12/11/2015

Trabalhando o sistema sensorial com o 8º ano

Uma sequencia de vídeos educativos para aprender mais sobre os 5 sentidos do corpo humano.

Paladar e Olfato


Tato - a pele


Visão- o olho humano


Audição- Ouvido humano


Dr. Drauzio Varella - 5 sentidos


Resumindo os 5 sentidos



Os seres humanos têm cinco sentidos: audição, olfato, tato, paladar e visão. Eles nos garantem a percepção do ambiente em que estamos inseridos, reconhecendo tudo que está ao nosso redor, identificando se algo oferece ou não perigo à nossa sobrevivência.
Depois de assistir aos vídeos faça um comentário para cada sentido, contemplando os seguintes tópicos:

1- A importância dos órgãos dos sentidos para nossa sobrevivência.

2- Os órgãos dos sentidos e seu funcionamento.

3- Relacionar os sentidos ao cérebro.

10 comentários:

  1. 1- Os nossos órgãos são extremamente importantes para nós porque sem eles não poderíamos enxergar , ouvir ou sentir.

    2- Gustação: Os sentidos gustativo e olfativo são chamados sentidos químicos, porque seus receptores são excitados por estimulantes químicos. Os receptores gustativos são excitados por substâncias químicas existentes nos alimentos, enquanto que os receptores olfativos são excitados por substâncias químicas do ar. Esses sentidos trabalham conjuntamente na percepção dos sabores. O centro do olfato e do gosto no cérebro combina a informação sensorial da língua e do nariz.
    Ryan—8B

    ResponderExcluir
  2. 1- A importância dos órgãos dos sentidos para a nossa sobrevivência é que sem eles meio que nós não sobreviveríamos, não íamos entender o mundo a nossa volta.
    2- Gustação: É por meio do paladar que o homem, assim como os demais animais, percebe o sabor, o gosto dos alimentos.
    Olfato: Por meio do olfato o homem, assim como os demais animais, percebe diferentes odores. Em comparação com o olfato de outros mamíferos, o olfato do ser humano é pouco desenvolvido.
    Tato: O órgão responsável por esse sentido é o maior órgão do corpo humano: a pele. Os mecanismos responsáveis pelo tato estão na segunda camada da pele, a derme. O tato é o primeiro sentido a se desenvolver no derme. Maria Eduarda. 8B

    ResponderExcluir
  3. 1- Se não ouvissemos, por exemplo poderíamos ser atropelados ao andar destraídos na rua e não ouvir a busina dos carros. E também é muito importante quando estamos em um banco e toca um tipo de sinal que muda a senha nossa audição imediatamente já faz com que nos levantamos.
    2-VISÃO A visão é um órgão muito importante para nos seres humanos, com ela sabemos aonde estamos, conseguimos ler ser mais independentes.Ela é um órgão muito importante. mas também a visão precisa de muito cuidado com a lur solar e variedades de coisas. ANA JÚLIA 8A

    ResponderExcluir
  4. 1-Pelos órgãos dos sentidos, podemos sentir o cheiro das coisas, o seu gosto, ouvir barulhos e ver coisas, pessoas, objetos

    2- Tato: capaz de sentir as coisas, tocar, pegar, sentir sua temperatura, tipo da sua superfície.
    Olfato: responsável por sentir o cheiro das coisas, indica algo ruim, perfumes, comidas etc.
    Audição: com ele, ouvimos coisas, músicas, pessoas, e em caso de perigo um socorro.
    Visão: responsável por vermos as coisas, alertas, pessoas, objetos, perigos.
    Paladar: com ele sentimos os gostos das coisas, amargo, ácido, salgado, doce.

    3- Os sentidos fazem com que envie um alerta ao cérebro que comanda nosso corpo, em caso de perigo ou coisas do tipo.

    DANIELE- 8A

    ResponderExcluir
  5. Nós temos 5 sentidos:Audição,tato,olfato,paladar e visão.Eles nos garantem segurança reconhecendo o que tem ao nosso redor.1- Nós necessitamos de sua presença em nosso corpo pois sem eles não teriamos a diferença de comer algo ou ouvir algo alto,baixo,não saberiamos a diferença.Se não tivessemos o paladar não teria sentido de comer ou beber.Não teria sentido de sair na rua se não tivessemos a visão pois nao teria sentido.A visão nos permite ver as caracteristicas das pessoas,o tato nos permite pegar algum objeto,medir nossa temperatura,sentirmos o objeto.Fábio 8A

    ResponderExcluir
  6. 1- Visao:podemos fazer o reconhecimento de objetos e do terreno onde vivemos
    Tato:tambem serve de reconhecimento,mas usando outros metodos,sentindo o tipo da superfície(aspera,lisa,macia...etc) e da temperatura(quente,morna ou fria)
    Olfato:capta o cheiro das coisas,detectando bons odores e maus odores,assim podemos identificar tambem o perigo(cheiro de gazes que nos prejudicam)
    Audiçao:podemos ouvir sons,e com um pouco de matematica,ver a distancia em que se encontra.
    Paladar:Sentir o gosto da comida,e assim,ver se o que ingerimos está em condiçoes(se nao está estragado)

    2- O orgao responsavel pela visao é o olho
    O orgao responsavel pelo tato é a pele
    O orgao responsavel pelo olfato é o nariz
    O orgao responsavel pelo paladar é a boca

    ResponderExcluir
  7. 1- Com a visão podemos reconhecer os objetos e o lugar onde estamos, om o tato podemos sentir temperatura e a textura do objeto, com o paladar podemos saber o gosto do alimento e saber o que estamos ingerindo, com o olfato sentimos se há algum cheiro anormal, com a audição podemos escutar algum aviso importante e etc.
    Jordana 8A

    ResponderExcluir
  8. 1-A importância é que as pessoas tem que se alimentar diariamente para sobreviver mais tempo.
    2-Os órgãos são audição, olfato, tato, paladar e visão.Os funcionamentos é que eles garantem a percepção do ambiente em que estamos inserido.
    Rafaela Ulkovski

    ResponderExcluir
  9. Sistema Sensorial:

    1- Os sentidos são essenciais para nossa sobrevivência porque é através deles que conseguimos perceber o mundo. Cores, gostos, sons, texturas e aromas, tudo traduzido pelos órgãos dos sentidos e informado ao cérebro. Além disso, cada sentido nos deixa menos vulneráveis a determinados perigos. Por exemplo, a visão nos impede de cair de alturas elevadas ou atravessar a rua com o sinal aberto, o paladar nos impede de beber vinagre ao invés de água, o tato nos impede de sofrer queimaduras, o olfato funciona como alerta, pois, por exemplo, onde há cheiro de fumaça, há fogo. E a audição, além do equilíbrio, pode nos prevenir quanto a aproximação de carros ou trens, evitando acidentes. Em casos de pessoas desprovidas de algum sentido, o corpo automaticamente desenvolve outro mais acentuadamente. Há estudos que comprovam que cegos, por exemplo, tendem a ouvir melhor, para compensar o déficit da visão.

    2- Visão: A luz traz aos olhos as informações do que há ao nosso redor. Os olhos transformam o estímulo luminoso em um tipo de energia que pode ser transmitida ao cérebro, que cria a imagem.
    Audição: Nossas orelhas captam as ondas sonoras que na parte interna faz vibrar nossos tímpanos, passa pelo martelo, bigorna e estribo. Da orelha interna partem impulsos nervosos para o cérebro. A movimentação do líquido dos canais semicirculares nos dá noção de equilíbrio.
    Olfato: Aromas, odores e perfumes, etc. chegam ao nosso nariz, se dissolvem na mucosa olfatória para que seja conduzida ao cérebro pelo nervo olfatório. No cérebro a informação é decodificada.
    Paladar: Partículas de alimentos são dissolvidos na boca, a informação é transmitida ao cérebro e decodificada. Através das papilas gustativas presentes na língua diferenciamos o doce, o salgado, o azedo, o amargo e o mammy.
    Tato: Os receptores percebem as diferenças de pressão e enviam as informações ao cérebro que decodifica as mensagens permitindo-nos sentir diferentes texturas e temperaturas.

    3- Pode-se dizer que o cérebro é o intérprete das mensagens que os órgãos dos sentidos captam. Os impulsos nervosos transmitem ao cérebro os estímulos do meio, e o cérebro então decodifica as informações. Funciona dessa maneira a relação entre os sentidos e o cérebro:

    O corpo humano é dotado de cinco sentidos (capacidades) que lhe possibilita interagir com o mundo exterior (pessoas, objetos, luzes, fenômenos climáticos, cheiros, sabores, etc). Através de determinados órgãos do corpo humano, são enviadas ao cérebro as sensações, utilizando uma rede de neurônios que fazem parte do sistema nervoso.
    Visão: É a capacidade de visualizar objetos e pessoas. O olho capta a imagem e envia para o cérebro, para que este faça o reconhecimento e interpretação.
    Audição: É a capacidade de ouvir os sons (vozes, ruídos, barulhos, músicas) provenientes do mundo exterior. O ouvido capta as ondas sonoras e as envia para que o cérebro faça a interprestação daquele som.
    Paladar: Este sentido (capacidade) permite ao ser humano sentir o gosto (sabor) dos alimentos e bebidas. Na superfície de nossas línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de neurônios.
    Tato: É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais. Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade ou vontade. Olfato: Sentido relacionado à capacidade de sentir o cheiro das coisas. O nariz humano possui a capacidade de captar os odores do meio externo. Estes cheiros são enviados ao cérebro que efetua a interpretação.

    ResponderExcluir
  10. 1- Eles podem nos avisar do perigo, por exemplo se tem alguma coisa que vamos ingerir e ela está estragada nosso paladar e olfato irão nos avisar e se não ouvíssemos poderíamos ser atropelados por andar destraídos pela rua e não ouvir o barulho do carro vindo ou a buzina.

    2- PALADAR : Seu órgão é a língua e nela existem as papilas gustativas que nos ajudam a diferenciar os sabores das coisas, no paladar o cheiro das coisas também ajuda nos sabores;
    OLFATO : Seu órgão é o nariz, nele temos o sistema olfativo. Ele tem a função de distinguir os cheiros, e através dos cheiros você pode lembrar de alguma coisa. O olfato ajuda com os sabores das coisas;
    TATO : O órgão é a pele e nela existem células nervosas que podem sentir o calor, o frio, um toque e sente-se a dor quando nos machucamos;
    VISÃO : Órgão é o olho, o olho é formado por uma série de partes, sua função é enxergar as coisas;
    AUDIÇÃO : Seu órgão é o ouvido e com ele podemos ouvir os sons ao nosso redor, mas a audição também nos ajuda com o equilíbrio do nosso corpo.

    3- PALADAR : Lobo parietal;
    OLFATO : Lobo temporal;
    TATO : Lobo parietal;
    VISÃO : Lobo occiptal;
    AUDIÇÃO ; Lobo temporal.

    ResponderExcluir