21/06/2016

Sistema respiratório e Respiração

A verdadeira respiração ocorre nas células. Mas para isso acontecer, é necessário que o oxigênio entre na corrente sanguínea. 
Portanto, este trabalho de chegada do oxigênio até nas células é iniciado com a respiração pulmonar e conduzida através da corrente sanguínea.

Este processo inicia com a  INSPIRAÇÃO, com o auxílio do músculo DIAFRAGMA, que relaxa, permitindo a entrada de ar nos pulmões. 
O ar então, é aquecido, umidificado e filtrado nas narinas, conduzido pela faringe (órgão comum aos dois sistemas: respiratório e digestório) conduzido até a traqueia, órgão anelado e cartilaginoso que se bifurca em sua extremidade dando origem aos Brônquios. Os brônquios por sua vez se ramificam por dentro dos pulmões, dando origem aos Bronquíolos. No final destes ficam os alvéolos, pequenos sacos aéreos que possuem uma permeabilidade grande e permitem a troca do oxigênio da inspiração pelo gás carbônico, que veio das células através do sangue. Este gás carbônico será expelido, percorrendo o caminho contrário por dentro do tubo respiratório, até sua saída, através da EXPIRAÇÃO. Clique para ver:




E veja mais clicando em...

Sistema respiratório- o caminho da respiração




Nenhum comentário:

Postar um comentário