7º ANO- Aulas programadas


TURMAS 7A, 7B E 7C




Durante estes dias em que permanecemos em casa como meio preventivo a Covid-19 vamos realizar nossas aulas através deste meio midiático.

Como iremos trabalhar...

As atividades aqui postadas devem ser copiadas no seu caderno. Assim que a Professora solicitar, você tira foto das atividade feitas em seu caderno e envia COM NOME E TURMA, para o e-mail da Professora. Quando solicitado!

Temos o nosso grupo no whatsapp e também no Google Classroom (google sala de aula).

FIQUE ATENTO AS POSTAGENS!!! Elas são feitas para a aula da semana. Podem haver solicitações avaliativas também.

LEIA TODAS AS INFORMAÇÕES!!!

Se precisar de ajuda, conversamos pelo grupo de whatsApp, no dia de nossa aula!


Bom trabalho a todos!!!



++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Plano de Ação I- Aulas programadas para as datas: 

7A- 25/03 e 01/04
7B- 26/03 e 02/04
7C- 26/03 e 02/04


Aula referente aos dias 25 e 26 de março.

Atividade 1- Os seres vivos e o ambiente

Observe a paisagem com atenção ... depois copie as perguntas e responda em seu caderno.


Quando observamos uma paisagem, como esta, é comum observarmos animais, plantas, água. Mas há muito mais para ver, como as interações entre os seres vivos e não-vivos.  Então, agora, responda-

1) Quais seres vivos identifica na paisagem? E seres não-vivos, quais identifica?

2) Como as plantas interagem com o ar-
Como os animais interagem com as plantas-
Como as diferentes espécies de animais interagem entre si-
Como os animais se locomovem-

3) Que tipo de poluição poderia afetar este ambiente e como ele reagiria?

4) Qual é a diferença entre preservação e conservação?

5) De que forma, em sua opinião, é possível conciliar a conservação do Pantanal com as atividade humanas, que estratégias poderiam ser adotadas para manter esta preservação?

6) Como você conceitua ECOLOGIA-



Atividade 2- A vida no Planeta Terra
Como os seres vivos ocupam o planeta-

Os seres vivos ocupam diversos ambientes no espaço e através do tempo. A biogeografia é a ciência encarregada destes estudos. Compreender como é possível que certos animais, por exemplo vivam em determinados ambientes e em outros não,  faz parte deste estudo. Em ecologia, chamamos isso de adaptação. Agora, é sua vez...

1) O que você entende por adaptação? Cite um exemplo de animal e as características que deve apresentar para viver neste habitat.

2) Pesquise na Internet e complete o quadro abaixo com o que se pede-

NOME
ALIMENTAÇÃO
VEGETAÇÃO
CLIMA
Panda gigante
onívoro
bambuzal
Frio e úmido
Tubarão branco
Elefante africano
Tucano
Canguru
Camelo
Urso-polar



3) Para entender melhor o conceito de adaptação e biogeografia, assista ao documentário - A MARCHA DOS PINGUINS-  clicando no link abaixo.

4) Correção das questões enviada por áudio para o grupo de WhatsApp da turma.



Aula referente aos dias 01 e 02 de Abril


A marcha dos pinguins








Atividade 3- Trabalho avaliativo

Lindo este filme, não é mesmo? Muitas lições ele nos traz...

Assim, vamos facilmente relacionar o que foi visto no filme aos nossos objetivos pedagógicos e realizar um trabalho diferente, uma pesquisa orientada. Esta deve ser feita em material para entregar- com capa e dados de identificação,  uma pequena introdução e o desenvolvimento do trabalho (a pesquisa). Deixe tudo pronto, assim que retornarmos ele deve ser entregue e servirá como um trabalho avaliativo referente ao 1º Trimestre. Assim que tivermos uma data de retorno, marcamos a data de entrega, certo?

Orientações para realizar o trabalho-


Passo 1- Compreensão do filme- Responda:
– O que acharam do filme?
– O que mais gostaram no filme? – E o que não gostaram?
– Onde ele se passa? 
– Qual é o enredo? 
– Os fatos podem acontecer na vida real? 
– Quem aparece no filme? 
– Qual o personagem favorito? Por quê? 


Passo 2- Pesquisa- Anote no trabalho

Quando o filme começa, aparece uma linda paisagem. Estamos na Antártica, no Pólo Sul, onde o inverno dura nove meses. Nessas condições, com o oceano se congelando, os únicos animais que ficam e conseguem sobreviver são os pinguins imperadores. Faça uma pesquisa sobre estes animais e relate-
a) Sua altura e peso
b) Diferenças entre os machos e as fêmeas
c) Alimentação- dieta
d) Descrição do habitat onde vive (temperatura, clima...)
e) Quem são seus principais predadores
f) Quanto tempo de vida tem seu ciclo 
g) curiosidades sobre esta espécie



Passo 3- Pesquisa- Anote no trabalho


Quando os pinguins escolhem seu par, eles se isolam e iniciam o acasalamento. Há um ritual que parece uma dança, em que eles encostam as cabeças e bicos. Fale a respeito das atividades instintivas das aves e de seu complexo processo de reprodução (rituais, monogamia, ovos, ninhos, alimentação dos filhotes etc.). 


Passo 4- Pesquisa - Anote no trabalho

a) Explique as principais adaptações dos pinguins para sobreviver na Antártida.

b) Diferencie  explicando e desenhando os fenômenos especiais que ocorrem devido à inclinação do eixo e aos movimentos da Terra, a aurora austral e boreal e o sol-da-meia-noite. 

c) Montem uma cadeia alimentar a partir das informações a seguir. 
• A cadeia alimentar antártica é particularmente frágil, pois depende majoritariamente de uma única espécie – o krill. 
• Krills, crustáceos, moluscos, peixinhos, sépias e outros animais marinhos de pequeno porte são a alimentação preferida dos pingüins. 
• Os predadores naturais dessa espécie incluem a orca, foca-leopardo e tubarões. 
• O petrel gigante (Macronectes giganteus) é a ave que mais predação exerce sobre o pingüim imperador, chegando a ser responsável pela morte de 34% das crias em algumas colônias. 

• Os principais predadores aquáticos são mamíferos: a foca-leopardo (Hydrurga leptonyx), que captura alguns adultos mas também juvenis que fazem os seus primeiros mergulhos, e a orca (Orcinus orca), que captura aves adultas.


Bom trabalho... não deixe para fazer na última hora, adiante-se! Ocupe seu tempo!

Para facilitar sua pesquisa...





Pessoal!!!!
Data marcada para entrega do nosso trabalho sobre o Filme- A marcha dos pinguins...
Dia 23 de Abril
Enviar para o Email- profegracitonin@gmail.com

Se você fez à mão, em seu caderno, pode tirar foto ou scanear.
Se você digitou, enviar o arquivo.

NÃO ESQUECER DE COLOCAR O NOME E A TURMA!!!!


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Plano de Ação II- Aulas programadas para as datas: 

7A- 8/04, 15/04, 22/04, 29/04
7B- 9/04, 16/04, 23/04, 30/04
7C- 9/04, 16/04, 23/04, 30/04



Aula referente aos dias 08 e 09 de Abril

1) Assista as videoaulas





Senão conseguir assistir aos vídeos, pode clicar nos links e vai direto para o YouTube.

https://www.youtube.com/watch?v=Wt4fci9xi2M&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=KMQEcbHmD5w&feature=youtu.be



2) Faça um resumo do que entendeu em seu caderno.


3) Copie as questões e as responda em seu caderno.





_________________________________________________________________________


Aula referente aos dias 15 e 16 de Abril





1) Correção das questões (atividades) da postagem anterior, por áudio- enviado via WhatsApp, dia 15 de Abril.

2) Exercícios de fixação- para serem feitos no caderno. Abrir link (arquivo em PDF)

https://drive.google.com/open?id=1zeXwafgDZcr4QYKyNygFRoV50xckjmD_

3) Colocar todas as atividades de Ciências em dia.


Observação


Conforme combinamos pelos grupos de whatsapp:

Para o Dia 21 de Abril- Fazer as atividades e postar fotos, no e-mail.
Não esqueça de colocar o seu nome, sua turma e anexar todas fotos no mesmo arquivo, colocar as datas das atividades no assunto.  


Para o Dia 23 de Abril- Trabalho sobre a Marcha dos pinguins.
Se você fez à mão, em seu caderno, pode tirar foto ou scanear. Se você digitou, enviar o arquivo.

Enviar para o Email- profegracitonin@gmail.com

NÃO ESQUECER DE COLOCAR O NOME E A TURMA!!!!


Bom trabalho!!!!

_______________________________________________________________________

Aula referente aos dias 22 e 23 de Abril

1) Correção das questões por áudio- via whatsapp do grupo da turma.

2) Videoaula sobre os Biomas Brasileiros- enfoque aos três Biomas- Cerrado, Floresta Amazônica e Caatinga.

3) Exercícios de fixação sobre os Biomas trabalhados- para serem feitos no caderno. Abrir link (arquivo em PDF)





Entregar a foto das atividades feitas no caderno até dia 28 de Abril.







Videoaula

Link do vídeo para acessar caso não consiga visualizar no Blog- 

Exercícios

https://drive.google.com/open?id=1ICyl-9wsLXMvsv_DYuUItAAOkfPN4sC4

Bom trabalho e até semana que vem!

_______________________________________________________________________

Aula referente aos dias 29 e 30 de Abril

1) Correção dos exercícios sobre Biomas, video no grupo de whatsapp (em 29 de abril).

2) Videoaula sobre os Biomas brasileiros- Mata Atlântica, Campos Sulinos e Pantanal. 


Clique no link...


Biomas brasileiros

 

Exercícios pelo google drive. Acesse o link para os exercícios.  Fazer no caderno.

https://docs.google.com/document/d/1V98pgmAdWvO3wqrMcMmO6modBE_aE_IoCVFNEFfCEX8/edit?usp=sharing

4) Material extra... acessem e divirtam-se!!!! Só clicar em...

Animação em multimídia- material da Editora Moderna

Biomas brasileiros - desmatamento  (clicar no link, salvar, abrir)



Estas atividades devem ser feitas, fotografadas e entregues pelo e-mail da Professora - profegracitonin@gmail.com)- identificadas com nome e turma e a data de realização do tema.

Entrega dia 5 de maio.

Bom trabalho! Abraços. Profe Graciela.

_________________________________________________________________________

RETORNO ÀS ATIVIDADES REMOTAS
_________________________________________________________________________

Olá Pessoal! 
Espero que estejam todos bem!

Estivemos este mês de maio em férias, antecipadas. Espero que tenham aproveitado para colocar as atividades em dia.
Segue nosso cronograma das atividades previstas para a primeira quinzena de Junho.
Prestem atenção as datas e forma de entrega das tarefas. Elas contam presença e são importantes para sua aprendizagem.
Bom trabalho!

Lembrem... dúvidas, no dia de nossa aula, pelo whatsapp do grupo da turma!

RELEMBRANDO HORÁRIO DE AULA

QUARTA-FEIRA- 13:10-15:00- TURMA 7A
                                
QUINTA-FEIRA-   13:10-15:00- TURMA 7C
                             15:20-17:10- TURMA 7B

_________________________________________________________________________

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES PARA O MÊS DE JUNHO


  • 01 DE JUNHO A 6 DE JUNHO- Estudantes que ainda não entregaram tarefas realizadas de 19 de Março a 30 de Abril- Devem fazer, tirar foto do caderno com a atividade pronta,  enviar para o E-mail da Professora, COM NOME, TURMA E A DATA DA TAREFA- profegracitonin@gmail.com. SOMENTE ESTA SEMANA!!!! Vale presença e é muito importante para sua aprendizagem.

  • Demais atividades seguem o cronograma abaixo...

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR MANTOVANI
CRONOGRAMA DE AULAS – 01/06/2020 ATÉ  30 de Junho de 2020
TURMA:     7A
DISCIPLINA:      CIÊNCIAS
PROFESSOR(A):       Graciela Tonin   

DATA
PERÍODO
HORÁRIO
CONTEÚDO
SUPORTE
DETALHAMENTO
03 de Junho
    


2 períodos- TURMA 7A



Disponível no dia da aula.
Exercícios de revisão sobre os Biomas brasileiros.
Aula  detalhada no Blog da Professora-
Copiar as questões e preencher as atividades no caderno. Tirar foto e enviar para o e-mail da Professora- com a data da aula, nome e turma-  profegracitonin@gmail.com. Prazo para entrega desta aula-  até dia 9 de junho. Atendimento de dúvidas pelo whatsapp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
10 de Junho



2 períodos- TURMA 7A



Disponível no dia da aula.
1) Correção do exercícios por áudio no WhatsApp da turma.
2) Trabalho avaliativo- orientações no Blog.
Aula  detalhada no Blog da Professora-
Correção das questões da aula anterior pelo whatsapp da turma.
Acessar link no Blog- trabalho avaliativo sobre o conteúdo do caderno- cadeias e teias alimentares,  Biomas brasileiros. RESPONDER E ENVIAR no dia da aula.
Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
17  de Junho
2 períodos- TURMA 7A

Disponível no dia da aula.
Correção das questões avaliativas, com esclarecimento de dúvidas
 ( através de videoaula).
Aula  detalhada no Blog da Professora-
Fazer a correção das questões avaliativas no caderno. Tirar foto e enviar para o e-mail da Professora- com a data da aula, nome e turma-  profegracitonin@gmail.com. Prazo para entrega desta aula-  até dia 23 de Junho.
Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
24 de Junho
2 períodos- TURMA 7A

Disponível no dia da aula.
Ecossistema aquáticos- Texto pelo link do Blog.
Exercícios de fixação.
Aula  detalhada no Blog da Professora-
Fazer a leitura do texto e a resolução das questões de fixação,  no caderno. Tirar foto e enviar para o e-mail da Professora- com a data da aula, nome e turma-  profegracitonin@gmail.com. Prazo para entrega desta aula-  até dia 30 de Junho.
Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.

TURMA:      7B
DISCIPLINA:      CIÊNCIAS
PROFESSOR(A):       Graciela Tonin   


DATA
PERÍODO
HORÁRIO
CONTEÚDO
SUPORTE
DETALHAMENTO
04 de junho

Quinta-feira

2 períodos- TURMA 7B

Disponível no dia da aula.
Exercícios de revisão sobre os Biomas brasileiros.
Correção por áudio- no grupo da turma, dia 10 de Junho.
Questões avaliativas para resolver em 24 horas, link no Blog.
Aula  detalhada no Blog da Professora-
Copiar as questões e preencher as atividades no caderno. Tirar foto e enviar para o e-mail da Professora- com a data da aula, nome e turma-  profegracitonin@gmail.com. Prazo para entrega desta aula-  até dia 09 de junho. Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
Acessar link no Blog- trabalho avaliativo sobre o conteúdo do caderno- cadeias e teias alimentares,  Biomas brasileiros. RESPONDER E ENVIAR no dia da aula.

11 de Junho



FERIADO


18 de Junho

Quinta- feira
2 períodos- TURMA 7B

Disponível no dia da aula.
Correção das questões avaliativas, com esclarecimento de dúvidas
 ( através de videoaula).
Aula  detalhada no Blog da Professora-
Fazer a correção das questões avaliativas no caderno. Tirar foto e enviar para o e-mail da Professora- com a data da aula, nome e turma-  profegracitonin@gmail.com. Prazo para entrega desta aula-  até dia 24 de Junho.
Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
25 de junho

Quinta-feira
2 períodos- TURMA 7B

Disponível no dia da aula.
Ecossistema aquáticos- Texto pelo link do Blog.
Exercícios de fixação.
Aula  detalhada no Blog da Professora-
Fazer a leitura e a resolução das questões de fixação,  no caderno. Tirar foto e enviar para o e-mail da Professora- com a data da aula, nome e turma-  profegracitonin@gmail.com. Prazo para entrega desta aula-  até dia 30 de Junho.
Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.


TURMA:      7C
DISCIPLINA:      CIÊNCIAS
PROFESSOR(A):       Graciela Tonin   


DATA
PERÍODO
HORÁRIO
CONTEÚDO
SUPORTE
DETALHAMENTO
04 de junho

Quinta-feira

2 períodos- TURMA 7B
TURMA 7C

Disponível no dia da aula.
Exercícios de revisão sobre os Biomas brasileiros.
Correção por áudio- no grupo da turma, dia 10 de Junho.
Questões avaliativas para resolver em 24 horas, link no Blog.
Aula  detalhada no Blog da Professora-
Copiar as questões e preencher as atividades no caderno. Tirar foto e enviar para o e-mail da Professora- com a data da aula, nome e turma-  profegracitonin@gmail.com. Prazo para entrega desta aula-  até dia 09 de junho. Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
Acessar link no Blog- trabalho avaliativo sobre o conteúdo do caderno- cadeias e teias alimentares,  Biomas brasileiros. RESPONDER E ENVIAR no dia da aula.

11 de Junho



FERIADO


18 de Junho

Quinta- feira
2 períodos- TURMA 7B
TURMA 7C

Disponível no dia da aula.
Correção das questões avaliativas, com esclarecimento de dúvidas
 ( através de videoaula).
Aula  detalhada no Blog da Professora-
Fazer a correção das questões avaliativas no caderno. Tirar foto e enviar para o e-mail da Professora- com a data da aula, nome e turma-  profegracitonin@gmail.com. Prazo para entrega desta aula-  até dia 24 de Junho.
Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
25 de junho

Quinta-feira
2 períodos- TURMA 7B
TURMA 7C

Disponível no dia da aula.
Ecossistema aquáticos- Texto pelo link do Blog.
Exercícios de fixação.
Aula  detalhada no Blog da Professora-
Fazer a leitura e a resolução das questões de fixação,  no caderno. Tirar foto e enviar para o e-mail da Professora- com a data da aula, nome e turma-  profegracitonin@gmail.com. Prazo para entrega desta aula-  até dia 30 de Junho.
Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.

Aula referente aos dias 03 e 04 de Junho

Olá pessoal! Estamos de volta!

Segue a aula desta semana, para as turmas 7A (quarta-feira) e 7B e 7C (quinta-feira). São exercícios do livro, mas como não recebemos ele, posto a foto.

Copiar as questões no caderno. Responder. Após terminar, tirar foto, enviar para e-mail da Professora- profegracitonin@gmail.com.  Por favor, não esquecer de colocar a data da atividade, seu nome e sua turma. 

Prazo para envio desta tarefa- até dia 9 de junho, para as três turmas! No dia 10 de junho, envio a correção das questões por áudio, para os grupos das turmas de whatsapp.

Estou à disposição para esclarecer dúvidas, durante nossa aula, nos períodos destinados a cada turma em específico. Chamar pelo grupo de whatsApp da turma.




Bom trabalho.

Obs... estudantes que ainda não enviaram suas atividades de março e abril, prazo final para entrega dia 06 de junho, SEM MAIS PRAZOS!









_________________________________________________________________________

ATIVIDADE PARA AS TURMAS 7A, 7B E 7C- Relativo as datas 10 e 11 de Junho.


Esta atividade é um teste para verificarmos como foi a aprendizagem  durante as aulas programadas, no período de março e abril.

Você deverá clicar no link de sua turma e terá 24 hs para responder. Pode observar seu caderno e suas anotações. O prazo para entrega deste teste é as 22h de amanhã, dia 11 de Junho.

Cuidado ao responder, leia bem as questões e após ter certeza da resposta, clique em ENVIAR. Depois de clicar em ENVIAR, você não terá mais como alterar suas respostas e nem responder a outro teste.    


LINK PARA TURMA 7A-  
https://forms.gle/sQsdzfmFTWdRBPmZ6


LINK PARA TURMA 7B- https://forms.gle/feyVqzkQMpFn8NTt9


LINK PARA A TURMA 7C-
https://forms.gle/YZQU7V6YWubYrZTaA


BOM TRABALHO!!!!!
NÃO PERCA O PRAZO!!!!


____________________________________________________________________

Aula referente aos dias 17 e 18 de Junho- 
Turmas 7A, 7B e 7C


Pessoal!

Aqui está o vídeo com a correção das questões sobre o teste avaliativo que realizamos na semana passada. (ainda carregando video, aguardem...)

A partir deste vídeo, fazer a correção das questões em seu caderno. 
Como fazer... copia o enunciado da questão e apenas a resposta completa.

Quando terminar, como sempre, tira a foto da atividade, envia para o e-mail com nome, turma e a data da atividade para profegracitonin@gmail.com

Abraços.

Caprichem na tarefa e não deixem acumular atividades...

Bom trabalho!!!

 Quem não conseguir ver o vídeo por aqui, clica em https://youtu.be/wzZ-ysFL6sY



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aula referente aos dias 24 e 25 de Junho- 
Turmas 7A, 7B e 7C

Olá pessoal!

Estamos trabalhando os Ecossistemas Brasileiros. Vamos retomar algumas coisas importantes...









Agora, vamos aprender um pouco mais sobre os ECOSSISTEMA AQUÁTICOS.

Para isso, clique no link abaixo, faça a leitura do texto e responda as questões  no caderno. Fique a vontade, se quiser imprimir.





Após terminar a tarefa, como de costume, SEMPRE, tirar foto da atividade, enviar para profegracitonin@gmail.com, com nome, turma e data da atividade.

PRAZO PARA ENTREGA- 30 DE JUNHO DE 2020.



BOM TRABALHO!

__________________________________________________________________

CRONOGRAMA DAS AULAS DO MÊS DE JULHO


CRONOGRAMA DE AULAS – 01/07/2020 ATÉ 31/07/2020
TURMA:     7A
DISCIPLINA:      CIÊNCIAS
PROFESSOR(A):       Graciela Tonin   

DATA
PERÍODO
HORÁRIO
CONTEÚDO
SUPORTE
DETALHAMENTO
01 de Julho
    
segunda-feira


2 períodos- 



Disponível no dia da aula.
1) Correção do exercícios por áudio no WhatsApp da turma.
2) Colocar todas as atividades atrasadas em dia e entregar.
Aula  detalhada no Blog da Professora-
Corrigir as questões no caderno. Tirar foto e enviar para o e-mail da Professora- com a data da aula, nome e turma-  profegracitonin@gmail.com. Prazo para entrega desta aula-  até dia 7 de juho. Atendimento de dúvidas pelo whatsapp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
08 de Julho

segunda-feira



2 períodos- 



Disponível no dia da aula.
1) Texto sobre as Ameaças aos ecossistemas e o desenvolvimento sustentável- 17 objetivos  de desenvolvimento sustentável.
2) Orientações sobre o trabalho avaliativo.
Aula  detalhada no Blog da Professora-
https://gracielabtonin.blogspot.com/p/7-ano.html

Link do google drive para o texto e o trabalho avaliativo.
Acessar link no Blog-  Leitura do texto sobre desenvolvimento sustentável e ameaças aos ecossistemas.
Orientações sobre o trabalho avaliativo- folder, infográfico ou campanha publicitária sobre os ODS. Entrega em 21 de Julho pelo e-mail profegracitonin@gmail.com.
Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
14  e 16 de Julho

Terça e quinta-feira
2 períodos- 

Disponível no dia da aula.
1) Ameaças aos ecossistemas- O impacto das ações humanas sobre o ambiente-revisão sobre a poluição do solo e a produção de lixo- Alimentos orgânicos. Compostagem caseira. A importância da coleta seletiva
O que diz a Legislação Ambiental- Lei nº 9.795/1999.
2) Montagem do experimento sobre a composteira caseira.
Aula  detalhada no Blog da Professora-
https://gracielabtonin.blogspot.com/p/7-ano.html

Link no google drive sobre o texto e o experimento.
Leitura do texto. Orientações sobre a montagem do experimento sobre a composteira caseira.
Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
21 e 23 de Julho

Terça e quinta-feira
2 períodos- 

Disponível no dia da aula.
1) Ameaças aos ecossistemas- a extração de minérios. Os efeitos do desmatamento e das queimadas.
2) Questões de fixação.
Aula  detalhada no Blog da Professora-
https://gracielabtonin.blogspot.com/p/7-ano.html

Link do google drive sobre o texto e as questões de revisão.
Fazer a leitura do texto. Responder as questões  o caderno. Tirar foto e enviar para profegracitonin@gmail.com.
Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
28 e 30  de Julho

Terça e quinta-feira
2 períodos- 

Disponível no dia da aula.
1) Exercícios de fixação e revisão da Unidade sobre A vida no Planeta Terra.
2) Montagem de um mapa conceitual.
Aula  detalhada no Blog da Professora-

Link do google drive sobre as questões de fixação.
Realizar os exercícios e o mapa conceitual no caderno. Tirar foto e enviar para profegracitonin@gmail.com.
Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.


CRONOGRAMA DE AULAS – 01/07/2020 ATÉ 31/07/2020
TURMA:      7B
DISCIPLINA:      CIÊNCIAS
PROFESSOR(A):       Graciela Tonin   


DATA
PERÍODO
HORÁRIO
CONTEÚDO
SUPORTE
DETALHAMENTO
02 de julho

Quinta-feira

2 períodos- 

Disponível no dia da aula.
Correção por áudio- no grupo da turma.

Aula  detalhada no Blog da Professora-
Corrigir as questões no caderno. Tirar foto e enviar para o e-mail da Professora- com a data da aula, nome e turma-  profegracitonin@gmail.com. Prazo para entrega desta aula-  até dia 09 de junho. Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.

9 de Julho

Quinta-feira
2 períodos- 



Disponível no dia da aula.
1) Texto sobre as Ameaças aos ecossistemas e o desenvolvimento sustentável- 17 objetivos  de desenvolvimento sustentável.
2) Orientações sobre o trabalho avaliativo.
Aula  detalhada no Blog da Professora-

link do google drive para texto e orientações do trabalho avaliativo.
Acessar link no Blog-  Leitura do texto sobre desenvolvimento sustentável e ameaças aos ecossistemas.
Orientações sobre o trabalho avaliativo- folder, infográfico ou campanha publicitária sobre os ODS. Entrega em 21 de Julho pelo e-mail profegracitonin@gmail.com.
Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
16 de Julho

Quinta-feira

2 períodos- 

Disponível no dia da aula.
1) Ameaças aos ecossistemas- O impacto das ações humanas sobre o ambiente-revisão sobre a poluição do solo e a produção de lixo- Alimentos orgânicos. Compostagem caseira. A importância da coleta seletiva
O que diz a Legislação Ambiental- Lei nº 9.795/1999.
2) Orientações sobre a Montagem do experimento.
Aula  detalhada no Blog da Professora-
https://gracielabtonin.blogspot.com/p/7-ano.html

Link do google drive para o texto e experimento.
Leitura do texto. Orientações sobre a montagem do experimento sobre a composteira caseira.
Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
23 de Julho

Quinta- feira
2 períodos- 

Disponível no dia da aula.
1) Correção das questões por áudio -via whatsapp.
2) Ameaças aos ecossistemas- a extração de minérios. Os efeitos do desmatamento e das queimadas.
3) Questões de fixação.
Aula  detalhada no Blog da Professora-
https://gracielabtonin.blogspot.com/p/7-ano.html

link do google drive para texto e questões.
Fazer a leitura do texto. fazer as questões de fixação no caderno. Tirar foto e enviar para profegracitonin@gmail.com. Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
30lde junho

Quinta-feira
2 períodos- 

Disponível no dia da aula.
1) Exercícios de fixação e revisão da Unidade sobre A vida no Planeta Terra.
2) Montagem de um mapa conceitual.
Aula  detalhada no Blog da Professora-
https://gracielabtonin.blogspot.com/p/7-ano.html

link do google drive para texto e questões.
Realizar os exercícios e o mapa conceitual no caderno. Tirar foto e enviar para profegracitonin@gmail.com.
Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.

CRONOGRAMA DE AULAS – 01/07/2020 ATÉ 31/07/2020
TURMA:      7C
DISCIPLINA:      CIÊNCIAS
PROFESSOR(A):       Graciela Tonin   


DATA
PERÍODO
HORÁRIO
CONTEÚDO
SUPORTE
DETALHAMENTO
02 de julho

Quinta-feira

2 períodos-


Disponível no dia da aula.
Correção por áudio- no grupo da turma.

Aula  detalhada no Blog da Professora-
Corrigir as questões no caderno. Tirar foto e enviar para o e-mail da Professora- com a data da aula, nome e turma-  profegracitonin@gmail.com. Prazo para entrega desta aula-  até dia 09 de julho.  Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.

09 de Julho

Quinta-feira
2 períodos- 



Disponível no dia da aula.
1) Texto sobre as Ameaças aos ecossistemas e o desenvolvimento sustentável- 17 objetivos  de desenvolvimento sustentável.
2) Orientações sobre o trabalho avaliativo.
Aula  detalhada no Blog da Professora-
https://gracielabtonin.blogspot.com/p/7-ano.html

link do google drive para texto e trabalho avaliativo.
Acessar link no Blog-  Leitura do texto sobre desenvolvimento sustentável e ameaças aos ecossistemas.
Orientações sobre o trabalho avaliativo- folder, infográfico ou campanha publicitária sobre os ODS. Entrega em 21 de Julho pelo e-mail profegracitonin@gmail.com.
Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
15 de Julho

Quarta-feira

2 períodos-


Disponível no dia da aula.
1) Ameaças aos ecossistemas- O impacto das ações humanas sobre o ambiente-revisão sobre a poluição do solo e a produção de lixo- Alimentos orgânicos. Compostagem caseira. A importância da coleta seletiva
O que diz a Legislação Ambiental- Lei nº 9.795/1999.
2) Orientações para a montagem do experimento.
Aula  detalhada no Blog da Professora-

link do google drive para texto e experimento.
Leitura do texto. 
Orientações para a montagem e realização do experimento sobre a composteira caseira.
Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
22 de Julho

Quarta- feira
2 períodos-


Disponível no dia da aula.
2) Ameaças aos ecossistemas- a extração de minérios. Os efeitos do desmatamento e das queimadas.
3) Questões de fixação.
Aula  detalhada no Blog da Professora-

link do google drive para texto e questões.
 Fazer a leitura do texto. Realizar as questões de revisão no caderno. Tirar foto e enviar para profegracitonin@gmail.com
Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
29 de julho

Quarta-feira
2 períodos-


Disponível no dia da aula.
1) Exercícios de fixação e revisão da Unidade sobre A vida no Planeta Terra.
2) Montagem de um mapa conceitual.
Aula  detalhada no Blog da Professora-

link do google drive para texto e questões.
Realizar os exercícios e o mapa conceitual no caderno. Tirar foto e enviar para profegracitonin@gmail.com.
Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.

___________________________________________

Aula referente aos dias 01 e 02 de Julho- 

Turmas 7A, 7B e 7C

Olá pessoal!!!!

Devido aos transtornos ocasionados pelo mau tempo desta semana, tive problemas com a Internet e não postei a aula. Na verdade, poucos colegas entregaram a correção, prevista para entrega em 30 DE JUNHO.

Vou postar a correção. quem ainda não fez, faça no caderno. Tira a foto e envia para o meu email- profegracitonin@gmail.com.

Os estudantes que enviarem a atividade após a postagem da correção aqui no Blog, não terão a mesma avaliação que os demais colegas, que já entregaram. Muito justo!!!!

Não percam os prazos.... não acumulem tarefas, pois fica cada vez mais difícil para entregar. SE ORGANIZEM.

Vou postar esta semana o cronograma das aulas para Julho, fica mais fácil para se organizarem.


BOM TRABALHO!!!!!



Segue a correção...


RESPOSTAS ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS

01) Temperatura, salinidade, movimentação da água, profundidade e incidência de raios solares. 
02)Marinho e de água doce 
03) ( b ) ( d ) ( a ) ( c ) 
04) Zona fótica e Zona afótica 
05) Os córregos, lagos, lagoas, geleiras, reservatórios subterrâneos e rios 
06) São áreas de solo saturado com água e que abrigam uma vegetação característica. 
07) lagos, lagoas, poças, reservatórios subterrâneos 
08) São área com água doce corrente. 
09) Por receberem nutrientes do rio e do mar. 
10) É um fenômeno natural que ocorre nos mares e ambientes de água doce, devido ao aumento da quantidade de microalgas. 
11) É o aumento de nutrientes e acumulação de matéria orgânica nas águas provocando diversas alterações na flora aquática. 
12) Ocorrem de maneira natural ou artificial, decorrente sobretudo, da poluição das águas pelo homem. 
13) Afetam o ambiente marinho e o homem. Nos mares, muitos peixes e outros organismos aquáticos que se alimentam do fitoplâncton podem morrer contaminados. Isso afeta a cadeia alimentar e provoca o desequilíbrio do ecossistema. Os seres humanos que ingerem essas algas ou animais contaminados podem sofrer com alterações gastrointestinais, irritações nas mucosas e pele, problemas circulatórios e respiratórios. 
14) A eutrofização ou eutroficação é um processo natural decorrente da acumulação excessiva de matéria orgânica provinda dos esgotos e pelo desenvolvimento de algas. 
15) É produzida pelos próprios elementos da natureza, ocorrendo de forma espontânea e lenta. 
16) Quando é provocada pelo homem e tem como principal causa a poluição das águas, falta de saneamento, acúmulo de lixo doméstico, despejo de efluentes nas águas e uso de fertilizantes que contaminam o lençol freático. Ocorre de forma rápida. 
17) A matéria orgânica é decomposta naturalmente, o seu excesso, todavia, altera esse processo fazendo com que as algas se desenvolvam e aumente a quantidade dos seres decompositores, como as bactérias aeróbicas. Esse processo ocorre em decorrência dos dejetos humanos e de animais e dos fertilizantes dos solos, que chegam às águas aumentando a quantidade de nutrientes disponíveis e fazendo proliferar as algas, que quando morrem tornam a água turva. A conseqüência é que a água fica contaminada e a sua utilização e consumo provocam doenças. 
18) Combate à poluição, investindo em coleta e tratamento de resíduos. 
19) É uma figura de linguagem que se refere às consequências do derramamento de petróleo no meio ambiente, especialmente no ecossistema marinho devido à atividade humana, sendo uma das formas mais agressivas de poluição ambiental. 

20) - risco de explosão e incêndio; - contaminar o suprimento de água potável; - impacto econômico no turismo e na extração de recursos marinhos; - afetar o ecossistema.



_______________________________________________________________________


Aula referente aos dias 08 e 09 de Julho- 

Turmas 7A, 7B e 7C

Olá pessoal!!

Estamos estudando os ecossistemas...
Agora é a vez de aprendermos mais sobre as ameaças a estes ecossistemas e o que fazer para impedir,  através do Desenvolvimento Sustentável.

Então, clique no link e vamos aprender mais... E atenção... no final deste texto, você encontrará informações sobre uma tarefa avaliativa- peso 10.

Bom trabalho!!!!!

https://documentcloud.adobe.com/link/track?uri=urn:aaid:scds:US:b0bb4962-13b8-46c3-9d69-935c98f8ae4b

Não percam o prazo para entrega... anotem e organizem-se!!!!!

Abraço.

Profe Graciela.

______________________________________________________________________________

MUDANÇA EM NOSSO HORÁRIO DE AULA DE CIÊNCIAS... (a contar de 13 de julho)

TERÇA                QUARTA                  QUINTA
7A (1 p.)                7C (2 p.)                    7B (2 p.)
                                                                 7A  (1 p.)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aula referente aos dias 14, 15 e 16 de Julho- 

Turmas 7A, 7B e 7C


BOA TARDE GALERINHA!!!!

Estamos estudando os ecossistemas e as ameaças a estes ambientes. Hoje vamos estudar um pouco mais sobre a poluição do Solo.

Então, clique no link e vamos aprender mais... 

E atenção... no final deste texto, você encontrará informações sobre uma tarefa avaliativa- peso 10... UM EXPERIMENTO!!!!!



BOM TRABALHO!!!!!


Dúvidas pelo whats da turma ou no privado da Profe, durante as nossas aulas. Vejam que alguns horários mudaram...

Até a próxima semana!!!! Não esqueçam de entregar o trabalho do infográfico, ou folder até dia 21 de julho (Esta data não muda!!!)

Abraços e se cuidem!!!!!


Profe Graciela.

===================================================================


Aula referente aos dias 21, 22 e 23 de Julho- 

Turmas 7A, 7B e 7C

Pessoal!

Fiz um vídeo com o meu experimento da composteira caseira... assistam. Para tirar dúvidas acessem o whatsapp da turma.



Se não conseguir ver o vídeo aqui, acesse este link- https://youtu.be/BhIRVPcrimQ

Este nosso trabalho é para ser entregue em agosto. Mas precisam montar a composteira logo, ainda esta semana, para que, em duas semanas comecem  a ver os resultados e concluir o relatório.


Passos para o trabalho...

1) Separar o material a ser utilizado e deixar pronto (cortar as garrafas e fazer o furo nas tampas)- material- garrafas pet, terra, minhocas (quem não tiver não precisa...), folhas secas e matéria orgânica.
2) Tirar foto do material e de cada fase da montagem do experimento (ou filmar- quem vai editar um vídeo do experimento).
3) No caderno (ou anotando num documento no computador) anotar a data de início do experimento e dizer o que foi feito. 
4) A cada dois dias, observar o experimento. Tirar foto ou filmar e anotar no caderno (ou no documento do computador) o que observou de diferente, o que está acontecendo.
5) Continuar assim, com o relatório, citando as datas e o que observou.

6) No final, no último dia, depois de duas semanas de observação, responder as seguintes perguntas (tudo ainda no relatório, no caderno ou no documento do computador):

a) O que aconteceu com os restos de alimentos que você colocou na composteira?

b) Qual a função das minhocas neste experimento?

c) Como é o nome do material formado com a matéria orgânica produzida?

d) Em que este material produzido pode ser utilizado?

e) Como é o nome do líquido que se formou no fundo da garrafa?

f) Se este material tivesse sido colocado no lixo, em vez da composteira, o que poderia ter acontecido  no aterro sanitário?

g) Você gostou de fazer esta atividade? Deixe sua avaliação...


Lembrem! Não demorem para iniciar este experimento, precisam de duas semanas para concluir. A data de entrega do trabalho prontinho- 11 de Agosto de 2020.


Bom trabalho!!!!!

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Aula referente aos dias 28, 29 e 30 de Julho- 

Turmas 7A, 7B e 7C

O assunto a ser trabalhado esta semana... Ameaças aos ecossistemas- extração de minérios, erosão, queimadas e desmatamento.

Vocês encontram material neste link abaixo.

Bom trabalho!!!!!

https://docs.google.com/document/d/1oPn78OLVQDG7fX6Wr4OE3ec7_bGCQMfLhtKLpBGde7Y/edit?usp=sharing


Abraços virtuais!!!!

________________________________________________________________________

ATENÇÃO TURMINHAS!!!!!

A PARTIR DO MÊS DE AGOSTO, TODAS AS ATIVIDADE DE CIÊNCIAS ESTARÃO POSTADAS NO GOOGLE CLASSROOM.

VOCÊ DEVE ENTRAR EM SUA CONTA EDUCAR, NA NOSSA SALA DE AULA VIRTUAL E REALIZAR AS ATIVIDADES POSTADAS NESTA PLATAFORMA.

QUALQUER DÚVIDA, SOLICITAR AJUDA NO GRUPO DO WHATSAPP DA TURMA!!!!


Abraço a todos.

Profe Graciela.



Um comentário: