01/03/2017

Origem da Terra e da vida no planeta- Teorias

Olá pessoal!!!

Entender como a vida surgiu é algo bastante complicado e alvo de discussão contínua no meio científico e religioso.
Nossa questão é  entender da melhor maneira possível como a ciência  tenta explicar tais fatos. Existem muitas teorias, nos focaremos em uma delas, a teoria heterotrófica.

Através dos slides e de alguns videos ficará mais fácil tal compreensão.
Bom trabalho!!!













Teoria de Oparin- 

Segundo Oparin, o nosso planeta, a Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos e no início sua temperatura era muito elevada (B).
As temperaturas do planeta iam diminuindo gradativamente, e com isso, a água que evaporava se condensava na atmosfera e caía novamente, sob a forma de chuva, que evaporavam novamente, pois as temperaturas ainda eram muito elevadas. 
A atmosfera primitiva era composta por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio  e nitrogênio, que se ligaram formando os compostos amônia (NH3), metano (CH4), hidrogênio (H2) e vapor de água(H2O). 
Nessa época ainda não havia gás oxigênio (O2), nem nitrogênio (N2).
Com o ciclo de chuvas e tempestades havia muitas descargas elétricas provenientes dos raios (A).   Essas descargas atuavam sobre as moléculas, promovendo ligações químicas e formando moléculas mais complexas, como os aminoácidos.
Com o resfriamento da Terra, imensas áreas alagadas deram origem aos oceanos. A água da chuva arrastava os compostos para as rochas. 
Essa moléculas, conforme a temperatura da terra ia diminuindo, iam se tornando mais complexas e fazendo cada vez mais ligações, transformando a água dos oceanos em grandes sopas orgânicas.(C) As proteínas formadas foram se aglomerando, até formar os coacervados.
Em algum momento dessa evolução, os coacervados sofreram mutações, evoluíram  e adquiriram a capacidade de se alimentar e reproduzir, dando origem a um ser vivo primitivo muito simples.

Fontes: 
Amabis, José Mariano. Biologia. Volume 1. Editora Moderna.
adaptado de http://www.infoescola.com/evolucao/ideias-de-oparin/

Experimento de Muller para comprovar as características da Terra Primitiva e a Teoria proposta por Oparin





Nenhum comentário:

Postar um comentário