25/06/2013

Analisando os nutrientes que o adolescente ingere em suas refeições

Vamos ao trabalho!

Com o seu cardápio em mãos, vamos desmembrar os alimentos.
Você irá anotar se este seu alimento possui carboidratos, proteínas, fibras, lipídios, sais minerais (quais) e vitaminas (quais). Consulte o material da apostila, as folhinhas de vitaminas e sais minerais que trabalhamos em aula!
Sugestão:

Segunda-feira:
-leite com nescau:
* carboidrato, proteína, lipídio, sais minerais (Cálcio, ferro, potássio, zinco), vitaminas (A, complexo B).

E assim sucessivamente! Não desanime o resultado é surpreendente!

No final faça uma estimativa, se está ingerindo todos os nutrientes que precisa para a base alimentar de um adolescente. E então seu trabalho está quase pronto,  falta somente sua conclusão!
Comente o que percebeu realizando este trabalho, onde estão seus erros e acertos, quais alimentos deveria ingerir mais e quais deveria substituir por outras alternativas mais saudáveis ( e de seu agrado!) e para facilitar sua análise sugiro algumas leituras:

http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=115

http://www.bancodealimentos.org.br/aproveitamento-integral-dos-alimentos/

http://cecaneunb.files.wordpress.com/2010/09/cartilha_da_alimentacao_do_adoslescente1.pdf

http://www.unimed.coop.br/pct/index.jsp?cd_canal=49146&cd_secao=49141&cd_materia=330020

http://www.educacional.com.br/multimidia/capa.asp?idcapitulo=0&idPublicacao=46998&origem=Resultados+da+busca&strPC=alimenta%E7%E3o&pgAnt=pesquisaPalavras.asp&pg=1&idAssunto=1&idPapel=1&idSerie=0&radTipo=&intTab=-1#capa



Espero ter contribuído um pouquinho para melhorar sua qualidade de vida.
Lembrando que alimentar-se bem é ingerir adequadamente  o que é necessário para o bom funcionamento de nosso corpo, mas isto pode e deve ser feito com gosto e alegria, em momentos prazerosos com a família, de forma calma e tranquila e com acompanhamento de atividades físicas.

" VOCÊ É O QUE VOCÊ COME!"


Até a próxima. Um abraço.
Profe Graciela.





Trabalhando a alimentação com adolescentes

OK!
Já anotamos o que foi consumido em alimentos durante uma semana de segunda à sexta.
Calculamos as calorias contidas nestes alimentos consultando um site padrão(postagem anterior).
Somamos o total de caloria consumidas em um dia.
Calculamos a quantidade de energia utilizada em algumas atividades realizadas por dia com base no site
Já sabemos agora quanto de energia "sobra" para manter nosso corpo em funcionamento (respiração, movimento, temperatura corporal...)

Atenção para estes cálculos!Calcular no link: http://www.weblaranja.com/nutricao/energia.htm


MODELO:
Juvenil e Adolescentes: Meninos e Meninas =
idade 9 a 18 anos

1.Escolha o sexo:
2.Digite a Idade:
3.Digite o Peso: (em kg) Ex: 45
4.Digite o Altura: (em Mt) Ex: 130
5.Escolha o nível de Atividade Física:
Somente números, sem "," ou "."



Ao clicar em  calcular você terá informações sobre seu IMC (índice de massa corporal) e o requerimento estimado de energia.

Vamos salientar:

Nosso objetivo realizando este trabalho é perceber o que ingerimos, quanto ingerimos e  o quanto estamos gastando. Não vamos nos preocupar nesta fase com dietas para perder ou ganhar peso, ok?Não é minha função como Profe de Ciências!

Queremos observar a questão alimentar! Nossa próxima fase então é descobrir quais os nutrientes contidos nos alimentos do seu cardápio. 
Então vamos lá, fique atento na próxima postagem!

Bom trabalho!

Profe Graciela.





Adolescentes e alimentação

A adolescência é uma fase de vida em que  as "crianças crescidinhas" em sua maioria, desaprendem a comer, ou seja, deixam bons hábitos antes escolhidos por seus pais, para fazerem suas próprias escolhas, consumindo fast food, refrigerantes, doces e "porcarias" com mais frequência. Isto é normal, mas não é saudável.
Os adolescentes precisam crescer, e nesta fase estão famintos, nada melhor do que consumir alimentos calóricos para suprir esta demanda de energia que necessitam. O fato é,  escolher de forma correta estas fontes energéticas, associando a energia necessária à alimentos saudáveis. 
Isso não é difícil,  se o adolescente perceber que pode consumir "coisas" saudáveis sem precisar acrescentar outros alimentos que diz não gostar (ressalta-se que na maioria das vezes não gosta mas sequer experimentou...). 
Por isso o trabalho que vamos realizar nesta etapa é uma análise do que nossos adolescentes andam consumindo. 
Vamos começar anotando numa tabela o que se consome em alimentos, separando por refeição em dias de semana (menos o final de semana).
Exemplo: 

SEGUNDA
kCAL
TERÇA
kCAL
DESJEJUM
Leite com nescau

157
...

LANCHE
Torrada
Suco de maracujá

225
106
...

ALMOÇO
Arroz e feijão
Bife de gado
Alface
Suco de laranja

64+26
310
4
95
...

LANCHE
Bolo de chocolate

215
...

JANTAR
Batida de abacate
Cupcake de morango


412
118
...


                                                   Total:                                             Total:

Para somar as calorias utilizaremos como padrão o site:

http://www.dietaesaude.com.br/dietas/alimentos

Não vamos esquecer de anotar as calorias que gastamos em algumas das atividades que realizamos por dia. Para isso utilizaremos o site abaixo como referência para calcular algumas delas:

http://boaforma.abril.com.br/calorias/calculadora-gasto-calorico/

Por enquanto é isso!


Vamos trabalhar!

Profe Graciela

21/06/2013

Parabéns pelos trabalhos 8º ano!

Turmas 7B e 7C!
Estão todos de parabéns pelos trabalhos apresentados! Aprendemos muito com as colocações, vídeos, pps e jornais que os colegas prepararam. Ficou muito legal!
Alguns destes materiais estão em exposição na recepção da escola para leitura.
Nossa próxima jornada de conhecimentos serão os alimentos!
Não deixem de fazer suas anotações nos cardápios alimentares, pois é a partir desta consulta que iremos descobrir o que estamos comendo e se isto é suficiente e adequado para adolescentes!

Bom trabalho!
Bj
profe Graciela.