Páginas

14/10/2014

Estudando genética...

Iniciamos nossos estudos com Genética. Vamos então lembrar:

GENÉTICA= ramo da ciência, da biologia, que estuda a hereditariedade;  o que herdamos e transmitiremos através dos nossos genes entre gerações.

GENES= unidades fundamentais desta hereditariedade. Controlam não só a estrutura e as funções metabólicas das células, mas também todo o organismo. Quando localizados em células reprodutivas, eles passam sua informação para a próxima geração.Quimicamente, cada gene é constituído por uma seqüência de DNA que forma nucleotídeos,  compostos por bases nitrogenadas.

CROMOSSOMOS= Cromossomos  são filamentos espiralados de cromatina, existente no suco nuclear de todas as células,  composto por DNA e proteínas. 
 CROMOSSOMOS
Cromossomo. (1) Cromatídeo. Cada um dos dois braços idênticos dum cromossomo depois da fase S. (2) Centrómero. O ponto de ligação de dois cromatídeos, onde se ligam os microtúbulos. (3) Braço curto. (4) Braço longo



CARIÓTIPO= O cariótipo  representa o conjunto diploide (2N) de cromossomos das células somáticas de um organismo; na espécie humana, as células somáticas possuem 46 cromossomos , ou seja: 
44+xx = 46 (feminino )
 44+xy= 46 (masculino)


O SITE planetabio.com TEM MAIS EXPLICAÇÕES SOBRE OS CONCEITOS DE GENÉTICA,  CLIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA QUE LEGAL:




Fontes: todabiologia.com; portalsaofrancisco.com.br; brasilescola.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário