais importante de uma vacina é o antígeno, que é específico para cada patogênico.
    Achei muito interessante tudo isso prof, muito legal. Me ensinou muito, obrigado.
    Abraço, Luiz Alfredo Roque Lonzetti

    ResponderExcluir
  4. profe Graci
    Achei muito interessante os videos sobre os virus ensina a gente se prevenir contra alguns tipos de virus e tambem como nossas celulas vão enfraquecendo e mostra como os virus se comportam dentro de nos muito, legal.
    Teylor

    ResponderExcluir
  5. Prof.
    Eu aprendi que o virus nao e capaz de viver ou de se reproduzir por conta propria por isso o processo de reproduçao e chamado de multiplicaçoes.Multicados pelas celulas do hospedeiro.O que um virus nao tem como componente,outo virus pode ter.A gripe e uma das doenças virais humanas mais difundidas.A variola foi a primeira doença a ser contolada pela vacinaçao.
    Eduarda Arpini Scezny.Gostei bastante um beijo,prof Graci.

    ResponderExcluir
  6. Prof Graci
    Percebi que neste vídeo dos Bacteriófagos ele perfura a célula e injeta seu DNA nela, no vídeo do Vírus em 3D demonstra como é o vírus por dentro, seu RNA, suas características, o vírus esta no ar, nós o respiramos e assim ele entra no corpo humano, no corpo humano ele vai movimentando-se em alguns órgãos, e ao entrar em contato com uma célula injeta seu DNA assim criando um outro tipo de DNA e aumentando-se dentro da célula, depois desse processo vai multiplicando-se e gerando mais da doença, vai se tornando resistente a alguns remédios(sofrendo uma mutação) e assim quando um humano espirra, tosse, esta contaminando outras pessoas.
    Nicole Stanisçuaski

    ResponderExcluir
  7. Nicole, Eduarda, Teylor, Luiz Alfredo e Gabriel!
    Acho que compreenderam que os Vírus só podem ser considerados seres vivos quando dentro de uma célula e então a partir daí desenvolvem sua virulência e desta forma completam o contágio, como o Vírus da Gripe. Estamos aprendendo muito e ainda vem mais por aí...
    Um abraço, profe Graci!

    ResponderExcluir
  8. Profe adorei aprender que o vírus fora do hospedeiro não tem vida e que o vírus não se reproduz,também vi a estrutura do vírus e gostei de saber o que é cada parte, e o processo de multiplicação e suas etapas, os tipos de vírus e doenças que entram em nosso corpo o processo de como o dna entra dentro da célula formando a doença,as doenças virais e como são importantes e como e importante se vacinar como se prevenir e concerteza isso e fundamental aprender para não transmitir as doenças e nem pega-las , muito bom os videos

    Luise Oliveira

    ResponderExcluir
  9. Profe Graci,
    Aprendi que é sempre bom ficar de olho e se proteger, pois os vírus estão por aí, quando estão fora de nosso organismo não apresentam nenhuma forma de vida, pois ele precisa estar em um organismo vivo, porém ele não se reproduz sozinho.Achei interessante a parte em que mostrou cada parte de um vírus, e que um vírus pode chegar á 400 nm de diâmetro.Muitas vezes não ligamos, achamos que pode ser apenas um resfriado, ou uma febre que logo passa, porém muitos vírus levam á morte, outros não chegam a causar morte mas prejudicam o funcionamento de alguns órgãos. Achei muito interessante saber que plantas também possuem vírus, mas a maioria de seus vírus são diferentes dos de animais e seres humanos. O pior são as doenças, na maioria os sintomas são febre e mal estar, mas cada uma tem um sintoma "próprio", como a caxumba, que causa inchaço nas glandulas salivares.Também achei interessante a parte em que mostra os tipos de hepatites e seus sintomas, sendo que elas são muito diferentes. A maioria das doenças são transmitidas de pessoa para pessoa, mas também tem as doenças que são transmitidas através de alimentos ou até da água.Graças a Louis Pasteur, foi descoberto que a vacinações preventivas podem ser bacterianas e virais.Existem vacinas, como a da varicela que apenas uma dose basta, e também existem vacinas como a vacina para a hepatite, que é necessário mais de uma dose, para isso é que tem o calendário de vacinação.Prof, adorei as atividades que ajudaram também a compreender como tudo acontece, Marina de Oliveira Boschetti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina e Luise!
      Grande aprendizado! Acredito que a informação é a melhor "vacina" para combater as doenças, pois conhecendo seus sintomas, tratamento e meio de transmissão optamos com mais responsabilidade pela prevençaõ como melhor tática de defesa.
      Ótimas suas observações, parabéns!
      profe Graci.

      Excluir
  10. profe Graci
    Achei muito legal tanto o video como a explicação pois aprendi que devemos nos cuidar com alimentos contaminados,água,até mesmo com os animais,gostei de aprender também como um virus entra no corpo humano e como ocorre a mutação dele. Também uma das coisas que gostei de aprender foi como devemos nos cuidar com pessoas contaminadas pelo vírus da gripe, pois ele pode se instalar em nosso corpo.Foi muito legal assistir o vídeo e aprender coisas que não sabia pois isso serve como um alerta para nos cuidarmos em nosso dia a dia para não sermos contaminados.
    É muito legal estudar como são feitas as prevenções e outras características de uma doença pois pode nos ajudar muito.
    Abraço William Weber

    ResponderExcluir
  11. Achei muitissississimo interessante, pois ensina agente como nos previnir, alem de explicar bem como é que se faz a reprodução do viruz.
    Explica mais ainda sobre as doenças, sintomas, tratamento,prevenção, e ainda o numero de casos. Obrigado por nos mostrar isso, valeu.

    Gustavo Prior Chiochetta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Willian e Gustavo!
      Parabéns pelo interesse, se percebe que acessaram os links e com isso aprenderam um pouco mais...
      Um abraço.
      Profe Graciela

      Excluir