11/07/2017

Ciclos Biogeoquímicos

Bio= seres vivos
Geo= atmosfera, hidrosfera e litosfera
Químico= transformação da matéria em energia.


Circulação da matéria através dos seres vivos. Envolve fatores bióticos e abióticos.
Conceito de Lavoisier:


"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma!"




Principais ciclos biogeoquímicos




Ciclo da Água










Ver animação - clique em Ciclo da água

Ver mais em Nasa- ciclo da água na Terra



Ou o vídeo com animações da NASA






O Aquífero guarani
http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/a_redescoberta_do_aquifero_guarani.html

Maio de 1996. 

Em um workshop em Curitiba, o geólogo uruguaio Danilo Anton propôs o nome Guarani a uma camada aqüífera que, imaginava-se, seria transfronteiriça entre os quatro países que então formavam o bloco econômico do Mercosul.
Este aqüífero chegou a ser considerado e divulgado na imprensa como o maior do mundo e seria constituído de um megarreservatório de água subterrânea doce e potável. Suas reservas estratégicas poderiam abastecer a população brasileira por cerca de 2.500 anos. 
De fato, diante desse cenário seria possível excluir de nossas preocupações uma futura crise da água, pois a Natureza nos teria presenteado com uma fonte de água subterrânea de boa qualidade e quase inesgotável. 
Mas esses dados, em grande proporção fantasiosos, têm sido revistos por pesquisas com rigor científico que, em vez de diminuir sua importância para o futuro do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, procuram avaliar de forma mais realista sua ocorrência. 
O sistema aqüífero Guarani abrange cerca de 1,2 milhão de km2, espalhando-se pelo Paraguai, Uruguai, Argentina e oito estados brasileiros. 

O Aqüífero no Rio Grande

Na porção gaúcha do Sistema Aqüífero Guarani é possível constatar que ele é intensamente influenciado por importantes e extensos sistemas de falhas geológicas. 
O estudo, sem ultrapassar as divisas do estado, reconhece que pelo menos três grandes sistemas, entre as inúmeras estruturas que afetam o Aqüífero Guarani, são fundamentais para a compreensão de seu funcionamento hidroestratigráfico, hidráulico e hidroquímico.





Onde Está a Água Potável?


No compartimento Oeste, as águas possuem pH neutro a ácido, com baixos teores de sais dissolvidos. Nos locais onde as camadas aqüíferas estão em maior profundidade, confinadas por rochas vulcânicas, as águas são bicarbonatadas  de boa qualidade e potáveis.

No compartimento Central-Missões- As águas das camadas mais arenosas podem ser bicarbonatadas alcalinas mesmo a pequena distância das áreas de recarga. A evolução geoquímica (acúmulo de sais no subsolo) é rápida e os teores de cloretos e salinidade total logo ultrapassam os limites de potabilidade. O aparecimento de teores excessivos de fluoretos também é um dos maiores problemas com relação à qualidade dessas águas. 

No compartimento Leste, geralmente os poços possuem pouca profundidade e estão em áreas de afloramento ou próximo dessas. A região caracteriza-se pela presença de águas de qualidade boa a excelente, com pH ácido a levemente alcalino, e salinidades dentro dos padrões de potabilidade.

No compartimento Norte-Alto Uruguai, o Sistema Aqüífero Guarani encontra-se totalmente coberto pelas rochas vulcânicas da unidade hidroestratigráfica Serra Geral. Devido ao posicionamento estrutural do aqüífero, os poços são de grande profundidade (350 a 1.200 metros). 

Como conseqüência, suas águas possuem idades muito antigas e não são potáveis em grande parte da área. Além do aumento de salinidade. Entretanto, é importante destacar que é nesse compartimento que ocorrem as mais importantes manifestações de termalismo, com águas quentes sendo originadas nas grandes profundidades das camadas aqüíferas. Essa característica confere ao Sistema Aqüífero Guarani enorme importância econômica, pois suas águas possuem altas temperaturas, compatíveis para o uso em estâncias turísticas termais e em outras atividades industriais.


________________________________________________________________



Para refletir...


PLANETA ÁGUA








________________________________________________________________________________________________________________________________


Ciclo do Oxigênio








Ciclo do Carbono







Animações da NASA




E se o oxigênio sumisse????



E se existisse oxigênio no espaço????




Ciclo do Nitrogênio


Ver animação clique em Ciclo do Nitrogênio







Ciclo do Fósforo


Ciclo do Enxofre



Nenhum comentário:

Postar um comentário