Olá turma 8B! Projeto de Vida!
Vamos utilizar esta aba para realizar nossas aulas programadas, em
virtude de nosso isolamento preventivo a Coronavírus- Covid-19.
Vamos utilizar o Blog para a postagem das aulas.
Estas são identificadas por datas. Copiem no caderno, conforme estávamos fazendo na aula presencial. Mantenham o caderno organizado e caprichado. Posso solicitar que enviem fotos das atividades.
Utilizaremos também a plataforma Google Classroom para postar atividades e o grupo de whatsapp para recados.
Fiquem ligados! Bom trabalho!
Vamos utilizar o Blog para a postagem das aulas.
Estas são identificadas por datas. Copiem no caderno, conforme estávamos fazendo na aula presencial. Mantenham o caderno organizado e caprichado. Posso solicitar que enviem fotos das atividades.
Utilizaremos também a plataforma Google Classroom para postar atividades e o grupo de whatsapp para recados.
Fiquem ligados! Bom trabalho!
Tivemos duas aulas desde o início do ano letivo-2020.
Na segunda aula, nem todos estavam presentes. Portanto, vou repassar
como foi nossa atividade para que todos executem em seus cadernos.
Vamos lembrar como proceder... No seu caderno- Projeto de Vida, você
deve colocar a data que acessou o Blog, copiar a descrição da atividade e então
realizá-la.
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
Plano de Ação I- Aulas programadas para
as datas:
8B- 24/03 e 31/03
8B- 24/03 e 31/03
_______________________________________________________________________________
Aula
1- O que é Projeto de Vida ( já feito) 11-03-2020
Aula
2- Quem sou eu? Como eu me vejo... 19-03-2020
Objetivo 1 - Perceber como a identidade é influenciada pelo grupo
social.
Atividades: Dinâmica da Herança Social
Material: 1 Folha A4 para cada participante, canetas ou lápis.
Desenvolvimento: O aluno divide uma folha de papel A4 em
quatro partes. Na primeira e na segunda parte o aluno desenha pessoas que
admira e escreve uma qualidade, na terceira e quarta parte desenha pessoas que
não admira e um defeito dessas pessoas.
Em seguida deve observar que, as pessoas desenhadas são
semelhantes e diferentes a si mesmo e então, deve ser capaz de perceber como a
sua identidade é influenciada pelos grupos sociais a que pertence.
Conclusão-
1- De que maneira (positiva ou negativa) estas pessoas desenhadas
influenciaram ou podem influenciar minha vida?
2- Resumir, em uma frase, o que você descobriu nessa
aula.
Objetivo 2- Construir e valorar positivamente a si próprio.
Atividade- Dinâmica do “Quem eu sou?”
Desenvolvimento- Em seu caderno represente, através de
desenhos ou símbolos) as seguintes abordagens:
Como eu me vejo;
Como eu acho que os outros me veem;
Como eu gostaria de ser;
Como os outros gostariam que eu fosse;
Como eu tenho medo de ser.
Conclusão- o que você se sentiu ao desenhar
como se vê? Explique, comente.
Aula 3- Descobrindo “SUPERPODERES”- Aula de 24-03-2020
Atividade- Autoconhecimento
Desenvolvimento- Em seu caderno, registre as informações a
seguir...
Provavelmente, em algum momento de sua vida, você já imaginou como seria
se tivesse superpoderes. Ser invisível, ter a força de um gigante, correr mais
rápido que o vento ou conseguir ler mentes são poderes que vemos nos filmes de
super-heróis.
Saindo do mundo da imaginação dos super-heróis, saiba que você tem os
seus próprios poderes. Isso quer dizer que você tem qualidades e valores que
o(a) tornam único(a) e especial.
Para pensar e compreender quais são os seus poderes, é preciso pensar
sobre si mesmo(a). Para descobrir mais sobre suas qualidades, faça este rápido
exercício.
Objetivo 1- Preencha a tabela a seguir.
Eu sou
bom(boa) em...
|
Eu
preciso aprender a...
|
Eu
tenho medo de...
|
Eu me
animo quando...
|
Eu não
gosto de...
|
Objetivo 2- Pense em 3 superpoderes que você já tem! Vale de tudo: saber guardar
um segredo, conseguir manter seu armário organizado, manter a calma quando
alguma coisa te chateia etc. Registre em seu caderno-
Objetivo 3- Se você pudesse escolher ter superpoderes, quais teria? Registre em
forma de itens.
Objetivo 4- Se imaginou um super-herói? Muito bem, então desenhe em seu caderno
como você seria. Use sua imaginação e criatividade e capriche!
Conclusão-
Como foi? Converse com alguém de casa (já que não podemos no momento
socializar em grande grupo) sobre o que foi mais fácil e o que foi mais difícil
descobrir em você.
Assim como conhecemos outras pessoas – nossos familiares, amigos e
professores – também temos que conhecer a nós mesmos! E isso nunca acaba. Por
incrível que pareça, estamos sempre descobrindo coisas sobre como somos, como
nos sentimos quando alguma situação específica acontece etc.
AULA
4 – AUTOCONHECIMENTO- 31-03-2020
Atividade- Autoconhecimento
Desenvolvimento- Copiar e desenvolver em seu caderno
Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para iniciarmos a construção do
Projeto de Vida. Identificar nossos valores, analisar nossas atitudes e ações,
identificar nossos pontos fortes e pontos fracos, o que nos agrada e o que não
nos agrada em nosso comportamento, dentre outras coisas, é de grande
importância para que consigamos traçar nossos planos e metas para o presente e
para o futuro.
Objetivo 1- Na atividade a seguir, você fará um ‘mergulho’ em seu interior e compreenderá
melhor certos aspectos de seu comportamento, e isso o ajudará a tomar decisões
mais conscientes, de acordo com seus valores, com aquilo que você é hoje e com
o que você deseja ser!
Agora pense...
Pontos Fracos - São características que precisam ser melhoradas e/ou modificadas
nas suas atitudes e no seu comportamento.
Pontos Fortes - São características positivas que lhe ajudam a alcançar seus
objetivos. Ex: Gostar de estudar, ter um sonho e querer conquistá-lo, etc.
Complete agora a tabela (em seu caderno) em forma de itens-
Meus pontos fortes
|
Meus pontos fracos
|
Conclusão- A seu ver, por que devemos conhecer nossos pontos fortes e fracos?
😃 Como posso melhorar meus pontos
fracos?
😁 O que posso fazer para melhorar
ainda mais meus pontos fortes?
________________________________________________________________________________________
Pessoal!!!! RECADINHO... 📌📌📌📌
Atenção para esta informação!!! Depois repasso também para o grupo de
whatsapp da turma...
Precisamos de uma ferramenta digital que permita a interação entre
professor e estudantes.
Nossas próximas aulas precisam de confirmação das atividades feitas por
vocês para justificar presença.
Para facilitar esta interação, criei uma turma no GOOGLE SALA DE AULA
com uma conta dada pela CRE para professores.
Vou disponibilizar o código de acesso para vocês logarem nesta nossa
turma.
Como proceder...
Participar de uma
turma com o código da turma
2. Na parte superior,
clique em Adicionar- Participar da turma.
3. Digite o código da
turma que o professor informou
O código da turma é isstvtd
O código da turma é isstvtd
4. Clique
em Participar (JOIN)
Se quiser maiores informações clique no link abaixo e LEIA AS INSTRUÇÕES!
Se tiver dúvidas, com seu nome identificado, deixe um comentário abaixo da página...
Vamos tentar! Aviso no grupo de whatsapp quando vamos entrar nesta sala de aula, ok?
________________________________________________
Plano de Ação
II- Aulas programadas para as datas:
8B- 07/04, 14/04 e 28/04
______________________________________________________________
AULA
5- COMO EU ME VEJO E AUTOVALORIZAÇÃO
Aula para o dia 07/04/2020
Aula para o dia 07/04/2020
Objetivo 1- Completar a tabela – Copie em seu caderno
Objetivo 2- Responder ao questionário- Copie em seu caderno e responda.
DESENVOLVIMENTO-
Você confia em você mesmo? Acredita no seu potencial? Você se valoriza?
Marque abaixo seu grau de valorização para cada questão, e no final, some toda
a pontuação e veja como está seu nível de autovalorização.
Conclusão- Amor por si mesmo é algo
extremamente necessário em nossa existência. Amar a si mesmo é um dos
principais preceitos da autovalorização pessoal.
Entretanto, muitas pessoas erroneamente ainda confundem o fato de reconhecer as
próprias qualidades e demonstrar amor por si mesmo como um ato de egoísmo. Mas
pense comigo: você tem o seu valor, certo? Portanto, deve valorizar-se sempre e
não esperar que os outros façam isso para começar a enxergar suas qualidades. A
primeira pessoa que deve ser amada por você é você mesmo.
A autovalorização faz parte de um
poderoso processo de autoconhecimento. Quando há a autovalorização é possível
reconhecer os seus aspectos positivos. É possível também construir uma autoimagem positiva, sentir-se
merecedora de suas vitórias, sucessos, conquistas e ter um estado de
automotivação mais sólido. Uma pessoa que se valoriza se torna mais forte às
questões negativas ou difíceis, como críticas externas e feedbacks negativos,
pois tem segurança em si e sabe quem é na essência.
Potencialize suas habilidades e
permaneça em constante
desenvolvimento!
Aproveitando para desejar a Você e sua família uma Páscoa abençoada e especial. Que seja um momento importante para reflexão sobre a vida e sobre nós mesmos nesta vida.
________________________________________________
AULA 6- Construindo com criatividade- Aula para o dia 14/04/2020
Atividade- Construindo uma poesia ou Rap a partir das discussões das aulas anteriores.
Objetivo- Desenvolver a criatividade e maximizar o conhecimento sobre si mesmo.
Desenvolvimento- Durante nossas aulas do Projeto de Vida tivemos um enfoque no autoconhecimento. Muitos questionamentos, como eu me vejo, como os outros me veem, minhas aptidões, enfim, perguntas que levaram Você a se conhecer e reconhecer sua importância como indivíduo.
Agora gostaria que você produzisse um material externalizando esses sentimentos sobre si.
Fique a vontade... escolha um dos temas trabalhados em aula, produza seu material conforme as orientações e envie.
Poesia- até 6 estrofes
Rap- pode enviar a letra original e sua versão ou gravar um vídeo seu, cantando o rap.
Bônus de 2,0 pontos.
Capriche!!!
Vamos utilizar o Google Classroom para postar esta atividade.
Utilize seu nome e turma na atividade.
2. Digite o código da turma que o professor informou - O código da turma é isstvtd
Faça seu login e poste sua atividade como Docx, se for a poesia...
Data para entrega deste trabalho... 21 de Abril!
Após esta data o Google Classroom bloqueia a entrega automaticamente.
Data para entrega deste trabalho... 21 de Abril!
Após esta data o Google Classroom bloqueia a entrega automaticamente.
https://support.google.com/edu/classroom/answer/6020285?hl=pt-BR&ref_topic=9050121#
Bom trabalho!!!!
______________________________________________________________________
AULA 7- Conhecendo minhas aptidões - Aula para o dia 28/04/2020
1) Objetivo - Responder ao teste- Copie em seu caderno
Agora que você fez o teste simples e descobriu algumas de suas aptidões, anote-as abaixo, relacionando-as em que tipo de atividades você pode utilizá-las para seu crescimento pessoal.
Conclusão- Segundo o dicionário
Caldas Aulete, aptidão significa tanto uma capacidade inata, ou talento, quanto
uma capacidade adquirida ou aprendida. Uma atividade pode ser tão natural para
você que é como se tivesse nascido para fazê-la. Ou, pela prática, aprendeu a
executá-la bem.
De
todo modo, uma coisa é certa: todo mundo tem aptidões. Importante descobrirmos como elas podem contribuir para seu futuro.
Use suas aptidões com entusiasmo e responsabilidade!
Depois de fazer a aula em seu caderno, tirar a foto e enviar para o e-mail- profegracitonin@gmail.com
_________________________________________________________________________________
RETORNO ÀS ATIVIDADES REMOTAS
_____________________________________________________________________
Olá Pessoal!
Espero que estejam todos bem!
Estivemos este mês de maio em férias, antecipadas. Espero que tenham aproveitado para colocar as atividades em dia.
Segue nosso cronograma das atividades previstas para a primeira quinzena de Junho.
Prestem atenção as datas e forma de entrega das tarefas. Elas contam presença e são importantes para sua aprendizagem.
Bom trabalho!
Lembrem... dúvidas, no dia de nossa aula, pelo whatsapp do grupo da turma!
RELEMBRANDO HORÁRIO DE AULA
TERÇA-FEIRA- 16:15-17:10- TURMA 8B
_________________________________________________________________________
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES PARA O MÊS DE JUNHO
- 01 DE JUNHO A 6 DE JUNHO- Estudantes que ainda não entregaram tarefas realizadas de 19 de Março a 30 de Abril- Devem fazer, tirar foto do caderno com a atividade pronta, enviar para o E-mail da Professora, COM NOME, TURMA E A DATA DA TAREFA- profegracitonin@gmail.com. SOMENTE ESTA SEMANA!!!! Vale presença e é muito importante para sua aprendizagem.
- Demais atividades seguem o cronograma abaixo...
TURMA: 8B
DISCIPLINA: Projeto de vida
PROFESSOR(A): Graciela Tonin
DATA
|
PERÍODO(S)
|
HORÁRIO
|
CONTEÚDO
|
SUPORTE
|
DETALHAMENTO
|
02 de Junho
e 09 de Junho |
1 período
|
Disponível no dia
da aula.
|
Aula 8- Aprender a
ser amigo e ter amigos
|
Aula detalhada no Blog da Professora-
|
Leitura do texto
no Blog. Copiar e preencher as atividades no caderno.
Tirar foto e
enviar para o e-mail da Professora- com a data da aula, nome e turma- profegracitonin@gmail.com.
Prazo para entrega
desta aula- até dia 14 de junho.
Atendimento de
dúvidas pelo whatsapp da turma,
durante o período da aula- à tarde.
|
16 de Junho
|
1 período
|
Disponível no dia
da aula.
|
Aula 9- Ser e ter amigos
|
Aula detalhada no Blog da Professora-
|
Leitura do texto
no Blog. Copiar e preencher as atividades no caderno.
Tirar foto e
enviar para o e-mail da Professora- com a data da aula, nome e turma- profegracitonin@gmail.com.
Prazo para entrega
desta aula- até dia 23 de junho.
Atendimento de
dúvidas pelo whatsapp da turma,
durante o período da aula- à tarde.
|
AULA 8 e 9- Aprender a ser amigo e ter amigos - Aula para o dia 02 de Junho e 09 de Junho
Leia o texto...
Tudo começa muito cedo na infância. A criança
tem o pé no presente, e isso lhe permite abastecer-se daquilo que, no futuro,
vai servir de base para seus julgamentos e decisões. As primeiras lições vêm
dos adultos. Com exemplos e palavras, eles mostram e ensinam que é bom ser
gentil e respeitoso com os outros, e que é preciso seguir algumas regras para
estar junto com outras pessoas em harmonia e com prazer.
Tudo começa com pequenas lições como estas:
•
Dizer “obrigado” e “por favor”;
• Falar sem gritar e sem choramingar;
• Pedir
para entrar na brincadeira;
• O que fazer quando espirrar ou tossir;
•
Cumprimentar os outros;
• Deixar alguém passar na sua frente;
• Pedir desculpas
quando esbarra em alguém;
• Não bater nos outros;
• Não pôr a culpa nos outros;
• Não apontar as falhas dos outros;
• Esperar sua vez;
• Não interromper quem
está falando;
• Experimentar coisas novas (pratos, brincadeiras, lugares etc.);
• Observar as reações e expressões dos outros.
Já na adolescência, expressar-se e conhecer o
que os outros expressam ajuda a construir reflexões acerca da visão de futuro.
O que “os outros” (os companheiros) pensam e fazem ganha um peso novo, pois a
necessidade de se situar na sociedade humana é grande no adolescente.
Talvez a palavra AMIGO seja a mais importante
para o adolescente, e são muitos os que se avaliam pelo número de amigos que
têm. Agora, você está na fase da vida em que pode examinar suas experiências de
criança e adolescente à luz de novos conhecimentos, e isso ajuda a encontrar um
jeito pessoal de se situar no mundo e nele interferir. Você já sabe que os
laços de amizade criam uma aliança com base no futuro, e não na origem. E sabe
que, para se situar e intervir no mundo, precisa da companhia e da ajuda dos
amigos, que são os parceiros escolhidos por nós com os quais compartilharemos
nossa trajetória pelo planeta Terra.
SER AMIGO exige de você certas atitudes,
comportamentos, modos de agir, escolhas. A dependência desses fatores dirá em
que medida você vai TER AMIGOS.
Agora, em seu caderno...
a) Defina, com resumidas palavras...
Amizade é...
|
b) Escreva abaixo, PREENCHENDO NA TABELA, na coluna da esquerda, três “regras de ouro” para ser amigo – as primeiras que vierem à sua mente.
c) Pelo whatsapp individual, escolha um amigo seu e mostre a este colega suas três “regras de ouro” para ser amigo e peça que ele te leia as que escreveu. Acrescente-as à sua lista, NA TABELA, na coluna da direita (o que o colega escreveu).
REGRAS DE OURO PARA SER AMIGO
|
|
d) Leia o texto escrito por
Martha Medeiros- Entre Amigos
Para que serve um amigo?
Para rachar a gasolina, emprestar a prancha, recomendar um disco, dar
carona pra festa, passar cola, caminhar no shopping, segurar a barra.
Todas as
alternativas estão corretas, porém isso não basta para guardar um amigo do lado
esquerdo do peito.
Milan Kundera, escritor tcheco, escreveu em seu último
livro, "A Identidade", que a amizade é indispensável para o bom
funcionamento da memória e para a integridade do próprio eu. Chama os amigos de
testemunhas do passado e diz que eles são nosso espelho, que através deles
podemos nos olhar. Vai além: diz que toda amizade é uma aliança contra a
adversidade, aliança sem a qual o ser humano ficaria desarmado contra seus
inimigos. Verdade verdadeira. Amigos recentes custam a perceber essa aliança,
não valorizam ainda o que está sendo construído. São amizades não testadas pelo
tempo, não se sabe se enfrentarão com solidez as tempestades ou se serão
varridos numa chuva de verão. Veremos.
Um amigo não racha apenas a gasolina:
racha lembranças, crises de choro, experiências. Racha a culpa, racha segredos.
Um amigo não empresta apenas a prancha. Empresta o verbo, empresta o ombro,
empresta o tempo, empresta o calor e a jaqueta. Um amigo não recomenda apenas
um disco. Recomenda cautela, recomenda um emprego, recomenda um país. Um amigo
não dá carona apenas pra festa. Te leva pro mundo dele, e topa conhecer o teu.
Um amigo não passa apenas cola. Passa contigo um aperto, passa junto o
reveillon.
Um amigo não caminha apenas no shopping. Anda em silêncio na dor,
entra contigo em campo, sai do fracasso ao teu lado. Um amigo não segura a
barra, apenas. Segura a mão, a ausência, segura uma confissão, segura o tranco,
o palavrão, segura o elevador. Duas dúzias de amigos assim ninguém tem.
Se
tiver um, amém.
* Martha Medeiros é uma cronista e poetisa
gaúcha, com vários livros publicados e colunas em jornais.
AGORA É SUA VEZ... Em seu caderno...
Faça um texto, uma carta, um rap, uma poesia, um acróstico, um folder... escolha um destes modelos e crie sua homenagem a um amigo. Em Julho, dia 20, é o dia do amigo. Vamos utilizar esta atividade para fazer uma outra atividade legal!!!!
Por enquanto, você fará um rascunho em seu caderno, organizando as ideias.
Lembrem... ao terminar as atividades desta aula, tirar foto e enviar para o e-mail profegracitonin@gmail.com
Prazo para envio, até dia 14 de Junho (Domingo).
CAPRICHEM!!!! BOM TRABALHO!!!!
Profe Graciela.
Faça um texto, uma carta, um rap, uma poesia, um acróstico, um folder... escolha um destes modelos e crie sua homenagem a um amigo. Em Julho, dia 20, é o dia do amigo. Vamos utilizar esta atividade para fazer uma outra atividade legal!!!!
Por enquanto, você fará um rascunho em seu caderno, organizando as ideias.
Lembrem... ao terminar as atividades desta aula, tirar foto e enviar para o e-mail profegracitonin@gmail.com
Prazo para envio, até dia 14 de Junho (Domingo).
CAPRICHEM!!!! BOM TRABALHO!!!!
Profe Graciela.
______________________________________________________________________________
AULA 10- Aprender a ser amigo e ter amigos - Aula para o dia 16 de Junho
Um dos 10 livros mais lidos no mundo trata de SER AMIGO e TER AMIGOS.
É O pequeno príncipe, do escritor francês Antoine de Saint-Éxupéry,
traduzido em 162 línguas e dialetos.
Veja como esse livro surgiu graças à presença e às ideias de amigos:
Saint-Éxupéry
estava exilado nos Estados Unidos e hospitalizado para tratar de ferimentos
(ele era piloto na guerra). Uma amiga, para distraí-lo, lê em voz alta a
história infantil A pequena sereia, de Hans Christian Andersen. Esse gesto da
amiga o encanta e lhe vem a vontade de escrever uma história como aquela.
Seu amigo e também editor americano lhe tinha
sugerido que escrevesse um livro para crianças, já que ele vivia rabiscando um
desenho de um menininho de cabelos loiros em guardanapos e pedaços soltos de
papel.
Outro amigo lhe dá de presente um estojo de
aquarelas, e ele começa a dar vida e cor ao pequeno príncipe de seus desenhos.
Saint-Éxupéry escreve as aventuras de um
pequeno príncipe que visita planetas e encontra uma raposa, uma rosa, um piloto
no deserto... Ele dedica o livro a seu melhor amigo, com estas palavras:
“Peço perdão às crianças por dedicar este livro a uma pessoa
grande.Tenho uma desculpa séria: essa pessoa grande é o melhor amigo que possuo
no mundo. Tenho uma outra desculpa: essa pessoa grande é capaz de compreender
todas as coisas, até mesmo os livros de criança. Tenho ainda uma terceira: essa
pessoa grande mora na França, e ela tem fome e frio. Ela precisa de consolo. Se
todas essas desculpas não bastam, eu dedico então este livro à criança que essa
pessoa grande já foi. Todas as pessoas grandes foram um dia crianças (mas
poucas se lembram disso). Corrijo, portanto, a dedicatória: A LÉON WERTH QUANDO
ELE ERA PEQUENINO.”
Temos muitas versões deste livro disponíveis para leitura. No momento, não temos como buscar este livro em nossa Biblioteca, portanto, estou disponibilizando um link, com a edição digitalizada da obra, em PDF (48 páginas).
1) Vocês deverão fazer a leitura da obra neste link. Se alguém tiver acesso ao livro, faça uso dele. Após esta leitura, vamos organizar nossas próximas aulas envolvendo o Pequeno Príncipe e seus amigos.
Escreva as sete frases mais significativas para você, pensadas pelo Príncipe:
Tirar foto e enviar para o e-mail da Professora- com a data da aula, nome e turma- profegracitonin@gmail.com
Prazo para entrega desta aula- até dia 23 de junho.
______________________________________________________________________________
Aula
11- Ser e ter amigos... VIRTUAIS! Aula para o dia 23 de Junho.
Alguns
temas abordados no livro- O pequeno príncipe...
•
Atrás das aparências, cada ser esconde um tesouro, um mistério que só podemos
descobrir com o coração, e não com os olhos;
•
O espírito torna as coisas únicas e cria vínculos; cada um se torna responsável
pelos vínculos que constrói;
•
É criando vínculos ("cativando") que se pode separar da
"massa" um ser que passa, então, a ser "único no mundo",
porque poderá ser conhecido e apreciado em sua singularidade;
• As "pessoas grandes" que se
esquecem de que foram crianças só se preocupam com o que é útil e julgam com
base nas aparências, no preço, no salário, na roupa.
Muitas coisas podemos aprender com este Livro... E agora,
principalmente, em tempos de Pandemia, nos vimos afastados fisicamente de
nossos amigos, impossibilitados do contato físico, principalmente na escola,
onde adolescentes convivem a maior parte do tempo.
Vamos analisar nossas amizades, agora mais virtuais do que nunca...
Vamos refletir...
REFLITA E RESPONDA EM SEU
CADERNO
1 - O Pequeno Príncipe
procurava amigos. Você também procura novos amigos e valoriza as amizades que
já conquistou? Por quê?
2 - Para a raposa cativar
significa criar laços. Para você, o que é cativar?
3 - Como alguém pode lhe
cativar?
4 - E você, o que faz quando
quer cativar alguém?
5 - Você acha que existe
amizade verdadeira?
6 - Você acha que a amizade
virtual é a mesma que a amizade real? Por quê?
