8º ANO- Aulas programadas




Turmas 8A, 8B, 8C!!!!!



Durante estes dias em que permanecemos em casa como meio preventivo a Covid-19 vamos realizar nossas aulas através deste meio midiático.

Como iremos trabalhar...

As atividades aqui postadas devem ser copiadas no seu caderno. Assim que a Professora solicitar, você tira foto das atividade feitas em seu caderno e envia COM NOME E TURMA, para o e-mail da Professora. Quando solicitado!

Temos o nosso grupo no whatsapp e também no Google Classroom (google sala de aula).

FIQUE ATENTO AS POSTAGENS!!! Elas são feitas para a aula da semana. Podem haver solicitações avaliativas também.

LEIA TODAS AS INFORMAÇÕES!!!


Se precisar de ajuda, CONVERSAMOS PELO GRUPO DE WHATSAPP, no dia de nossa aula.

Bom trabalho a todos!!!



++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



Plano de Ação I- Aulas programadas para as datas: 

8A- 25/03 e 01/04
8B- 23/03 e 30/03
8C- 23/03 e 30/03

Trabalhamos em aula presencial uma dinâmica- Ritos de passagem. Conversamos sobre nossas lembranças infantis e também sobre nossas expectativas em relação ao futuro. Compartilhamos e foram momentos importantes para o nosso conhecimento e o da turma. 

Aula referente aos dias 23 e 25/03

Atividade 1- 
Agora, em sua casa, observe fotografias de sua infância em que você possa se ver sozinho e com pessoas amigas e familiares.
Se quiser, pode colar em seu caderno esta foto (escanear e imprimir uma cópia reduzida seria interessante). Anote em seguida:
- que mudanças você percebe em seu corpo?
- compare fisicamente você com as outras pessoas e diga  que diferenças você observa.
- descreva ou desenhe, como você se imagina daqui a 20 anos...

O objetivo destas reflexões é perceber, de fato, que mudamos ao longo da vida.
Seguimos o curso de nosso ciclo de vida, como característica expressiva de seres vivos que somos.


Atividade 2-
Observe as três figuras que seguem...






Estas figuras demonstram seres vivos e seus descendentes- plantas, aves e humanos.

Em seu caderno- copie as perguntas e responda...
- Conte o que sabe sobre como é o processo de reprodução destes três organismos.
- Por que esta capacidade é essencial para que a espécie continue existindo no planeta?
- Podemos dizer  que ser capaz de deixar descendentes é mais importante para a espécie do que para o indivíduo? Argumente contra ou a favor.
- Diferencie as reproduções sexuada e assexuada, citando seus principais tipos e citando exemplos. 


Olá! Atividades concluídas?

Então, vamos trabalhar mais um pouquinho...

Vimos anteriormente que a reprodução é uma das caraterísticas comuns a todos seres vivos. Através dela é possível garantir a perpetuação da espécie. Os seres vivos ao longo de sua trajetória de vida escolheram formas diferentes de completar seu ciclo. Sendo assim, plantas, fungos, animais, protistas e moneras garantem sua continuidade. Existem vantagens e desvantagens entre estes tipos de reprodução. 

Atividade 3- Em seu caderno, complete o quadro abaixo- 

Reprodução assexuada
Reprodução sexuada
Há fusão de gametas


Há variabilidade genética entre descendentes

sim
Há variabilidade genética de população
pequena

Quantidade de descendentes
grande

Tempo necessário para o crescimento da população

longo

Atividade 4- Agora, com base nos dados da tabela anote no caderno-

Vantagens e desvantagens da reprodução sexuada-
Vantagens e desvantagens da reprodução assexuada-

Descobrimos um fato...

Descendentes mais adaptados a determinadas condições ambientais tem maior possibilidade de sobreviver e deixar descendentes. As características vantajosas dos sobreviventes vão se perpetuando na espécie. Mais aptos, não significa mais fortes...
Chamamos isso de SELEÇÃO NATURAL.

Atividade 5- cite e explique como estes dois seres vivos  podem representar a seleção natural- o cacto e o bico-pau.

Ao fenômeno de sobrevivência dos seres vivos mais aptos- mais adaptados- surgem dois nomes de cientistas britânicos, renomados em sua época e com grande legado aos dias atuais- Charles Darwin e Alfred Wallace.


Aula referente aos dias 30 e 01/04

1) Correção dos exercícios por áudio- enviado via WathsApp para o grupo da turma.


2) Atividade avaliativa- 
Vamos preparar um material para ser entregue como forma avaliativa  para este 1º Trimestre de 2020.


Monte sua pastinha com uma capa bem criativa e a cada atividade postada aqui relativa ao Portfólio, acrescente aos seus trabalhos. Vamos começar?

Portfólio- atividade1

Para complementar o conteúdo de seleção natural vamos ler estes dois textos encontrados nos seguintes links...
http://chc.org.br/dois-pais-de-uma-teoria/
http://cienciahoje.org.br/coluna/charles-darwin-atual-e-necessario/

Faça um breve resumo, comparando as teorias destes dois cientistas, destacando aspectos divergentes e comum entre elas. Este resumo não vi para o caderno, vai para a pastinha, para montar seu Portfólio!!!! Certo? Bom trabalho... Este não tem data marcada ainda... aguarde!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Plano de Ação II-  Aulas programadas para as datas: 

8A- 08/04, 15/04, 22/04 e 29/04
8B- 06/04, 13/04, 20/04 e 27/04
8C- 06/04, 13/04, 20/04 e 27/04


_________________________________________________________________________


Aula referente aos dias 06 e 08/04

Olá pessoal!

Nossa aula hoje é uma revisão sobre os tipos de reprodução.

Vamos fazer uma aula diferente. Vocês deverão assistir aos dois vídeos (editados por mim...) e depois responder as questões que seguem, no caderno.

Senão conseguirem assistir direto pelo blog, clica no link abaixo, vai direto para o YouTube.


Links para acessar se não conseguiu visualizar...



Se não conseguir visualizar, clique nos links...

https://www.youtube.com/watch?v=rmiKrIqvPL8&feature=emb_err_watch_on_yt

https://www.youtube.com/watch?v=AlfxlRjVtmQ&feature=emb_err_watch_on_yt


Questões de fixação-

1) Um organismo apresenta reprodução sexuada durante uma fase da vida e assexuada em outra. Em qual dessas fases os descendentes devem apresentar maior semelhança com seus genitores? Por quê?

2) Em muitos organismos unicelulares, como as amebas, as células-filhas resultantes funcionam como organismos independentes; novas plantas podem surgir a partir de raízes ou mesmo de folhas; em certos animais, como a hidra, novos indivíduos surgem por brotamento.

a) A que tipo de reprodução se referem esses exemplos?
b) Faça um desenho representando esta reprodução.

3) Diferencie as reproduções sexuada por esporos e por brotamento, através de desenhos.

4) Nos seres humanos, somos capazes de regenerar pequenas regiões do corpo, como a pele ou um osso fraturado. No entanto, não conseguimos regenerar um membro, como a perna. Explique baseado no conceito de regeneração.

5) Diferencie as técnicas de alporquia e enxertia como métodos de reprodução assexuada.

6) Como a quantidade de gametas varia entre a fecundação externa e a interna?

7) Explique o que é alternância de gerações. Cite um exemplo.

8) Monte um quadro comparativo entre a reprodução das gimnospermas e das angiospermas, citando as principais diferenças e semelhanças.

9) Qual a importância dos agentes polinizadores em plantas que apresentam flores?

10) O que é uma flor hermafrodita?


_________________________________________________________________________




Aula referente aos dias 13 e 15/04

1) Correção das questões enviada por áudio aos grupos da turma, via WhatsApp (enviada em 13 de abril para todos os grupos).


Então...

Já vimos que a reprodução é a forma como os seres vivos perpetuam sua espécie e dão continuidade as suas vidas. Que este processo sofre a ação do ambiente, selecionando as espécies, através da Seleção Natural.


Entender como a vida surgiu é algo bastante complicado e alvo de discussão contínua no meio científico e religioso.
Nossa questão é  entender da melhor maneira possível como a ciência  tenta explicar tais fatos.


 origem da vida no planeta Terra é, sem dúvidas, um assunto que intriga toda a humanidade. Várias já foram as hipóteses criadas para explicar tal evento, porém até os dias atuais nenhuma foi completamente comprovada. Existem muitas teorias, vocês já devem tê-las estudado em anos anteriores... a hipótese heterotrófica, o Criacionismo, a Panspermia, A Teoria da Hipótese Heterotrófica e Autotrófica...

Primeiramente vamos relembrá-las.


Acesse o link e leia um pouco sobre elas...

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/origem-vida.htm

2) Leia os textos e anote no caderno, um breve resumo das ideias de cada teoria.


3) Assista os slides da apresentação, clicando no link. Anote no caderno o que entendeu sobre a origem da vida no Planeta Terra.





E assim, a vida em suas diversas formas se amplia, conquista ambientes, encanta... A Vida é simplesmente maravilhosa! Em todas as suas formas! 

E se quiser saber, conhecer mais sobre este assunto, assista ao documentário sobre a origem da Vida. Vale a pena!!!!!




Não esqueçam.... Assim que terminarem as atividades desta aula e das anteriores, enviar fotos das atividades do caderno, até segunda- feira, dia 20 de Abril para profegracitonin@gmail.com


Para melhor organização, quando enviar o e-mail, coloque seu nome, sua turma e diga quais os dias de tarefas que está enviando...  Lembrem-se... não é só sua presença, mas sua qualitativa também....

Bom trabalho! Até semana que vem!!!! Estou com saudades!!!!


________________________________________________________________________


Aula referente aos dias 20/04 e 22/04

1) Leitura do texto- Considerações iniciais-

E então turminha...
Muitas teorias tentam explicar a vida. Cada cientista, de seu jeito, em sua época, com seus recursos disponíveis, tenta demonstrar como seria possível neste planeta existir vida. Se ela surgiu vinda de um meteoro, de moléculas que se organizaram no fundo dos oceanos...

Vamos ler este texto da Revista Superinteressante e voltamos a conversar...

Como a vida começou

A origem da vida na Terra, há mais de 4 bilhões de anos, é uma das questões fascinantes da ciência. Até porque a vida não é algo inevitável em qualquer mundo.


(...)     Que se deseja saber exatamente quando se pergunta sobre a origem da vida? Não estamos falando de humanos ou mamíferos ou qualquer dos organismos com os quais convivemos no dia-a-dia. Ao contrário, estamos nos perguntando sobre a origem daquelas características comuns a todas as formas de vida conhecida. É notável que, até onde vai nossa compreensão, cada organismo na Terra baseia-se nas mesmas poucas moléculas orgânicas, das quais duas se destacam. Seus nomes já pertencem à linguagem cotidiana: quase todos ouvimos falar delas. Chamam-se proteínas e ácidos nucléicos.


As proteínas controlam a química e a arquitetura de cada célula. Toda enzima é uma proteína. Elas determinam o ritmo segundo o qual outras moléculas interagem. Elas guiam o metabolismo. Os ácidos nucléicos são as moléculas-mestras da vida. Com apenas umas poucas possíveis exceções, contém toda informação hereditária, todo conhecimento sobre como um organismo deve produzir uma nova geração do mesmo tipo de seus pais. Os ácidos nucléicos determinam quais proteínas devem ser feitas e quando. Também possuem a assombrosa  propriedade de fazer cópias idênticas de si mesmos a partir de blocos de construção moleculares cuja síntese haviam dirigido. São as eminências pardas moleculares por trás da vida na Terra.
Compreender a origem das proteínas e dos ácidos nucléicos certamente não é o mesmo que compreender a origem da vida, mas é um passo importante nessa direção. As moléculas em questão são enormemente complicadas. Mesmo uma simples proteína pode ser feita de alguns milhares de átomos  hidrogênio, carbono, nitrogênio, oxigênio e, ocasionalmente, enxofre.-., agrupados segundo uma precisa configuração. Muitas proteínas e a maioria dos ácidos nucléicos são ainda mais complicados. Essas moléculas, naturalmente, devem ter evoluído elas próprias, se tornando mais sofisticadas e aumentando grandemente em complexidade ao longo de 4 bilhões e tanto de vida na Terra. Assim, de que maneira simples ácidos nucléicos podem ter surgido na historia inicial do planeta?
O Universo consiste na maior parte de átomos de hidrogênio e hélio. Acrescentando-se carbono, nitrogênio e oxigênio, tem-se 99 por cento da massa do Universo. O Sol, Júpiter e os outros planetas gigantes, as estrelas, as galáxias  até o gás e a poeira no espaço entre as estrelas  são feitos principalmente  desses átomos. A Terra, por outro lado, compõe-se basicamente de silício, oxigênio, alumínio e ferro. Isso quer dizer que nosso planeta e os outros pequenos mundos que compreendem o interior do sistema solar são anomalias cósmicas. Apesar disso, os cientistas possuem provas excelentes de que a Terra se formou da mesma enorme nuvem giratória de gás e poeira da qual emergiram o Sol, rico em hidrogênio, Júpiter e o resto do sistema solar.
Por que os mundos do interior do sistema solar são tão diferentes agora? É quase certo que a resposta seja “porque eles são pequenos”. Da Terra atual, hidrogênio e hélio escapam rumo ao espaço. Nas franjas mais distantes da atmosfera da Terra, esses átomos ultraleves se deslocam rapidamente após colidir com átomos mais pesados. No tumulto das colisões moleculares na alta atmosfera, eles são os que mais tendem a adquirir velocidade de escape. Como um foguete voando a mais de 11 quilômetros por segundo, escapam da gravidade terrestre como um pequeno gotejamento de gás adentrando o quase-vácuo interplanetário.
Em contraste, a Lua e Mercúrio são tão pequenos, sua gravidade tão fraca que tem sido incapazes de reter qualquer atmosfera e muito menos algo remotamente parecido com um oceano. Em tais mundos, provavelmente nunca houve o menos ponto de apoio para o surgimento da vida. Por outro lado, hidrogênio, hélio e gases mais pesados não escapam de Júpiter, por exemplo, porque a massiva gravidade desse planeta mentem presas para sempre mesmo as moléculas mais simples, mais leves e mais rápidas.
A Terra, formada originalmente por típica matéria cósmica, deixou escapar quantidades enormes de hidrogênio e hélio. hoje, não sobrou quase nada. A atmosfera da Terra primitiva deve ter sido rica em gás hidrogênio e outros átomos quimicamente combinados com hidrogênio. O interior da Terra era, provavelmente rico em materiais similares que, muito tempo depois, devem ter sido trazidos à superfície por processos geológicos. Mesmo hoje, há vestígios de metano e outros gases ricos em hidrogênio ainda borbulhando em direção à superfície da Terra desde o remoto interior.
Assim, se quisermos entender a origem das proteínas e ácidos nucléicos, não podemos imaginar que a atmosfera da Terra primitiva fosse parecida com a atual. Em todo o caso , o oxigênio molecular na atual atmosfera é produzido por plantas verdes  e plantas verdes, naturalmente, não poderiam ter existido antes da origem da vida. Com tais raciocínios, o respeitado químico norte-americano Harold Urey e Stanley Miller, seu estudante de graduação na Universidade de Chicago no começo dos anos 50, prepararam um frasco de vidro contendo as moléculas ricas em hidrogênio que deveriam existir na primitiva atmosfera da Terra: hidrogênio, metano, amônia e água . (o velho ficou de fora porque não participa de reações químicas.)
No fundo do frasco, um pouco de água foi mantido fervendo, e uma carga elétrica  talvez similando relâmpagos na Terra primitiva  atravessou gás em cima. Com fervura mais rigorosa, tornou- se nitidamente rosa. Urey e Miller, muito excitados, observaram a cor mudar. Não havia dúvida de que moléculas orgânicas mais complexas tinham sido feitas a partir materiais muito simples, ricos em hidrogênio.
Experiências similares produziram dezenas de aminoácidos  a matéria-prima das proteínas – e todas as bases contendo e hidrogênio que compõe os ácidos nucléicos. Aprendemos que as proteínas e ácidos nucléicos surgem a partir de uma ampla variedade de condições, desde que os gases precursores sejam ricos em hidrogênio. E a descarga elétrica não é a única fonte de energia adequada – também servem luz ultravioleta, calor, raios gama, o estrondo ou as ondas de choque provocadas pelo impacto de meteoritos. No laboratório de Leslie Orgel, no Instituto Salk, em La Jolla, Califórnia, o processo foi levado parcialmente ao estágio seguinte: ácidos nucléicos simples foram encontrados no tubo de ensaio dirigindo a síntese de moléculas complementares  meio caminho andado para fazerem cópias idênticas de si mesmos.
Uma palavra sobre terminologia: moléculas como proteína e ácidos nucléicos são chamadas orgânicas porque constituem a vida  não porque somente a vida as sintetize. Como Urey, Miller e outros antes dele demonstram, o estofo da vida pode ser feito por processos naturais não- biológicos. Atualmente, dizer que uma molécula é orgânica significa apenas que ela contém átomos de carbono.
Do ponto de vista de um biólogo do século XIX, os sucessos de experiências como as de Urey e Miller são espantosos. ” É a pena se bobagem pensar atualmente na origem da vida”, escreveu Charles Darwin. ” É como pensar na origem da matéria.” Quão surpreso ele ficaria hoje! Há muito ainda por fazer. Ninguém realizou uma experiência como essa para, ao final, descobrir uma criatura, por mais simples que seja, rastejando para fora do tubo de ensaio. Muitos mistérios persistem. Não se sabe como sair dos ácidos nucléicos em instruíram a formação das primeiras proteínas – um problema chamado a origem do código genético. Não se entende a origem da primeira célula  um evento provavelmente muito mais complexo do que a origem da vida.
Esses passos adicionais podem levar décadas ou séculos para serem reconstruídos em laboratório. Mas é bom lembrar que a pesquisa moderna sobre a origem da vida têm apenas uns 35 anos. A natureza levou dezenas ou centenas de milhões de anos e dispunha de uma arena muito maior para realizar suas experiências. Nós até que nos saímos muito bem nesse breve período de pesquisa moderna. Há cientista atordoado com a nossa profunda ignorância a respeito de muitas fases dessa questão. Eles acham que jamais se conseguirá entender seus aspectos mais complexos e, por isso, anseiam por uma intervenção extraterrestre ou mesmo divina. Mais tais idéias não resolvem o problema da origem da vida: apenas adiam o momento de enfrentá-lo. Embora de modo algum subestimando a profundidade de nossa ignorância, é espantoso o quanto já aprendemos. Entender a origem da vida já não parece tarefa impossível. O progresso iniciado com Urey e Miller permanece como um marco da ciência moderna, o da compreensão do Universo e de nós próprios.
Fonte- https://super.abril.com.br/ciencia/como-a-vida-comecou/ Acesso em 20 de Abril de 2020.


2) Depois da leitura do texto, vamos procurar algumas palavras no dicionário e anotar seu significado no caderno-

a) proteínas-
b) ácidos nucleicos-
c) metabolismo-
d) enzimas-
e) eminência-
f) átomos- 
g) similando- 
h) síntese-
i) estofo-
   3) Interpretação do texto- O que você entendeu sobre este texto, vamos ver?Responda em seu caderno...

    a) Qual a explicação, as provas excelentes que os cientistas possuem, diante dos argumentos a respeito da formação do Universo e dos gases envolvidos, para que a Terra tenha sido um planeta favorável para o desenvolvimento da vida?


      b) O que de fato, o experimento de Urey e Milller conseguiu demonstrar?


     c) Quais eram os gases que faziam parte de sua composição da Terra primitiva? E quais os gases que temos hoje em nossa atmosfera?


      d) Por que entender a origem da vida já não parece  mais uma tarefa impossível?

4)  Considerações finais-


     Por natureza temos curiosidade de saber de onde viemos, se há vida em outros lugares. São sempre questionamentos que surgem durante as aulas, e geram debates calorosos. Não temos respostas, ou pelo menos, ainda não temos. A ciência evoluiu muito neste sentido, mas falta lapidar muitas incertezas.
Alguns fatos temos esclarecimento... 
    A vida na Terra só foi possível pois a  mesma sofreu uma série de transformações, por um longo período de tempo e a resultante disso foi a vida em suas diferentes formas, adaptada a diferentes ambientes e em constante modificação.
     Uma certeza porém temos: não conhecemos nem 1/3 das espécies vivas deste planeta, suas reais características atuais, nem desbravamos todos os lugares que nosso planeta esconde. Então, enquanto a ciência procura resolver tais mistérios, vamos desvendar o que nosso planeta tem.
       Vamos passar a estudar...  O PLANETA EM QUE VIVEMOS!

______________________________________________________________________________

Aula referente aos dias 27/04 e 29/04


1) Correção das questões e comentários do texto pelo grupo de whatsapp da turma.

2) Videoaula sobre o Planeta em que vivemos.



Se não conseguir visualizar, segue o link para acesso- https://youtu.be/s5_Q-03FRs0


3) Exercícios de fixação para serem feitos no caderno. Depois de prontos, tirar foto e enviar para o email da professora ( profegracitonin@gmail.com) , até dia 04 de maio. 




Bom trabalho! Até a próxima semana!!!!

_____________________________________________________________________________

RETORNO ÀS ATIVIDADES REMOTAS

_____________________________________________________________________

Olá Pessoal! 
Espero que estejam todos bem!

Estivemos este mês de maio em férias, antecipadas. Espero que tenham aproveitado para colocar as atividades em dia.
Segue nosso cronograma das atividades previstas para a primeira quinzena de Junho.
Prestem atenção as datas e forma de entrega das tarefas. Elas contam presença e são importantes para sua aprendizagem.
Bom trabalho!
Lembrem... dúvidas, no dia de nossa aula, pelo whatsapp do grupo da turma!

RELEMBRANDO HORÁRIO DE AULA

SEGUNDA-FEIRA- 13:10-15:00- TURMA 8C
                                15:20-17:10- TURMA 8B

QUARTA-FEIRA-   15:20-17:10- TURMA 8A

_________________________________________________________________________

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES PARA O MÊS DE JUNHO


  • 01 DE JUNHO A 6 DE JUNHO- Estudantes que ainda não entregaram tarefas realizadas de 19 de Março a 30 de Abril- Devem fazer, tirar foto do caderno com a atividade pronta,  enviar para o E-mail da Professora, COM NOME, TURMA E A DATA DA TAREFA- profegracitonin@gmail.com. SOMENTE ESTA SEMANA!!!! Vale presença e é muito importante para sua aprendizagem.

  • Demais atividades seguem o cronograma abaixo...
TURMA:     8B e 8C
DISCIPLINA:      CIÊNCIAS
PROFESSOR(A):       Graciela Tonin 



DATA
PERÍODO(S)
HORÁRIO
CONTEÚDO
SUPORTE
DETALHAMENTO
01 de junho
Segunda-feira
2 períodos- TURMA 8C
TURMA 8B


1º e 2º p.
3º e 4º p.
Atividade avaliativa- sobre reprodução dos seres vivos, origem da vida no planeta Terra, evolução, modificações do planeta para o surgimento da vida.

Link da atividade no google drive disponível na postagem do dia,   no Blog.

Blog da Professora-
Grupo de whatsapp da turma.
Acessar o link no Blog. Responder as questões e clicar em ENVIAR. Prazo de envio- até dia 04 de Junho (24 horas após a disponibilização no Blog).
Atendimento de dúvidas pelo whatsapp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
08 de Junho
Segunda-feira


2 períodos-
TURMA 8C
TURMA 8B




1º e 2º p.
3º e 4º p.
Videoaula- Correção das questões do teste avaliativo.

Confecção do Infográfico sobre a Lua. ( movimentos da lua, fases da lua, eclipes solar e lunar)

Blog da Professora-
Grupo de whatsapp da turma.
Assistir a videoaula no Blog. Assistir os vídeos no Blog da Professora.
Construção do Infográfico sobre a Lua. Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
Tirar foto da atividade no caderno e enviar para profegracitonin@gmail.com.
15 de Junho
Segunda-feira
2 períodos-
TURMA 8C
TURMA 8B


1º e 2º p.
3º e 4º p.
Confecção do Infográfico sobre a Lua.

Exercícios de revisão e fixação sobre a Lua.
Blog da Professora-
Grupo de whatsapp da turma.
Continuação com a Construção do Infográfico sobre a Lua.
Exercícios de fixação sobre a Lua.
Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
Tirar foto da atividade no caderno e enviar para profegracitonin@gmail.com.
22 de Junho
 Segunda-feira
2 períodos
Turma 8B
3º e 4º p.
Correção de exercícios por videoaula.
Previsão do Tempo-Tempo e clima. Mapa da previsão  do Tempo- interpretação de símbolos.
Blog da Professora-
Grupo de WhatsApp da turma.
Infográfico com informações sobre a previsão do tempo. Questões de fixação.
Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
Tirar foto da atividade no caderno e enviar para profegracitonin@gmail.com.

23 de junho
Terça-feira

24 de Junho
Quarta-feira
Turma 8C
1 período



1 período

3º p.



1º p.
Correção de exercícios por videoaula.
Previsão do Tempo-Tempo e clima. Mapa da previsão  do Tempo- interpretação de símbolos.
Blog da Professora-
Grupo de WhatsApp da turma.
Infográfico com informações sobre a previsão do tempo. Questões de fixação.
Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
Tirar foto da atividade no caderno e enviar para profegracitonin@gmail.com.

TURMA:     8A
DISCIPLINA:      CIÊNCIAS
PROFESSOR(A):       Graciela Tonin 

DATA
PERÍODO
HORÁRIO
CONTEÚDO
SUPORTE
DETALHAMENTO
03 de junho
Quarta-feira
2 períodos- TURMA 8A

3º e 4º períodos
Atividade avaliativa- sobre reprodução dos seres vivos, origem da vida no planeta Terra, evolução, modificações do planeta para o surgimento da vida.

Link da atividade no google drive disponível na postagem do dia,   no Blog.

Blog da Professora-
Grupo de WhatsApp da turma.
Acessar o link no Blog. Responder as questões e clicar em ENVIAR. Prazo de envio- até dia 04 de Junho (24 horas após a disponibilização no Blog).
Atendimento de dúvidas pelo whatsapp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
10 de Junho
Quarta-feira
2 períodos- TURMA 8A
3º e 4º períodos
Videoaula- Correção das questões do teste avaliativo.

Confecção do Infográfico sobre a Lua. ( movimentos da lua, fases da lua, eclipes solar e lunar)

Blog da Professora-
Grupo de WhatsApp da turma.
Assistir a videoaula no Blog. Assistir os vídeos no Blog da Professora.
Construção do Infográfico sobre a Lua. Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
Tirar foto da atividade no caderno e enviar para profegracitonin@gmail.com.
17 de Junho
Quarta-feira
2 períodos- TURMA 8A
3º e 4º períodos
Confecção do Infográfico sobre a Lua.

Exercícios de revisão e fixação sobre a Lua.
Blog da Professora-
Grupo de WhatsApp da turma.
Continuação com a Construção do Infográfico sobre a Lua.
Exercícios de fixação sobre a Lua.
Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
Tirar foto da atividade no caderno e enviar para profegracitonin@gmail.com.
22 de  Junho

Segunda-feira
2 períodos- TURMA 8A
1º e 2º períodos
Correção de exercícios por videoaula.
Previsão do Tempo-Tempo e clima. Mapa da previsão  do Tempo- interpretação de símbolos.
Blog da Professora-
Grupo de WhatsApp da turma.
Infográfico com informações sobre a previsão do tempo. Questões de fixação.
Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
Tirar foto da atividade no caderno e enviar para profegracitonin@gmail.com.


ATIVIDADES PARA AS TURMAS 8B E 8C- 
AULA DIA  01 de junho- Segunda-feira


Ler com calma, responder as questões. Se necessário pode fazer leitura das suas anotações no caderno. 
Após feito o teste, clicar em ENVIAR (Faça e reveja todas as respostas DEPOIS  de clicar em Enviar, você não terá acesso novamente para refazer). 
O resultado de seu teste, sai na hora  após  clicar em Enviar.

Prazo de envio- até dia 02 de Junho (24 horas após a disponibilização no Blog- o prazo encerra às 22h). Não perca este prazo!!!

Atendimento de dúvidas pelo whatsapp da turma,  durante o período da aula- à tarde.


Link para a atividade avaliativa da turma 8B-

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfe-t8f9faRPLIzywKESbuMbMF4NbtWELG4c4LtgcH9FSNMsg/viewform?usp=sf_link



Link para a atividade avaliativa da turma 8C-

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc2zKObhWaUn6BtDHRWwLRNHmQjP1_AD87vkrTCW2tgUgQntA/viewform?usp=sf_link


Bom trabalho!
_________________________________________________________________

ATIVIDADES PARA A TURMAS 8A- 
AULA DIA  03 de junho- Quarta-feira


Acessar o link da sua turma abaixo.

Ler com calma, responder as questões. Se necessário pode fazer leitura das suas anotações no caderno. 
Após feito o teste, clicar em ENVIAR (Faça e reveja todas as respostas DEPOIS  de clicar em Enviar, você não terá acesso novamente para refazer). 
O resultado de seu teste, sai na hora  após  clicar em Enviar.

Prazo de envio- até dia 04 de Junho (24 horas após a disponibilização no Blog- o prazo encerra às 22h). Não perca este prazo!!!

Atendimento de dúvidas pelo whatsapp da turma,  durante o período da aula- hoje à tarde.


Link para a atividade avaliativa da turma 8A-

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc01bLp2tlhGKApG2eSz72_vgdAEQ8APjr3WkNt_Kd7gdROzw/viewform?usp=sf_link


Bom trabalho!

_______________________________________________________________

ATIVIDADES PARA AS TURMAS 8C E 8B-
Aula para o dia  08 de junho- Segunda-feira 

TURMA 8A-  Aula para o dia 10 de junho- Quarta-feira

1) Videoaula com a resolução das questões sobre o teste avaliativo. Clique no link abaixo...


https://www.loom.com/share/04c4f5efc8ce451980db87f62fb30590



2) Assistir os vídeos nos link abaixo.




Texto para leitura- A origem da Lua- https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgiu-a-lua/


  • Os movimentos da Lua-
       Vídeo 1- https://www.youtube.com/watch?v=2cBkW63JzZw









Agora, depois de assistir aos vídeos, você irá produzir um INFOGRÁFICO.


Este material deve conter as seguintes informações... o que é a lua, qual sua origem, movimentos de traslação e rotação da lua, o que é eclipse lunar e solar. Você pode utilizar imagens, pequenos textos, links,... use sua imaginação. O importante é trazer a informação sobre os itens da lua com criatividade visual. Cuidado para não fazer resumos... Procure modelos de infográficos educativos na Internet e... BOM TRABALHO!!!!

Este material deve ser produzido no computador (ou celular) e assim que estivermos utilizando o Classroom, irei solicitar sua postagem neste ambiente. Portanto, você terá 15 dias para construir seu Infográfico- ele deve estar pronto até dia 22 de junho.

Qualquer dúvida, estou à disposição no grupo de whatsapp da turma, em seu horário de aula.


_________________________________________________________________________________

ATIVIDADES PARA AS TURMAS 

8C E 8B- Aula para o dia  15 de junho- Segunda-feira 

TURMA 8A-  Aula para o dia 17 de junho- Quarta-feira


Olá pessoal!    Espero que estejam todos bem! Leiam com atenção!

Informações sobre as aulas desta semana (15 e 17 de Junho)

1- Estamos fazendo a conta Educar e o acesso ao Google Classroom com esta conta nova.
Quem já fez, aguarde orientações. Quem não fez ainda, providencie até hoje, dia 15 de Junho, sem falta!!!! Se precisar de ajuda, pedir no grupo do whatsapp ou no privado.

2- Temos uma tarefa em andamento, o INFOGRÁFICO sobre a Lua(tarefa da aula anterior).
Este trabalho, avaliativo, deverá estar pronto para o dia 22 de Junho. Portanto, esta semana vocês tem tempo para irem organizando o Infográfico. Deixar pronto. Ele vai ser postado já na sala de aula virtual. Vamos combinar uma data depois.

3- Para esta semana, vou deixar exercícios de fixação sobre a Lua. Acredito que este conteúdo seja uma revisão, portanto, se alguém tiver dúvidas, pode solicitar, no grupo da turma, durante as nossas aulas e no nosso HORÁRIO DE AULA.





Assim que terminarem as questões de fixação, postem a foto da atividade, COM NOME, TURMA E A DATA DESTA ATIVIDADE,  em meu e-mail profegracitonin@gmail.com


Bom trabalho! Se cuidem! Agora mais ainda, visto que o número de casos em nossa cidade tem aumentado, e muito! Abraço.

______________________________________________________________________

Oi amigos!!!! Tivemos uma mudança em nossos horários! A partir de 22 de Junho...

Segunda             Terça                 Quarta
8A (2 p)               8C  (1p)            8C(1p)
8B  (2 p)
______________________________________________________________________________

ATIVIDADES PARA AS TURMAS 

8A E 8B- Aula para o dia  22 de junho- Segunda-feira 

TURMA 8C-  Aula para o dia 23 e 24 de junho- Terça e quarta-feira

1)  Correção das questões da aula passada. Enviei video para o grupo de whatsapp da turma.







Link para visualizar- 
 Parte I- https://www.youtube.com/watch?v=nBFYmv3KkfM

Parte II- https://youtu.be/e3ugPrQN5ow



2) Preparei um Infográfico com a aula de hoje, sobre Previsão do Tempo.... espero que gostem... Tem texto e questões para vocês responderem no caderno. Bom trabalho!






Se não estiver vendo, pode acessar o link...


https://www.canva.com/design/DAD_653NNls/DeFtOoISJMAxR1oinhQBMg/view?utm_content=DAD_653NNls&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=sharebutton




Até a próxima semana!

_________________________________________________________________


Aula referente aos dias- 29 e 30 de Junho e 01 de Julho
Para as turmas 8A, 8B, 8C

Boa tarde pessoal!

Estamos trabalhando sobre CLIMA e TEMPO. Vimos sua diferença e aprendemos a interpretar um mapa de previsão do tempo.

Agora, vamos entender um pouco sobre os fatores que influenciam a previsão do tempo.
Na aula de hoje, vamos ver a temperatura, a umidade e a pressão do ar.

Clique no link. Você terá um texto sobre o assunto, com questões para serem respondidas no caderno.

https://docs.google.com/document/d/1aErX6k_xcneRzpkaaDQnQ-PpPu8KIqtP8A2wB4f2R4o/edit?usp=sharing

Para saber mais sobre este assunto, entender melhor, acesse o link ou assista o video aqui  no Blo



https://www.youtube.com/watch?v=ciWTNUeWADA




https://www.youtube.com/watch?v=C9mya2G6Ux8



Não esqueçam... feita a atividade, tirar foto e enviar para profegracitonin@gmail.com
Com  nome, turma e a data da atividade.

Não se atrase, as tarefas começam a acumular. Logo teremos um teste avaliativo....
Preparem-se!!!!!!

Um abraço!!!!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DE JULHO
TURMA 8A


DATA
PERÍODO
HORÁRIO
CONTEÚDO
SUPORTE
DETALHAMENTO
06 de julho

Segunda-feira
2 períodos-

1º e 2º períodos
1) Correção das questões por áudio- whatsapp da turma.
2) Texto- Fatores que influenciam no clima- as nuvens, as massas de ar, os ventos, a pluviosidade. Aparelhos- anemômetro, biruta, pluviômetro.
3) Orientações sobre o trabalho avaliativo- Repórter do Tempo.
Blog da Professora-
Grupo de WhatsApp da turma.
Acessar o link no Blog. Fazer a leitura do texto sobre fatores  que influenciam no clima.
Ler as orientações sobre o trabalho avaliativo- repórter do tempo- pesquisa sobre os tipos de nuvens e sua formação em relação ao tempo, diferenciar tornados, furacões e ciclones, pesquisar uma notícia relacionada ao ciclone -bomba que passou pelo RS.
Tirar foto da atividade no caderno e enviar para profegracitonin@gmail.com, até 13 de JULHO. Atendimento de dúvidas pelo whatsapp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
13 de Julho

Segunda-feira
2 períodos-
1º e 2º períodos
1) Exercícios de fixação e revisão da Unidade. Esclarecimento de dúvidas pelo whatsapp da turma.
Blog da Professora-
Grupo de WhatsApp da turma.
Acessar o link no Blog. Responder as questões no caderno. Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
Tirar foto da atividade no caderno e enviar para profegracitonin@gmail.com
20 de  Julho

Segunda-feira
2 períodos-
1º e 2º períodos
1) Orientações sobre a montagem dos experimentos com os aparelhos utilizados para auxiliar na previsão do tempo- anemômetro, simulador de vento, pluviômetro.
Blog da Professora-
Grupo de WhatsApp da turma.
Acessar o link do Blog. Orientações de como montar os experimentos. O estudante escolhe um dos experimentos. Faz a montagem e execução. Monta um relatório dos resultados. Faz um vídeo demonstrando o funcionamento e posta para a Professora(plataforma a definir).
27 de Julho

Segunda-feira
2 períodos

1º e 2º períodos
Atividade avaliativa- sobre O Planeta em que vivemos- Sol, Terra e Lua- rotação e translação, estações do ano, eclipses, fases da lua, clima e previsão do tempo.

Link da atividade no google drive disponível na postagem do dia,   no Blog e whatsapp da turma.
Blog da Professora-

Acessar o link no Blog. Responder as questões e clicar em ENVIAR. Prazo de envio- 24 hs após a liberação do link de acesso, no Blog e whatsapp.
Atendimento de dúvidas pelo whatsapp da turma,  durante o período da aula- à tarde.

TURMA 8B

DATA
PERÍODO
HORÁRIO
CONTEÚDO
SUPORTE
DETALHAMENTO
06 de julho

Segunda-feira
2 períodos-

1º e 2º p.
1) Correção das questões por áudio- whatsapp da turma.
2) Texto- Fatores que influenciam no clima- as nuvens, as massas de ar, os ventos, a pluviosidade. Aparelhos- anemômetro, biruta, pluviômetro.
3) Orientações sobre o trabalho avaliativo- Repórter do Tempo.
Blog da Professora-
Grupo de WhatsApp da turma.
Acessar o link no Blog. Fazer a leitura do texto sobre fatores  que influenciam no clima.
Ler as orientações sobre o trabalho avaliativo- repórter do tempo- pesquisa sobre os tipos de nuvens e sua formação em relação ao tempo, diferenciar tornados, furacões e ciclones, pesquisar uma notícia relacionada ao ciclone -bomba que passou pelo RS.
Tirar foto da atividade no caderno e enviar para profegracitonin@gmail.com, até 13 de JULHO. Atendimento de dúvidas pelo whatsapp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
13 de Julho

Segunda-feira
1 período
3 p.
Exercícios de fixação e revisão da Unidade. Esclarecimento de dúvidas pelo whatsapp da turma.
Blog da Professora-
Grupo de WhatsApp da turma.
Acessar o link no Blog. Responder as questões no caderno. Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
Tirar foto da atividade no caderno e enviar para profegracitonin@gmail.com
14 de julho

Terça-feira
1 período
3 p.
Continuação dos exercícios de fixação no caderno.
Esclarecimento de dúvidas pelo whatsapp da turma.
Blog da Professora-
Grupo de WhatsApp da turma.
Acessar o link no Blog. Responder as questões no caderno. Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
Tirar foto da atividade no caderno e enviar para profegracitonin@gmail.com
20 de  Julho

Segunda-feira
1 período
3 p.
Orientações sobre a montagem dos experimentos com os aparelhos utilizados para auxiliar na previsão do tempo- anemômetro, simulador de vento, pluviômetro.
Blog da Professora-
Grupo de WhatsApp da turma.
Acessar o link do Blog. Orientações de como montar os experimentos. O estudante escolhe um dos experimentos. Faz a montagem e execução. Monta um relatório dos resultados. Faz um vídeo demonstrando o funcionamento e posta no whatsapp da Professora.
21 de julho

Terça-feira
1 período
3 p.
Continuação da montagem dos experimentos
Blog da Professora-
Grupo de WhatsApp da turma.
Acessar o link do Blog. Orientações de como montar os experimentos. O estudante escolhe um dos experimentos. Faz a montagem e execução. Monta um relatório dos resultados. Faz um vídeo demonstrando o funcionamento e posta no whatsapp da Professora. Data da entrega (a definir).
27 de Julho

Segunda-feira
1 período
3 p.
Atividade avaliativa- sobre O Planeta em que vivemos- Sol, Terra e Lua- rotação e translação, estações do ano, eclipses, fases da lua, clima e previsão do tempo.

Link da atividade no google drive disponível na postagem do dia,   no Blog e whatsapp da turma.
Blog da Professora-

Acessar o link no Blog. Responder as questões e clicar em ENVIAR. Prazo de envio- até dia 28 de Julho (24 horas após a disponibilização no Blog).
Atendimento de dúvidas pelo whatsapp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
28 de Julho

Terça-feira
1 período
3 p.
Conclusão da Atividade avaliativa- sobre O Planeta em que vivemos- Sol, Terra e Lua- rotação e translação, estações do ano, eclipses, fases da lua, clima e previsão do tempo.

Link da atividade no google drive disponível na postagem do dia,   no Blog e whatsapp da turma.
Blog da Professora-

Acessar o link no Blog. Responder as questões e clicar em ENVIAR. Prazo de envio- até dia 28 de Julho (24 horas após a disponibilização no Blog).
Atendimento de dúvidas pelo whatsapp da turma,  durante o período da aula- à tarde.


TURMA 8C

DATA
PERÍODO
HORÁRIO
CONTEÚDO
SUPORTE
DETALHAMENTO
01 de Julho

Quarta-feira
1 período
1º p.
1) Texto-Fatores relacionados a previsão do tempo-umidade do ar, temperatura e pressão atmosférica. Influência dos ventos sobre as chuvas.
2) Questões de fixação.
Blog da Professora-
Grupo de WhatsApp da turma.
Acessar o link no Blog. Fazer a leitura do texto sobre fatores relacionados à previsão do tempo. Responder as questões no caderno.
Tirar foto da atividade no caderno e enviar para profegracitonin@gmail.com. Atendimento de dúvidas pelo whatsapp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
07 de julho

Terça-feira
1 período

3ºp.
Correção das questões por áudio- whatsapp da turma.

Blog da Professora-
Grupo de WhatsApp da turma.
Fazer a correção das questões no caderno.
Tirar foto da atividade no caderno e enviar para profegracitonin@gmail.com. Atendimento de dúvidas pelo whatsapp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
08 de Julho

Quarta-feira

1 período
1º p.
1) Texto- Fatores que influenciam no clima- as nuvens, as massas de ar, os ventos, a pluviosidade. Aparelhos- anemômetro, biruta, pluviômetro.
2) Orientações sobre o trabalho avaliativo- Repórter do Tempo.
Blog da Professora-
Grupo de WhatsApp da turma.
Acessar o link no Blog. Fazer a leitura do texto sobre fatores  que influenciam no clima.
Ler as orientações sobre o trabalho avaliativo- repórter do tempo- pesquisa sobre os tipos de nuvens e sua formação em relação ao tempo, diferenciar tornados, furacões e ciclones, pesquisar uma notícia relacionada ao ciclone -bomba que passou pelo RS.
Tirar foto da atividade no caderno e enviar para profegracitonin@gmail.com, até 13 de JULHO. Atendimento de dúvidas pelo whatsapp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
13 de Julho

Segunda-feira
1 período
4º p.
Exercícios de fixação e revisão da Unidade. Esclarecimento de dúvidas pelo whatsapp da turma.
Blog da Professora-
Grupo de WhatsApp da turma.
Acessar o link no Blog. Responder as questões no caderno. Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
Tirar foto da atividade no caderno e enviar para profegracitonin@gmail.com
14 de Julho

Terça-feira
1 período
1º p.
Correção dos exercícios de fixação e revisão.
Blog da Professora-
Grupo de WhatsApp da turma.
Acessar o link no Blog. Responder as questões no caderno. Atendimento de dúvidas pelo WhatsApp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
Tirar foto da atividade no caderno e enviar para profegracitonin@gmail.com
20 de  Julho

Segunda-feira
1 período
4º p.
Orientações sobre a montagem dos experimentos com os aparelhos utilizados para auxiliar na previsão do tempo- anemômetro, simulador de vento, pluviômetro.
Blog da Professora-
Grupo de WhatsApp da turma.
Acessar o link do Blog. Orientações de como montar os experimentos. O estudante escolhe um dos experimentos. Faz a montagem e execução. Monta um relatório dos resultados. Faz um vídeo demonstrando o funcionamento e posta para a Professora (plataforma a definir).
21 de Julho

Terça-feira
1 período
1º p.
Continuação coma montagem dos experimentos.
Blog da Professora-
Grupo de WhatsApp da turma.
Acessar o link do Blog. Orientações de como montar os experimentos. O estudante escolhe um dos experimentos. Faz a montagem e execução. Monta um relatório dos resultados. Faz um vídeo demonstrando o funcionamento e posta no whatsapp da Professora.
27 de Julho

Segunda-feira
1 período
4º p.
Atividade avaliativa- sobre O Planeta em que vivemos- Sol, Terra e Lua- rotação e translação, estações do ano, eclipses, fases da lua, clima e previsão do tempo.

Link da atividade no google drive disponível na postagem do dia,   no Blog e whatsapp da turma.
Blog da Professora-

Acessar o link no Blog. Responder as questões e clicar em ENVIAR. Prazo de envio- até dia 28 de Julho (24 horas após a disponibilização no Blog).
Atendimento de dúvidas pelo whatsapp da turma,  durante o período da aula- à tarde.
28 de Julho

Terça-feira
1 período
1º p.
Continuação com a atividade avaliativa.
Blog da Professora-

Acessar o link no Blog. Responder as questões e clicar em ENVIAR. Prazo de envio- até dia 28 de Julho (24 horas após a disponibilização no Blog).
Atendimento de dúvidas pelo whatsapp da turma,  durante o período da aula- à tarde.

Aula referente aos dias- 6 de Julho para as turmas 8A e 8B e dias 7 e 8 de Julho para a turma 8C


E ai galerinha! 
Estas semanas não estão fáceis em termos de pandemia e clima, não é mesmo?

Falando em clima, e tempo, que ciclone bomba foi aquele de terça-feira, dia 30 de Junho?

Mas, o que é um ciclone? É o mesmo que tornado? Furacão é pior que tornado?
Como eles se formam e que condições são necessárias para que se formem....

Este é um caso para o famoso Sherlock Holmes...

Que nada! Nós mesmos vamos descobrir mais sobre este assunto que além de estar acontecendo em tempo real, é muuuuiiitoooo interessante. 

Preparado?  Bora lá.... vamos pesquisar....e nos informar...TRABALHO AVALIATIVO- PESO 10,0

Clique no link da aula.... e veja sobre o trabalho avaliativo...

https://docs.google.com/document/d/1TMjLXb2UGHtOPtz7YMS3w3GQIITu0fMOj_T3_ptf7xo/edit?usp=sharing


Bom trabalho!  Caprichem! Não percam o prazo de entrega... 13 de JULHO.


Até a próxima semana!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mudança em nosso horário de aula...  (A contar de 13 de Julho)

Segunda- feira                    Terça- feira

8A - 1º e 2º períodos           8C- 1º período
8B - 3º período                    8B - 3º período 
8C - 4º período
==========================================================

Aula referente aos dias- 13 de Julho para as turmas 8A e 8C e 8B e  14 de Julho para as turmas 8B e 8C
Boa tarde, pessoal!

Estamos trabalhando sobre Previsão do Tempo...
Já vimos a diferença entre clima e tempo, os fatores que  que influenciam no tempo- umidade e pressão do ar atmosférico, a temperatura do ar, a influência dos ventos, as  nuvens, as massas de ar, a pluviosidade, aparelhos utilizados para medir o tempo...

Agora vamos ver se aprendemos bem este conteúdo fazendo exercícios de revisão e fixação.
Copie as questões e resolva em seu caderno...
Ao terminar, tire foto e envie com data, nome e turma para profegracitonin@gmail.com

BOM TRABALHO!

Data da entrega, até a próxima aula, dia 20 de Julho.



Temos um teste avaliativo para  a última semana de Julho!  Portanto, preparem-se! Deixe seu caderno com as atividades em dia. Estude. Se tiver dúvidas deste conteúdo, solicitar ajuda durante os períodos de nossa ala, segunda e terça pelo whats do grupo!





Caprichem! Organizem suas atividades! Não percam prazos e preparem-se para o teste avaliativo!

Até semana que vem!

Profe Graciela

====================================================================

Aula referente aos dias- 20 de Julho para as turmas 8A e 8C e 8B e  21 de Julho para as turmas 8B e 8C

Olá turma!

Hoje, dia 20 de Julho, aguardei a entrega da tarefa da semana passada. Os exercícios de revisão sobre a previsão do tempo, do livro didático.

Postei o áudio com a correção destas questões nos grupos de whatsapp, agora à noite.

Quem entregou a foto da tarefa feita até a tarde, garantiu uma avaliação.
Quem entregar a partir de amanhã, terá avaliação diferenciada.
Bem justo!!!

Amanhã, dia 21 de julho, vou postar a atividade da semana....

Abraços.

________________________________________________________________

Aula referente aos dias- 20 de Julho para as turmas 8A e 8C e 8B e  21 de Julho para as turmas 8B e 8C

Conforme combinamos ontem, estou postando a aula de Ciências desta semana para os 8 anos...

Lembrando que semana que vem temos teste avaliativo.... sobre O Planeta em que vivemos- Sol, Terra e Lua- rotação e translação, estações do ano, eclipses, fases da lua, clima e previsão do tempo.  Preparem-se....

1) Link de acesso para a aula de hoje- 

2) Link de acesso para fazer o roteiro de trabalho do seu experimento- Observe a sua turma...






DATA PARA ENTREGA DO ROTEIRO- 27 DE JULHO

DATA PARA ENTREGA DO VÍDEO- 10 DE AGOSTO (plataforma a definir)


Abraços virtuais...
Até semana que vem!

===================================================================



Aula referente aos dias- 27 de Julho para as turmas 8A e 8C e 8B e  28 de Julho para as turmas 8B e 8C

Atividade avaliativa- sobre O Planeta em que vivemos- Sol, Terra e Lua- rotação e translação, estações do ano, eclipses, fases da lua, clima e previsão do tempo.

Link da atividade disponível na postagem do dia  (27 de Julho) no  whatsapp da turma.


ESTUDEM!!!!!

Abraços virtuais.
Profe Graciela.

_________________________________________________________________________________

Aula referente aos dias- 03 de Agosto para as turmas 8A e 8C e 8B e  04 de Agosto para as turmas 8B e 8C

Boa tarde galerinha!!!!

Hoje iniciamos as nossas aulas no Classroom. As aulas ficam postadas lá na plataforma e vocês devolvem a atividade por lá também!

Enquanto vocês vão se acostumando com a Plataforma Classroom, vou continuar postando as atividades aqui.

Quem tem tarefas atrasadas para entregar, continua olhando as atividades postadas no Blog.

Qualquer dúvida, entrem em contato com whats no privado.

Aula de hoje- correção do teste avaliativo.
Assistam o vídeo.
Copiem as questões erradas no caderno e corrija.
tire foto e envie NO CLASSROOM.



<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/VJWfHyJznSw" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>


Se não conseguir visualizar o vídeo clique no link- https://youtu.be/VJWfHyJznSw


Bom trabalho!


Profe Graciela



_______________________________________


ATENÇÃO TURMINHAS!!!!!

A PARTIR DO MÊS DE AGOSTO, TODAS AS ATIVIDADE DE CIÊNCIAS ESTARÃO POSTADAS NO GOOGLE CLASSROOM.

VOCÊ DEVE ENTRAR EM SUA CONTA EDUCAR, NA NOSSA SALA DE AULA VIRTUAL E REALIZAR AS ATIVIDADES POSTADAS NESTA PLATAFORMA.

QUALQUER DÚVIDA, SOLICITAR AJUDA NO GRUPO DO WHATSAPP DA TURMA!!!!


Abraço a todos.

Profe Graciela.


4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriele... acabei, sem querer excluindo sua pergunta...
      Mas é para comentar sobre as teorias, da evolução, como os dois cientistas se posicionavam em relação a esta questão.

      Excluir