TURMAS 7A, 7B E 7C
Durante estes dias em que permanecemos em casa como meio preventivo a Covid-19 vamos realizar nossas aulas através deste meio midiático.
Como iremos trabalhar...
As atividades aqui postadas devem ser copiadas no seu caderno. Assim que a Professora solicitar, você tira foto das atividade feitas em seu caderno e envia COM NOME E TURMA, para o e-mail da Professora. Quando solicitado!
Temos o nosso grupo no whatsapp e também no Google Classroom (google sala de aula).
FIQUE ATENTO AS POSTAGENS!!! Elas são feitas para a aula da semana. Podem haver solicitações avaliativas também.
LEIA TODAS AS INFORMAÇÕES!!!
Se precisar de ajuda, conversamos pelo grupo de whatsApp, no dia de nossa aula!
Bom trabalho a todos!!!
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Plano de Ação I- Aulas programadas para as datas:
7A- 25/03 e 01/04
7B- 26/03 e 02/04
7C- 26/03 e 02/04
Aula referente aos dias 25 e 26 de março.
Observe a paisagem com atenção ... depois copie as perguntas e responda em seu caderno.
Quando observamos uma
paisagem, como esta, é comum observarmos animais, plantas, água. Mas há muito
mais para ver, como as interações entre os seres vivos e não-vivos.
Então, agora, responda-
1) Quais seres vivos identifica na paisagem? E seres não-vivos, quais identifica?
2) Como as plantas interagem com o ar-
Como os animais interagem com as plantas-
Como as diferentes espécies de animais interagem entre si-
Como os animais se locomovem-
3) Que tipo de poluição poderia afetar este ambiente e como ele reagiria?
4) Qual é a diferença entre preservação e conservação?
5) De que forma, em sua opinião, é possível conciliar a conservação do Pantanal com as atividade humanas, que estratégias poderiam ser adotadas para manter esta preservação?
6) Como você conceitua ECOLOGIA-
Atividade 2- A vida no Planeta Terra
Como os seres vivos ocupam o planeta-
Os seres vivos ocupam diversos ambientes no espaço e através do tempo. A biogeografia é a ciência encarregada destes estudos. Compreender como é possível que certos animais, por exemplo vivam em determinados ambientes e em outros não, faz parte deste estudo. Em ecologia, chamamos isso de adaptação. Agora, é sua vez...
1) O que você entende por adaptação? Cite um exemplo de animal e as características que deve apresentar para viver neste habitat.
2) Pesquise na Internet e complete o quadro abaixo com o que se pede-
NOME
|
ALIMENTAÇÃO
|
VEGETAÇÃO
|
CLIMA
|
Panda
gigante
|
onívoro
|
bambuzal
|
Frio e
úmido
|
Tubarão
branco
|
|||
Elefante
africano
|
|||
Tucano
|
|||
Canguru
|
|||
Camelo
|
|||
Urso-polar
|
3) Para entender melhor o conceito de adaptação e biogeografia, assista ao documentário - A MARCHA DOS PINGUINS- clicando no link abaixo.
4) Correção das questões enviada por áudio para o grupo de WhatsApp da turma.
Aula referente aos dias 01 e 02 de Abril
Lindo este filme, não é mesmo? Muitas lições ele nos traz...
Assim, vamos facilmente relacionar o que foi visto no filme aos nossos
objetivos pedagógicos e realizar um trabalho diferente, uma pesquisa orientada.
Esta deve ser feita em material para entregar- com capa e
dados de identificação, uma pequena introdução e o desenvolvimento do
trabalho (a pesquisa). Deixe tudo pronto, assim que retornarmos ele deve ser
entregue e servirá como um trabalho avaliativo referente ao 1º Trimestre. Assim
que tivermos uma data de retorno, marcamos a data de entrega, certo?
Orientações para realizar o trabalho-
Passo 1- Compreensão do filme- Responda:
– O que acharam do filme?
– O que mais gostaram no filme? – E o que não gostaram?
– Onde ele se passa?
– Qual é o enredo?
– Os fatos podem acontecer na vida real?
– Quem aparece no filme?
– Qual o personagem favorito? Por quê?
Passo 2- Pesquisa- Anote no trabalho
Quando o filme começa, aparece uma linda paisagem. Estamos na Antártica,
no Pólo Sul, onde o inverno dura nove meses. Nessas condições, com o oceano se
congelando, os únicos animais que ficam e conseguem sobreviver são os pinguins imperadores. Faça
uma pesquisa sobre estes animais e relate-
a) Sua altura e peso
b) Diferenças entre os machos e as fêmeas
c) Alimentação- dieta
d) Descrição do habitat onde vive (temperatura, clima...)
e) Quem são seus principais predadores
f) Quanto tempo de vida tem seu ciclo
g) curiosidades sobre esta espécie
Passo 3- Pesquisa- Anote no trabalho
Quando os pinguins escolhem seu par, eles se isolam e iniciam o
acasalamento. Há um ritual que parece uma dança, em que eles encostam as
cabeças e bicos. Fale a respeito das atividades instintivas das aves e de seu
complexo processo de reprodução (rituais, monogamia, ovos, ninhos, alimentação
dos filhotes etc.).
Passo 4- Pesquisa - Anote no trabalho
a) Explique as principais adaptações dos pinguins para sobreviver
na Antártida.
b) Diferencie explicando e desenhando os fenômenos especiais que ocorrem devido à inclinação do eixo e aos movimentos da Terra, a aurora austral e boreal e o sol-da-meia-noite.
c) Montem uma cadeia alimentar a partir das informações a seguir.
• A cadeia alimentar antártica é particularmente frágil, pois depende
majoritariamente de uma única espécie – o krill.
• Krills, crustáceos, moluscos, peixinhos, sépias e outros animais
marinhos de pequeno porte são a alimentação preferida dos pingüins.
• Os predadores naturais dessa espécie incluem a orca, foca-leopardo e
tubarões.