7- Durante esta pandemia,
você conseguiu manter as mesmas amizades de antes? Ou sentiu que elas ficaram
mais afastadas? Explique.
8- Você fez, descobriu
amizades novas de forma virtual? Estes
amigos novos, podem merecer sua confiança?
ATENÇÃO!!!!!!!
Ao fazer
novas amizades virtuais, devemos ter alguns cuidados, segurança em rede de
internet hoje, é essencial!
“O essencial é invisível aos
olhos”- portanto, será que aquilo que vimos pela internet, de fato, é real?
Para não corrermos riscos,
vamos elencar algumas medidas necessárias e indispensáveis para poder navegar
em redes sociais de forma segura e tranquila. Eu começo, depois é com você...complete
a tabela com outros meios de proteção às redes sociais...
1-
Lembre-se de que, na Internet, você nunca
pode ter certeza de quem é a pessoa com quem você está conversando.
Infelizmente, muitos mentem, e alguém que diz ser uma criança ou adolescente,
pode na verdade ser um adulto perigoso.
|
2-
|
3-
|
4-
|
5-
|
Outro aspecto
das redes sociais e suas amizades, deram origem a novas formas de bulllying.
O Cyberbullying define-se assim como o ato de
exercer violência através da internet ou de tecnologias relacionadas. Conhecendo
a sua função, importa perceber as várias formas que este gênero de agressão
pode assumir.
Agora vamos pesquisar as formas mais comuns... Pesquise e escreva
em seu caderno...
- Flaming – Quando existe
uma troca intensa de ofensas entre dois ou mais indivíduos. Acontece em locais
públicos na Internet, redes sociais, salas de chat, ou através dos
chats característicos de alguns videojogos interativos.
- Happy Slapping –
- Cyberstalking –
-Exclusão –
Pessoal! Esse assunto é sério!!!!
Merece atenção!
Quando uma pessoa
compartilha, nas redes sociais, informações pessoais e de sua vida particular,
tais como fotos e vídeos, endereço, telefone, horário e locais onde frequentam,
está se expondo virtualmente de uma forma exagerada e perigosa. Quem de nós sai
distribuindo fotos em praça pública e falando nos ônibus, a quem quer que seja,
sobre os horários e locais que costuma frequentar? Precisamos compreender que o
mundo virtual faz parte do mundo real e se cuidamos de nossa segurança com
muros e grades em nossas casas, devemos também ter cuidado em preservar nossa
privacidade. O usuário das redes sociais deve se sentir confortável com o que
publica na internet e ao criar seu perfil, deve ser cauteloso, pois nunca se
sabe quem estará lendo essas informações e quais são suas reais intenções.
Navegue em Segurança!
Vou deixar alguns links para saber mais sobre este
assunto...
Para pensar um pouquinho
mais...
“Palavras são
apenas resumos dos nossos sentimentos profundos, sentimentos que para serem
explanados precisam mais do que um sujeito, um verbo e um predicado. Precisam
de toque, visão, audição. Amizade virtual é legal, mas o teclado ainda não dá
conta de certas sutilezas”. (Martha Medeiros)
Boa semana! Não atrasem a entrega das tarefas... tirar foto e enviar para profegracitonin@gmail.com
________________________________________________________________________________________
AULA 12- O valor da Amizade e dos Amigos- Aula referente ao dia 30 de Junho
Nestas últimas aulas estamos conversando sobre a Amizade e a importância de ter e fazer amigos. Esta canção, escrita por Milton Nascimento nos mostra com clareza um pouco sobre o assunto.
Vamos caprichar!!!! Assim que terminar sua tarefa não esqueça, tira foto do caderno e envia para profegracitonin@gmail.com
BOA SEMANA!!!!!
===============================================================
AULA 13- Aula referente ao dia 07 de Julho
Muitos colegas estão com tarefas atrasadas. Portanto, vou deixar esta aula livre hoje, para que todos possam colocar em dia suas atividades do Projeto de Vida.
Lembrar de, ao terminar, tirar foto e enviar para meu e-mail profegracitonin@gmail.com
Se está com dificuldades para enviar, solicite para enviar no whats privado da Professora.
Bom trabalho!
Organizem-se!!!!
Profe Graciela.
===============================================================
AULA 14- O valor FAMILIA- Aula referente ao dia 14 DE JULHO
Olá turma!
Estamos desde o início do ano letivo, no Projeto de Vida, fazendo uma série de reflexões a respeito de vários temas envolvendo o conhecimento de si próprio, do EU. Seus gostos, suas preferências, seus ídolos, suas aptidões... Até chegarmos ao conhecimento do OUTRO. O valor dos amigos, da amizade, física e virtual...
Nestes tempos de pandemia, que modificaram nossa rotina, estamos mais tempo consigo mesmos. Um bom momento para refletir sobre nossa vida, nossas amizades. Às vezes, no meio de uma multidão e se sentindo só, outras, sozinho se sentindo rodeado de pessoas, um mundo novo que se apresenta em nossa visão de realidade.
Discutimos a importância do conhecimento de si próprio, das amizades físicas e virtuais e agora, vamos focar em nossas famílias.
Passamos mais tempo com nossos familiares neste confinamento. Passamos a ver suas angústias, problemas, alegrias, preocupações de um modo diferente. Aproveitar este tempo para pedir perdão, esclarecer fatos passados, descobrir novos afazeres, habilidades diferentes... muita coisa nova!
Aproveitando que vamos iniciar este tema, a FAMÍLIA, vou sugerir que assistam um filme que fala sobre este tema, envolvendo família e claro, a ciência...
O filme proposto- A FAMÍLIA DO FUTURO.
Talvez muitos já tenham assistido.
Quem já assistiu, pode rever...
Quem ainda não viu, pode assistir pelo Netflix, Google Now, ou outra forma que lhe for conveniente.
Vou disponibilizar o link do Youtube, com a sequencia do filme, em partes... mas vale a pena ver!
Agora, com uma bacia de pipoca, e a família reunida, vamos à diversão!!!!
LINK DO YOUTUBE.... É uma playlist com 25 partes. Terminando uma, inicia automaticamente a próxima...
https://www.youtube.com/watch?v=p1l_lldLwVI&list=PLvJtCPEMQ-CN8PSVTaHjmFY1kIXGqBMKE&index=1
Até a próxima!!!!!
===============================================================
AULA 15- O valor FAMÍLIA- Aula referente ao dia 21 DE JULHO
Olá turma!!!!
E então, gostaram do Filme?
Curtiram com sua família, um momento de diversão...
Eu assisti com minha família, no domingo, com uma bacia de pipoca doce...
Um programa tranquilo e divertido! Adoro assistir filmes!
Agora, vamos fazer uma análise da história, do enredo, dos personagens, trazer para a nossa vida os ensinamentos...
Você irá clicar no link abaixo e realizar o questionário avaliativo... perguntas sobre o Filme!
Link para a avaliação-https://forms.gle/9k7cyKmRU9YeJ9zY8
AULA 12- O valor da Amizade e dos Amigos- Aula referente ao dia 30 de Junho
Nestas últimas aulas estamos conversando sobre a Amizade e a importância de ter e fazer amigos. Esta canção, escrita por Milton Nascimento nos mostra com clareza um pouco sobre o assunto.
Vamos assistir agora um vídeo da música “Canção da
América”.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ZRG9TaNDaRc
O que você achou?
Vamos refletir sobre o que fala a música?
Agora que você entendeu a mensagem que a música
busca nos passar vamos ler e interpretar sua letra.
Canção Da América
Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir
Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou
Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam
"não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que
vem do coração
[...] Milton Nascimento Composição: Fernando Brant
/ Milton Nascimento
Disponível em: http://letras.mus.br/milton-nascimento/27700/
Só lembrando que por motivo de direitos autorais,
não é possível colocar a letra da canção inteira aqui. Mas isso não será
problema, bastam alguns cliques e a conheceremos na íntegra. Ok?!
1- Qual é o
significado da expressão “debaixo das sete chaves”.
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
2- O número sete é considerado místico,
meio mágico, carregando de simbologia. Por exemplo, os sete pecados capitais,
as sete maravilhas do mundo. Cite expressões que utilizem o número sete:
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
3- transcreva o verso que mostra o
efeito que causa a canção naquele que vê o amigo partir:
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________ _________________________________________________________________
4) Os amigos se separam.
Explique os versos:
a) “E quem ficou no pensamento voou Com
seu canto que o outro lembrou”.
________________________________________________________________
________________________________________________________________
b) “E quem voou no pensamento Com a
lembrança que o outro cantou”
________________________________________________________________
5-Que consequências o tempo e a distância
produzem na união de dois amigos? _________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
6- Mesmo que o tempo e a distância
separem os amigos, onde os autores dizem que devemos guardá-los?
_______________________________________________________________
7- Aristóteles, filósofo grego, disse:
“O amigo é um outro eu, é um eu diferente”.
Justifique essa afirmativa.
________________________________________________________________
________________________________________________________________
8-Observe a tela de Ivan Cruz. Nela
aparecem muitas brincadeiras. Imagine que seus colegas de turma estão
retratados na tela, ao lado. Escreva onde estão e o que estão fazendo. Use toda
a sua criatividade!
______________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
Vamos caprichar!!!! Assim que terminar sua tarefa não esqueça, tira foto do caderno e envia para profegracitonin@gmail.com
BOA SEMANA!!!!!
===============================================================
AULA 13- Aula referente ao dia 07 de Julho
Muitos colegas estão com tarefas atrasadas. Portanto, vou deixar esta aula livre hoje, para que todos possam colocar em dia suas atividades do Projeto de Vida.
Lembrar de, ao terminar, tirar foto e enviar para meu e-mail profegracitonin@gmail.com
Se está com dificuldades para enviar, solicite para enviar no whats privado da Professora.
Bom trabalho!
Organizem-se!!!!
Profe Graciela.
===============================================================
AULA 14- O valor FAMILIA- Aula referente ao dia 14 DE JULHO
Olá turma!
Estamos desde o início do ano letivo, no Projeto de Vida, fazendo uma série de reflexões a respeito de vários temas envolvendo o conhecimento de si próprio, do EU. Seus gostos, suas preferências, seus ídolos, suas aptidões... Até chegarmos ao conhecimento do OUTRO. O valor dos amigos, da amizade, física e virtual...
Nestes tempos de pandemia, que modificaram nossa rotina, estamos mais tempo consigo mesmos. Um bom momento para refletir sobre nossa vida, nossas amizades. Às vezes, no meio de uma multidão e se sentindo só, outras, sozinho se sentindo rodeado de pessoas, um mundo novo que se apresenta em nossa visão de realidade.
Discutimos a importância do conhecimento de si próprio, das amizades físicas e virtuais e agora, vamos focar em nossas famílias.
Passamos mais tempo com nossos familiares neste confinamento. Passamos a ver suas angústias, problemas, alegrias, preocupações de um modo diferente. Aproveitar este tempo para pedir perdão, esclarecer fatos passados, descobrir novos afazeres, habilidades diferentes... muita coisa nova!
Aproveitando que vamos iniciar este tema, a FAMÍLIA, vou sugerir que assistam um filme que fala sobre este tema, envolvendo família e claro, a ciência...
O filme proposto- A FAMÍLIA DO FUTURO.
Talvez muitos já tenham assistido.
Quem já assistiu, pode rever...
Quem ainda não viu, pode assistir pelo Netflix, Google Now, ou outra forma que lhe for conveniente.
Vou disponibilizar o link do Youtube, com a sequencia do filme, em partes... mas vale a pena ver!
Agora, com uma bacia de pipoca, e a família reunida, vamos à diversão!!!!
LINK DO YOUTUBE.... É uma playlist com 25 partes. Terminando uma, inicia automaticamente a próxima...
https://www.youtube.com/watch?v=p1l_lldLwVI&list=PLvJtCPEMQ-CN8PSVTaHjmFY1kIXGqBMKE&index=1
Até a próxima!!!!!
===============================================================
AULA 15- O valor FAMÍLIA- Aula referente ao dia 21 DE JULHO
Olá turma!!!!
E então, gostaram do Filme?
Curtiram com sua família, um momento de diversão...
Eu assisti com minha família, no domingo, com uma bacia de pipoca doce...
Um programa tranquilo e divertido! Adoro assistir filmes!
Agora, vamos fazer uma análise da história, do enredo, dos personagens, trazer para a nossa vida os ensinamentos...
Você irá clicar no link abaixo e realizar o questionário avaliativo... perguntas sobre o Filme!
Link para a avaliação-https://forms.gle/9k7cyKmRU9YeJ9zY8
BOM TRABALHO!!!! NÃO PERCAM O HORÁRIO!!!!!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULA 16- O valor FAMÍLIA- Aula referente ao dia 28 DE JULHO
Família... cada um tem a sua... e nenhuma é igual... tem família de todo tipo... MAS O QUE É UMA FAMÍLIA?
Se procurar no dicionário, vai encontrar...
2) Significado de Família-
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULA 16- O valor FAMÍLIA- Aula referente ao dia 28 DE JULHO
Família... cada um tem a sua... e nenhuma é igual... tem família de todo tipo... MAS O QUE É UMA FAMÍLIA?
Se procurar no dicionário, vai encontrar...
1) Família-
substantivo feminino
- 1.grupo de pessoas vivendo sob o mesmo teto (esp. o pai, a mãe e os filhos).
- 2.grupo de pessoas com ancestralidade comum.
2) Significado de Família-
Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar.
3) Em Biologia, a família é uma categoria da classificação sistemática que fica entre o gênero e a ordem.
Enfim... podemos procurar vários significados, mas o verdadeiro significado de família, cada um sente dentro de si...
A aula de hoje, é para expressarmos nossos sentimentos sobre a família que temos.
Em seu caderno...
1) Faça um desenho das pessoas que convivem com você em sua casa, da maneira como você as vê em sua vida.
2) Anote, uma pequena lista em seu caderno nomeando as pessoas que fazem parte da família de seu pai e de sua mãe- Seus avós, tios e primos... Se não os conhece ou conheceu, converse com seus pais sobre eles, quem eram, onde moravam, enfim busquem informações sobre estes membros familiares, com laços de ancestralidade e anotem, registrem.
Depois de terminada esta pequena tarefa, tire foto e envie para profegracitonin@gmail.com ou no whats da Professora.
Bom trabalho!
Abraço virtual!!!!
__________________________________________________________________________
ATENÇÃO TURMINHA!!!!!
A PARTIR DO MÊS DE AGOSTO, TODAS AS ATIVIDADE DE CIÊNCIAS ESTARÃO POSTADAS NO GOOGLE CLASSROOM.
VOCÊ DEVE ENTRAR EM SUA CONTA EDUCAR, NA NOSSA SALA DE AULA VIRTUAL E REALIZAR AS ATIVIDADES POSTADAS NESTA PLATAFORMA.
QUALQUER DÚVIDA, SOLICITAR AJUDA NO GRUPO DO WHATSAPP DA TURMA!!!!
Abraço a todos.
Profe Graciela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário