RAIZES
RAIZES
Vamos utilizar somente o desenho de uma raiz em EVA em tamanho grande (de uma
folha de ofício).
Vamos precisar de lupas para observar as raizes que iremos demonstrar:
suberosa- cenoura ou beterraba
axial- salsa
fasciculada- grama/milho
Para o desenho vamos lápis de cor.
Atividade:
1) conversar com as crianças para saber o que elas sabem sobre raizes- para que
servem, como são e como trabalham as raizes para a planta.
2) Mostrar a raiz em EVA e explicar cada parte e função, colocando o nome da
parte sobre o desenho da raiz.
3) observar as raizes com a lupa.
4) Desenhar a raiz na folhinha.
FOLHAS
Vamos utilizar um herbáreo, o link da internet sobre fotossintese e a folhinha
de desenho.
Atividade:
1) Demonstrar o herbáreo e mostrar os tipos de folhas que existem.
2) Vamos explicar que é na folha que acontece a fotossintese e demonstrar o
processo usando o link: https://www.youtube.com/watch?v=oeJt_oxno54
https://www.youtube.com/watch?v=iCE7j_KdMW4&t=28s
3) Fazer um cartão com as folhas em sombra (com giz de cera), animais com folhas secas, animais com folhas secas... NÃO ESQUECER DE DIVIDIR FOLHAS SIMPLES E COMPOSTAS.
FLOR
Explicação das partes da flor com um cartaz de EVA. As peças soltas
encaixam e as explicações das partes tb (proteção e reprodução- masculina e
feminina).
Ou um vídeo da
internet- https://www.youtube.com/watch?v=bYRkiwFqDfk
Realizar a dissecação
da flor em folha de sulfite ( hibisco, maracujá, lírio,...)
FRUTOS
Vamos utilizar as frutas para demonstrar suas partes e os tipos de frutos-
carnosos- drupa e baga
* sucos diversos para
degustação.
Atividade:
https://www.youtube.com/watch?v=rybfT580jHw
https://www.youtube.com/watch?v=pLtxK8UiM70
SEMENTES
1) Conversar com as crianças sobre a semente. Os fatores que afetam a germinação.
Para explicar a germinação,
pode utilizar um notebook e passar o
vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=iZMjBO6A7AE
https://www.youtube.com/watch?v=i-rRQunfrLk
2) As crianças (grupo) fazem o experimento com sementes e levam para a sua sala de aula para continuar a observação (milho e feijão).
Nenhum comentário:
Postar um comentário