• O petrel gigante (Macronectes giganteus) é a ave que mais predação
exerce sobre o pingüim imperador, chegando a ser responsável pela morte de 34%
das crias em algumas colônias.
• Os principais predadores aquáticos são mamíferos: a foca-leopardo
(Hydrurga leptonyx), que captura alguns adultos mas também juvenis que fazem os
seus primeiros mergulhos, e a orca (Orcinus orca), que captura aves adultas.
Bom trabalho... não deixe para fazer na última hora, adiante-se! Ocupe seu tempo!
Para facilitar sua pesquisa...
Pessoal!!!!
Data marcada para entrega do nosso trabalho sobre o Filme- A marcha dos pinguins...
Aula referente aos dias 29 e 30 de Abril
1) Correção dos exercícios sobre Biomas, video no grupo de whatsapp (em 29 de abril).
2) Videoaula sobre os Biomas brasileiros- Mata Atlântica, Campos Sulinos e Pantanal.
Data marcada para entrega do nosso trabalho sobre o Filme- A marcha dos pinguins...
Dia 23 de Abril
Enviar para o Email- profegracitonin@gmail.com
Se você fez à mão, em seu caderno, pode tirar foto ou scanear.
Se você digitou, enviar o arquivo.
NÃO ESQUECER DE COLOCAR O NOME E A TURMA!!!!
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
7A- 8/04, 15/04, 22/04, 29/04
Senão conseguir assistir aos vídeos, pode clicar nos links e vai direto para o YouTube.
https://www.youtube.com/watch?v=Wt4fci9xi2M&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=KMQEcbHmD5w&feature=youtu.be
2) Faça um resumo do que entendeu em seu caderno.
3) Copie as questões e as responda em seu caderno.
_________________________________________________________________________
Aula referente aos dias 15 e 16 de Abril
Plano de Ação II- Aulas programadas para as datas:
7A- 8/04, 15/04, 22/04, 29/04
7B- 9/04, 16/04, 23/04, 30/04
7C- 9/04, 16/04, 23/04, 30/04
Aula referente aos dias 08 e 09 de Abril
1) Assista as videoaulas
Senão conseguir assistir aos vídeos, pode clicar nos links e vai direto para o YouTube.
https://www.youtube.com/watch?v=Wt4fci9xi2M&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=KMQEcbHmD5w&feature=youtu.be
2) Faça um resumo do que entendeu em seu caderno.
3) Copie as questões e as responda em seu caderno.
_________________________________________________________________________
Aula referente aos dias 15 e 16 de Abril
1) Correção das questões (atividades) da postagem anterior, por áudio- enviado via WhatsApp, dia 15 de Abril.
2) Exercícios de fixação- para serem feitos no caderno. Abrir link (arquivo em PDF)
https://drive.google.com/open?id=1zeXwafgDZcr4QYKyNygFRoV50xckjmD_
3) Colocar todas as atividades de Ciências em dia.
Observação
Conforme combinamos pelos grupos de whatsapp:
Para o Dia 21 de Abril- Fazer as atividades e postar fotos, no e-mail.
Não esqueça de colocar o seu nome, sua turma e anexar todas fotos no mesmo arquivo, colocar as datas das atividades no assunto.
2) Exercícios de fixação- para serem feitos no caderno. Abrir link (arquivo em PDF)
https://drive.google.com/open?id=1zeXwafgDZcr4QYKyNygFRoV50xckjmD_
3) Colocar todas as atividades de Ciências em dia.
Observação
Conforme combinamos pelos grupos de whatsapp:
Para o Dia 21 de Abril- Fazer as atividades e postar fotos, no e-mail.
Não esqueça de colocar o seu nome, sua turma e anexar todas fotos no mesmo arquivo, colocar as datas das atividades no assunto.
Para o Dia 23 de Abril- Trabalho sobre a Marcha dos pinguins.
Se você fez à mão, em seu caderno, pode tirar foto ou scanear. Se você digitou, enviar o arquivo.
Enviar para o Email- profegracitonin@gmail.com
NÃO ESQUECER DE COLOCAR O NOME E A TURMA!!!!
Bom trabalho!!!!
_______________________________________________________________________
Aula referente aos dias 22 e 23 de Abril
1) Correção das questões por áudio- via whatsapp do grupo da turma.
2) Videoaula sobre os Biomas Brasileiros- enfoque aos três Biomas- Cerrado, Floresta Amazônica e Caatinga.
3) Exercícios de fixação sobre os Biomas trabalhados- para serem feitos no caderno. Abrir link (arquivo em PDF)
Entregar a foto das atividades feitas no caderno até dia 28 de Abril.
Videoaula
Link do vídeo para acessar caso não consiga visualizar no Blog- https://youtu.be/FGkKwmRdV5s
Exercícios
https://drive.google.com/open?id=1ICyl-9wsLXMvsv_DYuUItAAOkfPN4sC4
Bom trabalho e até semana que vem!
_______________________________________________________________________
Aula referente aos dias 22 e 23 de Abril
1) Correção das questões por áudio- via whatsapp do grupo da turma.
2) Videoaula sobre os Biomas Brasileiros- enfoque aos três Biomas- Cerrado, Floresta Amazônica e Caatinga.
3) Exercícios de fixação sobre os Biomas trabalhados- para serem feitos no caderno. Abrir link (arquivo em PDF)
Entregar a foto das atividades feitas no caderno até dia 28 de Abril.
Videoaula
Link do vídeo para acessar caso não consiga visualizar no Blog- https://youtu.be/FGkKwmRdV5s
Exercícios
https://drive.google.com/open?id=1ICyl-9wsLXMvsv_DYuUItAAOkfPN4sC4
Bom trabalho e até semana que vem!
_______________________________________________________________________
1) Correção dos exercícios sobre Biomas, video no grupo de whatsapp (em 29 de abril).
2) Videoaula sobre os Biomas brasileiros- Mata Atlântica, Campos Sulinos e Pantanal.
Clique no link...
Biomas brasileiros
Exercícios pelo google drive. Acesse o link para os exercícios. Fazer no caderno.
https://docs.google.com/document/d/1V98pgmAdWvO3wqrMcMmO6modBE_aE_IoCVFNEFfCEX8/edit?usp=sharing
4) Material extra... acessem e divirtam-se!!!! Só clicar em...
Animação em multimídia- material da Editora Moderna
Biomas brasileiros - desmatamento (clicar no link, salvar, abrir)
Estas atividades devem ser feitas, fotografadas e entregues pelo e-mail da Professora - profegracitonin@gmail.com)- identificadas com nome e turma e a data de realização do tema.
Entrega dia 5 de maio.
Bom trabalho! Abraços. Profe Graciela.
_________________________________________________________________________
RETORNO ÀS ATIVIDADES REMOTAS
_________________________________________________________________________
Olá Pessoal!
Espero que estejam todos bem!
Estivemos este mês de maio em férias, antecipadas. Espero que tenham aproveitado para colocar as atividades em dia.
Segue nosso cronograma das atividades previstas para a primeira quinzena de Junho.
Prestem atenção as datas e forma de entrega das tarefas. Elas contam presença e são importantes para sua aprendizagem.
Bom trabalho!
Lembrem... dúvidas, no dia de nossa aula, pelo whatsapp do grupo da turma!
RELEMBRANDO HORÁRIO DE AULA
QUARTA-FEIRA- 13:10-15:00- TURMA 7A
QUINTA-FEIRA- 13:10-15:00- TURMA 7C
15:20-17:10- TURMA 7B
_________________________________________________________________________
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES PARA O MÊS DE JUNHO
- 01 DE JUNHO A 6 DE JUNHO- Estudantes que ainda não entregaram tarefas realizadas de 19 de Março a 30 de Abril- Devem fazer, tirar foto do caderno com a atividade pronta, enviar para o E-mail da Professora, COM NOME, TURMA E A DATA DA TAREFA- profegracitonin@gmail.com. SOMENTE ESTA SEMANA!!!! Vale presença e é muito importante para sua aprendizagem.
- Demais atividades seguem o cronograma abaixo...
COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR MANTOVANI
CRONOGRAMA DE
AULAS – 01/06/2020 ATÉ 30 de Junho de
2020
TURMA: 7A
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PROFESSOR(A): Graciela Tonin
DATA
|
PERÍODO
|
HORÁRIO
|
CONTEÚDO
|
SUPORTE
|
DETALHAMENTO
|
03 de Junho
|
2 períodos- TURMA
7A
|
Disponível no dia
da aula.
|
Exercícios de
revisão sobre os Biomas brasileiros.
|
Aula detalhada no Blog da Professora-
|
Copiar
as questões e preencher as atividades no caderno. Tirar foto e enviar para o
e-mail da Professora- com a data da aula, nome e turma- profegracitonin@gmail.com. Prazo para entrega desta aula-
até dia 9 de junho. Atendimento
de dúvidas pelo whatsapp da turma,
durante o período da aula- à tarde.
|
10 de Junho
|
2 períodos- TURMA
7A
|
Disponível no dia
da aula.
|
1)
Correção do exercícios por áudio no WhatsApp da turma.
2)
Trabalho avaliativo- orientações no Blog.
|
Aula detalhada no Blog da Professora-
|
Correção
das questões da aula anterior pelo whatsapp da turma.
Acessar
link no Blog- trabalho avaliativo sobre o conteúdo do caderno- cadeias e
teias alimentares, Biomas brasileiros.
RESPONDER E ENVIAR no dia da aula.
Atendimento
de dúvidas pelo WhatsApp da turma,
durante o período da aula- à tarde.
|
17 de Junho
|
2 períodos- TURMA
7A
|
Disponível no dia
da aula.
|
Correção
das questões avaliativas, com esclarecimento de dúvidas
( através de videoaula).
|
Aula detalhada no Blog da Professora-
|
Fazer a correção
das questões avaliativas no caderno. Tirar foto e enviar para o e-mail da
Professora- com a data da aula, nome e turma-
profegracitonin@gmail.com. Prazo para entrega desta aula- até dia 23 de Junho.
Atendimento
de dúvidas pelo WhatsApp da turma,
durante o período da aula- à tarde.
|
24 de Junho
|
2 períodos- TURMA
7A
|
Disponível no dia
da aula.
|
Ecossistema
aquáticos- Texto pelo link do Blog.
Exercícios
de fixação.
|
Aula detalhada no Blog da Professora-
|
Fazer a leitura do
texto e a resolução das questões de fixação,
no caderno. Tirar foto e enviar para o e-mail da Professora- com a
data da aula, nome e turma- profegracitonin@gmail.com. Prazo para entrega desta
aula- até dia 30 de Junho.
Atendimento
de dúvidas pelo WhatsApp da turma,
durante o período da aula- à tarde.
|
TURMA: 7B
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PROFESSOR(A):
Graciela Tonin
DATA
|
PERÍODO
|
HORÁRIO
|
CONTEÚDO
|
SUPORTE
|
DETALHAMENTO
|
04 de junho
Quinta-feira
|
2 períodos- TURMA
7B
|
Disponível no dia
da aula.
|
Exercícios de
revisão sobre os Biomas brasileiros.
Correção por
áudio- no grupo da turma, dia 10 de Junho.
Questões
avaliativas para resolver em 24 horas, link no Blog.
|
Aula detalhada no Blog da Professora-
|
Copiar
as questões e preencher as atividades no caderno. Tirar foto e enviar para o
e-mail da Professora- com a data da aula, nome e turma- profegracitonin@gmail.com. Prazo para entrega desta
aula- até dia 09 de junho. Atendimento
de dúvidas pelo WhatsApp da turma,
durante o período da aula- à tarde.
Acessar
link no Blog- trabalho avaliativo sobre o conteúdo do caderno- cadeias e
teias alimentares, Biomas brasileiros.
RESPONDER E ENVIAR no dia da aula.
|
11 de Junho
|
FERIADO
|
||||
18 de Junho
Quinta- feira
|
2 períodos- TURMA
7B
|
Disponível no dia
da aula.
|
Correção
das questões avaliativas, com esclarecimento de dúvidas
( através de videoaula).
|
Aula detalhada no Blog da Professora-
|
Fazer a correção
das questões avaliativas no caderno. Tirar foto e enviar para o e-mail da
Professora- com a data da aula, nome e turma-
profegracitonin@gmail.com. Prazo para entrega desta aula- até dia 24 de Junho.
Atendimento de
dúvidas pelo WhatsApp da turma,
durante o período da aula- à tarde.
|
25 de junho
Quinta-feira
|
2 períodos- TURMA
7B
|
Disponível no dia
da aula.
|
Ecossistema
aquáticos- Texto pelo link do Blog.
Exercícios
de fixação.
|
Aula detalhada no Blog da Professora-
|
Fazer a leitura e
a resolução das questões de fixação,
no caderno. Tirar foto e enviar para o e-mail da Professora- com a
data da aula, nome e turma- profegracitonin@gmail.com. Prazo para entrega desta
aula- até dia 30 de Junho.
Atendimento
de dúvidas pelo WhatsApp da turma,
durante o período da aula- à tarde.
|
TURMA: 7C
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PROFESSOR(A):
Graciela Tonin
DATA
|
PERÍODO
|
HORÁRIO
|
CONTEÚDO
|
SUPORTE
|
DETALHAMENTO
|
04 de junho
Quinta-feira
|
2 períodos- TURMA
7B
TURMA 7C
|
Disponível no dia
da aula.
|
Exercícios de
revisão sobre os Biomas brasileiros.
Correção por
áudio- no grupo da turma, dia 10 de Junho.
Questões
avaliativas para resolver em 24 horas, link no Blog.
|
Aula detalhada no Blog da Professora-
|
Copiar
as questões e preencher as atividades no caderno. Tirar foto e enviar para o
e-mail da Professora- com a data da aula, nome e turma- profegracitonin@gmail.com. Prazo para entrega desta
aula- até dia 09 de junho. Atendimento
de dúvidas pelo WhatsApp da turma, durante
o período da aula- à tarde.
Acessar
link no Blog- trabalho avaliativo sobre o conteúdo do caderno- cadeias e
teias alimentares, Biomas brasileiros.
RESPONDER E ENVIAR no dia da aula.
|
11 de Junho
|
FERIADO
|
||||
18 de Junho
Quinta- feira
|
2 períodos- TURMA
7B
TURMA 7C
|
Disponível no dia
da aula.
|
Correção
das questões avaliativas, com esclarecimento de dúvidas
( através de videoaula).
|
Aula detalhada no Blog da Professora-
|
Fazer a correção
das questões avaliativas no caderno. Tirar foto e enviar para o e-mail da
Professora- com a data da aula, nome e turma-
profegracitonin@gmail.com. Prazo para entrega desta aula- até dia 24 de Junho.
Atendimento de
dúvidas pelo WhatsApp da turma,
durante o período da aula- à tarde.
|
25 de junho
Quinta-feira
|
2 períodos- TURMA
7B
TURMA 7C
|
Disponível no dia
da aula.
|
Ecossistema
aquáticos- Texto pelo link do Blog.
Exercícios
de fixação.
|
Aula detalhada no Blog da Professora-
|
Fazer a leitura e
a resolução das questões de fixação,
no caderno. Tirar foto e enviar para o e-mail da Professora- com a
data da aula, nome e turma- profegracitonin@gmail.com. Prazo para entrega desta
aula- até dia 30 de Junho.
Atendimento
de dúvidas pelo WhatsApp da turma,
durante o período da aula- à tarde.
|
Aula referente aos dias 03 e 04 de Junho
Olá pessoal! Estamos de volta!
Segue a aula desta semana, para as turmas 7A (quarta-feira) e 7B e 7C (quinta-feira). São exercícios do livro, mas como não recebemos ele, posto a foto.
Copiar as questões no caderno. Responder. Após terminar, tirar foto, enviar para e-mail da Professora- profegracitonin@gmail.com. Por favor, não esquecer de colocar a data da atividade, seu nome e sua turma.
Prazo para envio desta tarefa- até dia 9 de junho, para as três turmas! No dia 10 de junho, envio a correção das questões por áudio, para os grupos das turmas de whatsapp.
Estou à disposição para esclarecer dúvidas, durante nossa aula, nos períodos destinados a cada turma em específico. Chamar pelo grupo de whatsApp da turma.
Bom trabalho.
Obs... estudantes que ainda não enviaram suas atividades de março e abril, prazo final para entrega dia 06 de junho, SEM MAIS PRAZOS!
_________________________________________________________________________
ATIVIDADE PARA AS TURMAS 7A, 7B E 7C- Relativo as datas 10 e 11 de Junho.
Esta atividade é um teste para verificarmos como foi a aprendizagem durante as aulas programadas, no período de março e abril.
Você deverá clicar no link de sua turma e terá 24 hs para responder. Pode observar seu caderno e suas anotações. O prazo para entrega deste teste é as 22h de amanhã, dia 11 de Junho.
Cuidado ao responder, leia bem as questões e após ter certeza da resposta, clique em ENVIAR. Depois de clicar em ENVIAR, você não terá mais como alterar suas respostas e nem responder a outro teste.
LINK PARA TURMA 7A-
https://forms.gle/sQsdzfmFTWdRBPmZ6
LINK PARA TURMA 7B- https://forms.gle/feyVqzkQMpFn8NTt9
LINK PARA A TURMA 7C-
https://forms.gle/YZQU7V6YWubYrZTaA
BOM TRABALHO!!!!!
NÃO PERCA O PRAZO!!!!
Aula referente aos dias 17 e 18 de Junho-
Turmas 7A, 7B e 7C
Pessoal!
Aqui está o vídeo com a correção das questões sobre o teste avaliativo que realizamos na semana passada. (ainda carregando video, aguardem...)
A partir deste vídeo, fazer a correção das questões em seu caderno.
Como fazer... copia o enunciado da questão e apenas a resposta completa.
Quando terminar, como sempre, tira a foto da atividade, envia para o e-mail com nome, turma e a data da atividade para profegracitonin@gmail.com
Abraços.
Caprichem na tarefa e não deixem acumular atividades...
Bom trabalho!!!
Quem não conseguir ver o vídeo por aqui, clica em https://youtu.be/wzZ-ysFL6sY
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Turmas 7A, 7B e 7C
Olá pessoal!
Estamos trabalhando os Ecossistemas Brasileiros. Vamos retomar algumas coisas importantes...
Agora, vamos aprender um pouco mais sobre os ECOSSISTEMA AQUÁTICOS.
Para isso, clique no link abaixo, faça a leitura do texto e responda as questões no caderno. Fique a vontade, se quiser imprimir.
Após terminar a tarefa, como de costume, SEMPRE, tirar foto da atividade, enviar para profegracitonin@gmail.com, com nome, turma e data da atividade.
BOM TRABALHO!
CRONOGRAMA DAS AULAS DO MÊS DE JULHO
CRONOGRAMA DE AULAS – 01/07/2020 ATÉ 31/07/2020
TURMA: 7A
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PROFESSOR(A):
Graciela Tonin
DATA
|
PERÍODO
|
HORÁRIO
|
CONTEÚDO
|
SUPORTE
|
DETALHAMENTO
|
01 de Julho
segunda-feira |
2 períodos-
|
Disponível no dia
da aula.
|
1)
Correção do exercícios por áudio no WhatsApp da turma.
2) Colocar todas
as atividades atrasadas em dia e entregar.
|
Aula detalhada no Blog da Professora-
|
Corrigir
as questões no caderno. Tirar foto e enviar para o e-mail da Professora- com
a data da aula, nome e turma- profegracitonin@gmail.com. Prazo para entrega desta
aula- até dia 7 de juho. Atendimento
de dúvidas pelo whatsapp da turma,
durante o período da aula- à tarde.
|
08 de Julho
segunda-feira |
2 períodos-
|
Disponível no dia
da aula.
|
1)
Texto sobre as Ameaças aos ecossistemas e o desenvolvimento sustentável- 17
objetivos de desenvolvimento
sustentável.
2)
Orientações sobre o trabalho avaliativo.
|
Aula detalhada no Blog da Professora-
https://gracielabtonin.blogspot.com/p/7-ano.html
Link do google drive para o texto e o trabalho avaliativo.
|
Acessar
link no Blog- Leitura do texto sobre
desenvolvimento sustentável e ameaças aos ecossistemas.
Orientações
sobre o trabalho avaliativo- folder, infográfico ou campanha publicitária
sobre os ODS. Entrega em 21
de Julho pelo e-mail profegracitonin@gmail.com.
Atendimento
de dúvidas pelo WhatsApp da turma,
durante o período da aula- à tarde.
|
14 e 16 de Julho
Terça e quinta-feira |
2 períodos-
|
Disponível no dia
da aula.
|
1)
Ameaças aos ecossistemas- O impacto das ações humanas sobre o ambiente-revisão
sobre a poluição do solo e a produção de lixo- Alimentos orgânicos.
Compostagem caseira. A importância da coleta seletiva
O
que diz a Legislação Ambiental- Lei nº 9.795/1999.
2)
Montagem do experimento sobre a composteira caseira.
|
Aula detalhada no Blog da Professora-
https://gracielabtonin.blogspot.com/p/7-ano.html
Link no google drive sobre o texto e o experimento.
|
Leitura do texto. Orientações sobre a montagem do experimento sobre a composteira caseira.
Atendimento
de dúvidas pelo WhatsApp da turma,
durante o período da aula- à tarde.
|
21 e 23 de Julho
Terça e quinta-feira |
2 períodos-
|
Disponível no dia
da aula.
|
1) Ameaças aos ecossistemas- a extração de minérios. Os efeitos do desmatamento
e das queimadas.
2) Questões de fixação.
|
Aula detalhada no Blog da Professora-
https://gracielabtonin.blogspot.com/p/7-ano.html
Link do google drive sobre o texto e as questões de revisão. |
Fazer a leitura do texto. Responder as questões o caderno. Tirar foto e enviar para profegracitonin@gmail.com.
Atendimento
de dúvidas pelo WhatsApp da turma,
durante o período da aula- à tarde.
|
28 e 30 de Julho
Terça e quinta-feira
|
2 períodos-
|
Disponível no dia
da aula.
|
1)
Exercícios de fixação e revisão da Unidade sobre A vida no Planeta Terra.
2)
Montagem de um mapa conceitual.
|
Aula detalhada no Blog da Professora-
|
Realizar os
exercícios e o mapa conceitual no caderno.
Atendimento de
dúvidas pelo WhatsApp da turma,
durante o período da aula- à tarde.
|
CRONOGRAMA DE
AULAS – 01/07/2020 ATÉ 31/07/2020
TURMA: 7B
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PROFESSOR(A):
Graciela Tonin
DATA
|
PERÍODO
|
HORÁRIO
|
CONTEÚDO
|
SUPORTE
|
DETALHAMENTO
|
02 de julho
Quinta-feira
|
2 períodos-
|
Disponível no dia
da aula.
|
Correção por áudio-
no grupo da turma.
|
Aula detalhada no Blog da Professora-
|
Corrigir
as questões no caderno. Tirar foto e enviar para o e-mail da Professora- com
a data da aula, nome e turma- profegracitonin@gmail.com. Prazo para entrega desta
aula- até dia 09 de junho. Atendimento
de dúvidas pelo WhatsApp da turma,
durante o período da aula- à tarde.
|
9 de Julho
Quinta-feira
|
2 períodos-
|
Disponível no dia
da aula.
|
1)
Texto sobre as Ameaças aos ecossistemas e o desenvolvimento sustentável- 17
objetivos de desenvolvimento
sustentável.
2) Orientações
sobre o trabalho avaliativo.
|
Aula detalhada no Blog da Professora-
link do google drive para texto e orientações do trabalho avaliativo.
|
Acessar
link no Blog- Leitura do texto sobre
desenvolvimento sustentável e ameaças aos ecossistemas.
Orientações
sobre o trabalho avaliativo- folder, infográfico ou campanha publicitária
sobre os ODS. Entrega em 21
de Julho pelo e-mail profegracitonin@gmail.com.
Atendimento
de dúvidas pelo WhatsApp da turma,
durante o período da aula- à tarde.
|
16 de Julho
Quinta-feira
|
2 períodos-
|
Disponível no dia
da aula.
|
1)
Ameaças aos ecossistemas- O impacto das ações humanas sobre o
ambiente-revisão sobre a poluição do solo e a produção de lixo- Alimentos
orgânicos. Compostagem caseira. A importância da coleta seletiva
O
que diz a Legislação Ambiental- Lei nº 9.795/1999.
2) Orientações sobre a Montagem do experimento.
|
Aula detalhada no Blog da Professora-
|
Leitura do texto. Orientações sobre a montagem do experimento sobre a composteira caseira.
Atendimento de
dúvidas pelo WhatsApp da turma,
durante o período da aula- à tarde.
|
23 de Julho
Quinta- feira
|
2 períodos-
|
Disponível no dia
da aula.
|
1)
Correção das questões por áudio -via whatsapp.
2)
Ameaças aos ecossistemas- a extração de minérios. Os efeitos do desmatamento
e das queimadas.
3)
Questões de fixação.
|
Aula detalhada no Blog da Professora-
|
Fazer a leitura do texto. fazer as questões de fixação no caderno. Tirar foto e enviar para profegracitonin@gmail.com. Atendimento de
dúvidas pelo WhatsApp da turma,
durante o período da aula- à tarde.
|
30lde junho
Quinta-feira
|
2 períodos-
|
Disponível no dia
da aula.
|
1)
Exercícios de fixação e revisão da Unidade sobre A vida no Planeta Terra.
2)
Montagem de um mapa conceitual.
|
Aula detalhada no Blog da Professora-
|
Realizar os
exercícios e o mapa conceitual no caderno.
Atendimento
de dúvidas pelo WhatsApp da turma,
durante o período da aula- à tarde.
|
CRONOGRAMA DE
AULAS – 01/07/2020 ATÉ 31/07/2020
TURMA: 7C
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PROFESSOR(A):
Graciela Tonin
DATA
|
PERÍODO
|
HORÁRIO
|
CONTEÚDO
|
SUPORTE
|
DETALHAMENTO
|
02 de julho
Quinta-feira
|
2 períodos-
|
Disponível no dia
da aula.
|
Correção por
áudio- no grupo da turma.
|
Aula detalhada no Blog da Professora-
|
Corrigir
as questões no caderno. Tirar foto e enviar para o e-mail da Professora- com
a data da aula, nome e turma- profegracitonin@gmail.com. Prazo para entrega desta
aula- até dia 09 de julho. Atendimento
de dúvidas pelo WhatsApp da turma,
durante o período da aula- à tarde.
|
09 de Julho
Quinta-feira
|
2 períodos-
|
Disponível no dia
da aula.
|
1)
Texto sobre as Ameaças aos ecossistemas e o desenvolvimento sustentável- 17
objetivos de desenvolvimento
sustentável.
2) Orientações
sobre o trabalho avaliativo.
|
Aula detalhada no Blog da Professora-
https://gracielabtonin.blogspot.com/p/7-ano.html
link do google drive para texto e trabalho avaliativo.
|
Acessar
link no Blog- Leitura do texto sobre
desenvolvimento sustentável e ameaças aos ecossistemas.
Orientações
sobre o trabalho avaliativo- folder, infográfico ou campanha publicitária
sobre os ODS. Entrega em 21
de Julho pelo e-mail profegracitonin@gmail.com.
Atendimento
de dúvidas pelo WhatsApp da turma,
durante o período da aula- à tarde.
|
15 de Julho
Quarta-feira
|
2 períodos-
|
Disponível no dia
da aula.
|
1)
Ameaças aos ecossistemas- O impacto das ações humanas sobre o
ambiente-revisão sobre a poluição do solo e a produção de lixo- Alimentos
orgânicos. Compostagem caseira. A importância da coleta seletiva
O
que diz a Legislação Ambiental- Lei nº 9.795/1999.
2)
Orientações para a montagem do experimento.
|
Aula detalhada no Blog da Professora-
|
Leitura do texto.
Orientações para a montagem e realização do experimento sobre a composteira caseira.
Atendimento de
dúvidas pelo WhatsApp da turma,
durante o período da aula- à tarde.
|
22 de Julho
Quarta- feira
|
2 períodos-
|
Disponível no dia
da aula.
|
2)
Ameaças aos ecossistemas- a extração de minérios. Os efeitos do desmatamento
e das queimadas.
3) Questões de fixação.
|
Aula detalhada no Blog da Professora-
|
Fazer a leitura do texto. Realizar as questões de revisão no caderno. Tirar foto e enviar para profegracitonin@gmail.com
Atendimento de
dúvidas pelo WhatsApp da turma,
durante o período da aula- à tarde.
|
29 de julho
Quarta-feira
|
2 períodos-
|
Disponível no dia
da aula.
|
1)
Exercícios de fixação e revisão da Unidade sobre A vida no Planeta Terra.
2)
Montagem de um mapa conceitual.
|
Aula detalhada no Blog da Professora-
|
Realizar os
exercícios e o mapa conceitual no caderno.
Atendimento
de dúvidas pelo WhatsApp da turma,
durante o período da aula- à tarde.
|
___________________________________________
Aula referente aos dias 01 e 02 de Julho-
Turmas 7A, 7B e 7C
Olá pessoal!!!!
Devido aos transtornos ocasionados pelo mau tempo desta semana, tive problemas com a Internet e não postei a aula. Na verdade, poucos colegas entregaram a correção, prevista para entrega em 30 DE JUNHO.
Vou postar a correção. quem ainda não fez, faça no caderno. Tira a foto e envia para o meu email- profegracitonin@gmail.com.
Os estudantes que enviarem a atividade após a postagem da correção aqui no Blog, não terão a mesma avaliação que os demais colegas, que já entregaram. Muito justo!!!!
Não percam os prazos.... não acumulem tarefas, pois fica cada vez mais difícil para entregar. SE ORGANIZEM.
Vou postar esta semana o cronograma das aulas para Julho, fica mais fácil para se organizarem.
BOM TRABALHO!!!!!
Segue a correção...
RESPOSTAS ECOSSISTEMAS
AQUÁTICOS
01) Temperatura, salinidade, movimentação
da água, profundidade e incidência de raios
solares.
02)Marinho e de água doce
03) ( b )
( d )
( a )
( c )
04) Zona fótica e Zona afótica
05) Os córregos, lagos, lagoas, geleiras,
reservatórios subterrâneos e rios
06) São áreas de solo saturado com água e
que abrigam uma vegetação característica.
07) lagos, lagoas, poças, reservatórios
subterrâneos
08) São área com água doce corrente.
09) Por receberem nutrientes do rio e do mar.
10) É um fenômeno natural que ocorre nos
mares e ambientes de água doce, devido ao
aumento da quantidade de microalgas.
11) É o aumento de nutrientes e acumulação
de matéria orgânica nas águas provocando
diversas alterações na flora aquática.
12) Ocorrem de maneira natural ou artificial,
decorrente sobretudo, da poluição das águas
pelo homem.
13) Afetam o ambiente marinho e o homem.
Nos mares, muitos peixes e outros organismos
aquáticos que se alimentam do fitoplâncton
podem morrer contaminados. Isso afeta a
cadeia alimentar e provoca o desequilíbrio do
ecossistema. Os seres humanos que ingerem
essas algas ou animais contaminados podem
sofrer com alterações gastrointestinais,
irritações nas mucosas e pele, problemas
circulatórios e respiratórios.
14) A eutrofização ou eutroficação é um
processo natural decorrente da acumulação
excessiva de matéria orgânica provinda dos
esgotos e pelo desenvolvimento de algas.
15) É produzida pelos próprios elementos da
natureza, ocorrendo de forma espontânea e
lenta.
16) Quando é provocada pelo homem e tem
como principal causa a poluição das águas,
falta de saneamento, acúmulo de lixo
doméstico, despejo de efluentes nas águas e
uso de fertilizantes que contaminam o lençol
freático. Ocorre de forma rápida.
17) A matéria orgânica é decomposta
naturalmente, o seu excesso, todavia, altera
esse processo fazendo com que as algas se
desenvolvam e aumente a quantidade dos
seres decompositores, como as bactérias
aeróbicas. Esse processo ocorre em
decorrência dos dejetos humanos e de
animais e dos fertilizantes dos solos, que
chegam às águas aumentando a quantidade
de nutrientes disponíveis e fazendo proliferar
as algas, que quando morrem tornam a água
turva.
A conseqüência é que a água fica
contaminada e a sua utilização e consumo
provocam doenças.
18) Combate à poluição, investindo em coleta
e tratamento de resíduos.
19) É uma figura de linguagem que se refere
às consequências do derramamento de
petróleo no meio ambiente, especialmente no
ecossistema marinho devido à atividade
humana, sendo uma das formas mais
agressivas de poluição ambiental.
20) - risco de explosão e incêndio;
- contaminar o suprimento de água potável;
- impacto econômico no turismo e na extração
de recursos marinhos;
- afetar o ecossistema.
_______________________________________________________________________
Olá pessoal!!
Estamos estudando os ecossistemas...
Agora é a vez de aprendermos mais sobre as ameaças a estes ecossistemas e o que fazer para impedir, através do Desenvolvimento Sustentável.
Então, clique no link e vamos aprender mais... E atenção... no final deste texto, você encontrará informações sobre uma tarefa avaliativa- peso 10.
Bom trabalho!!!!!
https://documentcloud.adobe.com/link/track?uri=urn:aaid:scds:US:b0bb4962-13b8-46c3-9d69-935c98f8ae4b
Não percam o prazo para entrega... anotem e organizem-se!!!!!
Abraço.
Profe Graciela.
______________________________________________________________________________
MUDANÇA EM NOSSO HORÁRIO DE AULA DE CIÊNCIAS... (a contar de 13 de julho)
TERÇA QUARTA QUINTA
7A (1 p.) 7C (2 p.) 7B (2 p.)
7A (1 p.)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
BOA TARDE GALERINHA!!!!
_______________________________________________________________________
Aula referente aos dias 08 e 09 de Julho-
Turmas 7A, 7B e 7C
Olá pessoal!!
Estamos estudando os ecossistemas...
Agora é a vez de aprendermos mais sobre as ameaças a estes ecossistemas e o que fazer para impedir, através do Desenvolvimento Sustentável.
Então, clique no link e vamos aprender mais... E atenção... no final deste texto, você encontrará informações sobre uma tarefa avaliativa- peso 10.
Bom trabalho!!!!!
https://documentcloud.adobe.com/link/track?uri=urn:aaid:scds:US:b0bb4962-13b8-46c3-9d69-935c98f8ae4b
Não percam o prazo para entrega... anotem e organizem-se!!!!!
Abraço.
Profe Graciela.
______________________________________________________________________________
MUDANÇA EM NOSSO HORÁRIO DE AULA DE CIÊNCIAS... (a contar de 13 de julho)
TERÇA QUARTA QUINTA
7A (1 p.) 7C (2 p.) 7B (2 p.)
7A (1 p.)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula referente aos dias 14, 15 e 16 de Julho-
Turmas 7A, 7B e 7C
BOA TARDE GALERINHA!!!!
Estamos estudando os ecossistemas e as ameaças a estes ambientes. Hoje vamos estudar um pouco mais sobre a poluição do Solo.
Então, clique no link e vamos aprender mais...
E atenção... no final deste texto, você encontrará informações sobre uma tarefa avaliativa- peso 10... UM EXPERIMENTO!!!!!
Dúvidas pelo whats da turma ou no privado da Profe, durante as nossas aulas. Vejam que alguns horários mudaram...
Até a próxima semana!!!! Não esqueçam de entregar o trabalho do infográfico, ou folder até dia 21 de julho (Esta data não muda!!!)
Abraços e se cuidem!!!!!
Profe Graciela.
===================================================================
Aula referente aos dias 21, 22 e 23 de Julho-
Turmas 7A, 7B e 7C
Pessoal!
Fiz um vídeo com o meu experimento da composteira caseira... assistam. Para tirar dúvidas acessem o whatsapp da turma.
Este nosso trabalho é para ser entregue em agosto. Mas precisam montar a composteira logo, ainda esta semana, para que, em duas semanas comecem a ver os resultados e concluir o relatório.
Passos para o trabalho...
1) Separar o material a ser utilizado e deixar pronto (cortar as garrafas e fazer o furo nas tampas)- material- garrafas pet, terra, minhocas (quem não tiver não precisa...), folhas secas e matéria orgânica.
2) Tirar foto do material e de cada fase da montagem do experimento (ou filmar- quem vai editar um vídeo do experimento).
3) No caderno (ou anotando num documento no computador) anotar a data de início do experimento e dizer o que foi feito.
4) A cada dois dias, observar o experimento. Tirar foto ou filmar e anotar no caderno (ou no documento do computador) o que observou de diferente, o que está acontecendo.
5) Continuar assim, com o relatório, citando as datas e o que observou.
6) No final, no último dia, depois de duas semanas de observação, responder as seguintes perguntas (tudo ainda no relatório, no caderno ou no documento do computador):
a) O que aconteceu com os restos de alimentos que você colocou na composteira?
b) Qual a função das minhocas neste experimento?
c) Como é o nome do material formado com a matéria orgânica produzida?
d) Em que este material produzido pode ser utilizado?
e) Como é o nome do líquido que se formou no fundo da garrafa?
f) Se este material tivesse sido colocado no lixo, em vez da composteira, o que poderia ter acontecido no aterro sanitário?
g) Você gostou de fazer esta atividade? Deixe sua avaliação...
Lembrem! Não demorem para iniciar este experimento, precisam de duas semanas para concluir. A data de entrega do trabalho prontinho- 11 de Agosto de 2020.
Bom trabalho!!!!!
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Pessoal!
Fiz um vídeo com o meu experimento da composteira caseira... assistam. Para tirar dúvidas acessem o whatsapp da turma.
Se não conseguir ver o vídeo aqui, acesse este link- https://youtu.be/BhIRVPcrimQ
Este nosso trabalho é para ser entregue em agosto. Mas precisam montar a composteira logo, ainda esta semana, para que, em duas semanas comecem a ver os resultados e concluir o relatório.
Passos para o trabalho...
1) Separar o material a ser utilizado e deixar pronto (cortar as garrafas e fazer o furo nas tampas)- material- garrafas pet, terra, minhocas (quem não tiver não precisa...), folhas secas e matéria orgânica.
2) Tirar foto do material e de cada fase da montagem do experimento (ou filmar- quem vai editar um vídeo do experimento).
3) No caderno (ou anotando num documento no computador) anotar a data de início do experimento e dizer o que foi feito.
4) A cada dois dias, observar o experimento. Tirar foto ou filmar e anotar no caderno (ou no documento do computador) o que observou de diferente, o que está acontecendo.
5) Continuar assim, com o relatório, citando as datas e o que observou.
6) No final, no último dia, depois de duas semanas de observação, responder as seguintes perguntas (tudo ainda no relatório, no caderno ou no documento do computador):
a) O que aconteceu com os restos de alimentos que você colocou na composteira?
b) Qual a função das minhocas neste experimento?
c) Como é o nome do material formado com a matéria orgânica produzida?
d) Em que este material produzido pode ser utilizado?
e) Como é o nome do líquido que se formou no fundo da garrafa?
f) Se este material tivesse sido colocado no lixo, em vez da composteira, o que poderia ter acontecido no aterro sanitário?
g) Você gostou de fazer esta atividade? Deixe sua avaliação...
Lembrem! Não demorem para iniciar este experimento, precisam de duas semanas para concluir. A data de entrega do trabalho prontinho- 11 de Agosto de 2020.
Bom trabalho!!!!!
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Aula referente aos dias 28, 29 e 30 de Julho-
Turmas 7A, 7B e 7C
O assunto a ser trabalhado esta semana... Ameaças aos ecossistemas- extração de minérios, erosão, queimadas e desmatamento.Vocês encontram material neste link abaixo.
Bom trabalho!!!!!
https://docs.google.com/document/d/1oPn78OLVQDG7fX6Wr4OE3ec7_bGCQMfLhtKLpBGde7Y/edit?usp=sharing
Abraços virtuais!!!!
________________________________________________________________________
ATENÇÃO TURMINHAS!!!!!
A PARTIR DO MÊS DE AGOSTO, TODAS AS ATIVIDADE DE CIÊNCIAS ESTARÃO POSTADAS NO GOOGLE CLASSROOM.
VOCÊ DEVE ENTRAR EM SUA CONTA EDUCAR, NA NOSSA SALA DE AULA VIRTUAL E REALIZAR AS ATIVIDADES POSTADAS NESTA PLATAFORMA.
QUALQUER DÚVIDA, SOLICITAR AJUDA NO GRUPO DO WHATSAPP DA TURMA!!!!
Abraço a todos.
Profe Graciela.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir